LabDesign: Processos Criativos, Experiência e Inovação| Grupos de Pesquisa da Mauá

A Mauá incentiva as atividades de pesquisa, fazendo da geração de conhecimento um valor indispensável!

Aqui nós publicamos resultados, captamos recursos e aprofundamos as investigações com parcerias nacionais e internacionais, integrando alunos e professores.

Hoje você conhecerá o LabDesign: Processos Criativos, Experiência e Inovação, grupo de pesquisas que trata da investigação e compreensão de processos criativos para identificar métodos, dialogar com a cultura, projetar experiências e potencializar a inovação!

Na atualidade, métodos tradicionais de produção estão convivendo com a conectividade e a interatividade de uma sociedade em rede, dialogando, assim, com a oscilação e a pluralidade de acontecimentos.  Deste modo, é relevante o reconhecimento dos processos criativos tradicionais e contemporâneos, a compreensão das estruturas de produção para vislumbrar propostas e discussões de inovação e sustentabilidade, além de pensar projetos voltados para o futuro.

Para pensar a experiência, observa-se a dinâmica das vivências projetuais, percursos colaborativos, sistemas adaptativos e métodos flexíveis, a partir da imprevisibilidade e da complexidade dos distintos contextos. No que se refere ao humano, é a forma como se experiencia o mundo e as coisas, entre elas, os objetos, os serviços, os dispositivos, ou seja, é todo um sistema ativado por ações, processos e atitudes exploratórias, interativas e experimentais. O humano faz referência à condição do corpo físico e das relações com o entorno, aspectos que interessam e impactam no processo criativo, nos caminhos da inovação e no acontecimento da experiência, ao abordar o design na atualidade. 

Busca-se com as pesquisas uma abordagem multi-inter-transdisciplinar, com o cruzamento e a aproximação do campo do Design, da Tecnologia e da Arte. Por isso, o grupo possui um olhar experimental e laboratorial, minucioso no reconhecimento da cultura material e das implicações socioculturais com o uso da criatividade, tecnologia e de dispositivos na realização projetual e na interferência da experiência, no que se refere aos modos de uso, modos de viver e modos de produção.

Principal linha de pesquisa: Design e processos para Cultura e Inovação
Tem o objetivo de investigar metodologias ligadas aos estudos de futuros articulados com a cultura, com as práticas e processos produtivos, além das possibilidades de modos de viver, modos de produção e modos de uso com a articulação das práticas e das tecnologias, a partir de uma abordagem especulativa e ficcional, por meio da deriva, da etnografia e da fenomenologia.

Principal projeto de pesquisa: Entre Derivas – Design e Conectividade
Este projeto trata da leitura da diversidade de situações e processos de uma cultura por meio da investigação da deriva remota e presencial. A partir da ideia da deriva, que propõe a experiência por meio do deslocamento voluntário, observar a cidade como um espaço de investigação. Na atualidade a condição da deriva está presente também nas interações remotas, quando navegamos entre as redes sociais, pesquisamos ou levantamos dados, condição que interfere e pode redirecionar o fenômeno da experiência com um caminhar presencial. E é neste caminhar e vivenciar a cidade que são identificados comportamentos, práticas e processos, que dialogam com as manifestações culturais de uma região.

Professores pesquisadores:
Prof.ª Dr.ª Agda Regina de Carvalho – Interlocutor
Prof.ª Dr.ª Claudia Facca
Prof. Dr. José Carlos Carreira
Prof.ª Dr.ª Marcia Cristina Gonçalves de Oliveira Holland
Prof.ª Dr.ª Ana Paula Scabello Mello
Prof. Dr. Everaldo Pereira
Prof. MSc. José Antonio Correa

Saiba mais da Pesquisa Aplicada na Mauá!

Você ainda pode ingressar na Mauá por meio do Vestibular 2022 – vagas remanescentes!
CLIQUE AQUI e faça a sua inscrição.

Posts sugeridos:
Mauá e a Pesquisa!

#Design #DesignMaua #LabDesign #GruposDePesquisa #FrentesDePesquisa #PesquisaAplicada #Pesquisa #vestibular #VestibularMaua2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.