#EuNaoDesperdico: uma ação da Mauá em prol da economia de água e energia

Atualmente nós vivemos a pior crise no setor Elétrico dos últimos 90 anos, além da crise Hídrica, devido à escassez das chuvas.
O momento é de muita preocupação, pois este cenário pode afetar o funcionamento das indústrias, do comércio e chegar às nossas residências.

FORMAS DE ECONOMIZAR

A sua contribuição começa dentro de casa! Fique sempre atento a vazamentos, torneiras que pingam, válvulas de descargas desreguladas e outras pequenas goteiras que podem parecer inofensivas, mas somam uma grande quantidade de água perdida. Além disso, os hábitos de cada pessoa devem ser repensados, como o tempo de banho, esguicho de água para lavar quintais, calçadas, louças, carros etc.
Produtos mais modernos e econômicos
Caso seja possível, opte pela troca de torneiras e chuveiros mais modernos, que utilizam menos água.
Banho
Segundo dados da Sabesp, uma ducha de 15 minutos com o registro meio aberto gasta, em média, 135 litros de água. Já um banho de 5 minutos, com a torneira fechada enquanto se ensaboa, diminui a média de consumo para 45 litros.
Feche a torneira
Ao escovar os dentes, lavar o rosto ou as mãos com a torneira aberta, uma pessoa pode gastar cerca de 12 litros de água. A dica é, portanto, fechar bem as torneiras sempre que não estiver usando a água.
Ensaboe a louça de uma só vez: antes de lavar a louça, retire as sobras de comida com o apoio de um guardanapo ou toalha de papel e ensaboe todas de uma só vez, com a torneira fechada. Depois, faça o enxágue. Outra sugestão é lavar os utensílios menos engordurados primeiro. Assim, a gordura não se espalha para os demais itens
Limite o uso da máquina de lavar
Quando possível, utilize a máquina de lavar roupas na capacidade máxima e em ciclos completos de lavagem. Para isso, acumule mais roupas para lavar tudo de uma vez. Além disso, alguns eletrodomésticos mais modernos oferecem ainda um modo econômico, capaz de gastar até 30% menos água e energia.
Reaproveite a água da máquina de lavar
A água utilizada na máquina de lavar costuma ser descartada pelo ralo. No entanto, por conter apenas resíduos de sabão na maioria dos casos, ela pode ser reaproveitada e servir para lavar o quintal.
Verifique e corrija vazamentos
Infiltrações e vazamentos podem representar um elevado desperdício de água. Goteiras e manchas na parede são indícios que aparecem quando problemas maiores já se instalaram há mais tempo. Outros sinais são mofo, pintura com bolhas, pintura com aspecto umedecido e bolor.

AÇÕES DA MAUÁ CONTRA A CRISE

Recentemente a Mauá instalou uma Usina Solar Fotovoltaica que distribui energia internamente ao campus!

Aqui no campus nós já buscamos utilizar luz natural na maior parte do tempo e evitamos deixar equipamentos em stand by, entre outros. Todas as ações contam com o empenho e dedicação de alunos, professores, técnicos e empresas parceiras que estão presentes em nosso dia a dia participando de projetos que ligam o Centro Universitário e o Centro de Pesquisas da Mauá ao mercado!

Faça a sua parte! Juntos, vamos superar mais este desafio!

#EuNaoDesperdico #CriseHidrica #CriseEletrica #CriseEnergetica #Engenharia #EngenhariaEletrica #EngenhariaMaua #vaiMaua #eusouMaua #orgulhodeserMaua

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.