Mauá 60 anos: da concepção do nome ao atual sistema de aulas multidisciplinares e integração dos cursos!

Faltam 18 dias para celebrarmos os 60 anos de Mauá e todas as conquistas desta história que está apenas começando!

Antiga sede no Parque Dom Pedro

VOCÊ SABIA? DESCUBRA O PORQUÊ DO “MAUÁ” EM NOSSO NOME!

A Mauá foi criada em 1961 no Instituto de Engenharia de São Paulo que, na época, tinha sua sede no Viaduto Dona Paulina, no edifício denominado Palácio Mauá. Tudo indica que essa denominação, adicionada à admiração dos engenheiros pelo perfil empreendedor do Barão de Mauá, contribuiu decisivamente para a definição do nome escolhido para a Instituição.

A frase (em Latim) Labor Inprobus Omnia Vincit – “O trabalho honrado supera todos os obstáculos” – resumia a vida do Barão de Mauá, pioneiro em inúmeras obras no campo dos Serviços Públicos no Brasil e responsável pela criação das primeiras linhas férreas e rodovias pavimentadas, dos primeiros sistemas de iluminação pública a gás e da telecomunicação inter-continental.

Barão de Mauá foi um modelo de determinação, probidade, pioneirismo e empreendedorismo, servindo de inspiração para muitos brasileiros.

“Mauá, todavia, não foi feito para os egoísmos de uma grande fortuna e sim para as generosidades de uma nobre missão.”
Trecho do livro “O Mauá em história – saga de uma instituição” – pág. 44

MAUÁ 60 ANOS: O LEGADO

Mais do que formar profissionais renomados, a Mauá sempre buscou desenvolver cidadãos preocupados com o bem-estar da sociedade e do mundo!

Por isso, busca integrar os cursos aqui oferecidos (Administração, Design, Engenharias/TI) por meio do ensino multidisciplinar, atividades práticas em conjunto e vivências que permitem aos alunos muita troca de conhecimento.

A ideia aqui é conectar, unir, complementar, mas ao mesmo tempo desprender e, com isso, evoluir, avançar. E a multidisciplinaridade vem sendo adotada no dia a dia dos estudantes para que eles estejam cada vez mais preparados a enfrentar os novos desafios.

Foi criado um ambiente para incentivar o estudante a “pensar fora da caixa”, onde ele poderá compartilhar ideias com outros alunos, conhecer novas visões de um mesmo problema (e suas diferentes possibilidades de solução), fazer networking, inovar, empreender e, principalmente, entender a importância de sua contribuição no ininterrupto processo de evolução do mundo!

Aqui na Mauá, por exemplo, já é possível contemplar Trabalhos de Conclusão de Curso – TCCs desenvolvidos por alunos de diferentes áreas. Isso porque o ambiente contribui para que os estudantes entendam a necessidade de somar esforços e trabalhar em conjunto para alcançar a inovação.

A Mauá também investiu em novos laboratórios e em Projetos e Atividades Especiais – PAEs, desenvolvidos para incentivar esse intercâmbio de conhecimento. Aqui, é comum a expressão “Tripé da Inovação”, que consiste na integração das suas áreas estudadas: Administração, Design e Engenharia/TI.
Com isso, alunos de distintos cursos podem participar de PAEs e de TCCs em conjunto agregando conhecimento, além de contar com diversas oportunidades de interação com profissionais do mercado agregando ainda mais valor às experiências.

Você ainda pode ingressar na Mauá por meio da Prova Tradicional a ser realizada em 05 de dezembro (on-line ou presencial)!
CLIQUE AQUI e faça a sua inscrição.

#Maua60Anos #TripeDaInovacao #EnsinoMultidisciplinar #Vestibular #VestibularMaua2022 #vempraMaua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.