Conheça a história da concepção do logo da Mauá!

Embora famoso e reconhecido pelos membros de nossa comunidade, das empresas e da sociedade, o logo do Instituto Mauá de Tecnologia, criado em 1965, tem sua história de concepção pouco conhecida.

1965
Nesse ano, a Mauá realizou um concurso público para a criação do logotipo da instituição. Luiz Paulo Baravelli, que na época era estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – USP e mais tarde optou pela carreira de artista plástico, tornando-se renomado internacionalmente, foi o vencedor do concurso. A proposta apresentada por ele foi a criação de um logotipo que transmitisse multiplicidade modular.

O desenho criado por Baravelli simboliza o estático, por meio do quadrado, o dinâmico pelo círculo, e a Engenharia pela relação de ajuste entre esses dois símbolos.

Entrevistado em 1986 pela Revista Mauá, ele comentou:

Talvez uma boa definição de Engenharia seria a de manter fixas as coisas que devem ser fixas e em movimento as coisas que devem se mover. Seria básico também perceber que todas as obras de Engenharia contêm partes que são fixas em relação a algum referencial e móveis em relação a outro.
O que pode simbolizar o estático? Um quadrado, horizontal e vertical. O que pode simbolizar o dinâmico? O círculo. E o que pode simbolizar a Engenharia? Uma relação de ajuste entre esses dois símbolos.
E, ainda, o que pode representar uma Escola de Engenharia? A ideia de crescimento e a de um espaço experimental abrigado mas análogo ao espaço externo profissional.”

Revendo essas declarações, em novembro de 2002, o artista comentou:

Continuo gostando de tudo, da marca e das ideias na entrevista de 1986. O IMT está em crescimento e seria interessante ao mesmo tempo manter em uso uma marca já tradicional e aplicá-la com criatividade nas novas situações que estão aparecendo.
É uma marca datada, graficamente, como em alguma velha escola inglesa, com uma marca de escudos e leõezinhos e isso é sua solidez e seu orgulho. Fiz a marca em 1965, tem a entrevista de 1986 e essa conversa. Em, digamos, 2100, a gente fala sobre ela de novo!”

Neste ano a Mauá completa 60 anos e forma mentes inovadoras desde sempre. Mauá, 60 anos à frente!

Vestibulando, chegou a hora de iniciar a sua jornada universitária e o primeiro passo é realizar a inscrição para o nosso processo seletivo!
Conheça os nossos cursos de Administração, Ciência da Computação, Design, Engenharia e Sistemas de Informação, e concorra a 60 bolsas de estudo integrais, válidas para todo o curso: maua.br/vestibular

#LogoMaua #MarcaMaua #eusouMaua #vaiMaua #orgulhodeserMaua  #Vestibular #VestibularMaua #VestibularMaua2022 #60Razoes #60RazoesParaSerMaua #Engenharia #Administracao #Design #CienciaDaComputacao #SistemasDeInformacao #Graduacao #ProcessoSeletivo #BolsasDeEstudo #60BolsasDeEstudo #VemPraMaua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.