Smart Campus | 60 razões para ser Mauá

Todas as áreas do Campus da Mauá são usadas para implementar conceitos, desenvolver projetos e passar conhecimento.

Centro de Pesquisas
Além de um Centro Universitário, a Mauá possui também um Centro de Pesquisas, fundado em 1966 com o objetivo de desenvolver pesquisa aplicada e tecnologia para solucionar problemas da indústria, utilizando a capacitação de seus alunos e profissionais de diversas áreas, formando grupos de trabalho multidisciplinares.

Já são mais de 1.500 projetos bem-sucedidos, atendendo centenas de clientes.

Aqui, são desenvolvidas soluções nas áreas de:
– Alimentos;
– Análise Sensorial;
– Birô de Competitividade da Micro e Pequena Indústria;
– Calibração;
Design;
– Edificações e equipamentos;
– Eletrônica e Telecomunicações;
– Mecânica;
– Metrologia;
– Micro-ondas;
– Mobiliário corporativo;
– Motores e Veículos;
– PLM e Manufatura Digital;
– Química, Tintas e Vernizes;
– Tráfego Viário.

Divisão de Inovação e Qualidade da Mauá
A Mauá conta, ainda, com uma Divisão de Inovação e Qualidade – DIQ, responsável pelo gerenciamento do relacionamento institucional com empresas, instituições e entidades de classe. Essa área tem o objetivo de estimular ações acadêmicas e empresariais por meio de convênios firmados, além de auxiliar os pesquisadores do Instituto Mauá de Tecnologia na submissão de projetos de P&D.

Projeto Smart Campus
A
Diretoria de Eletrônica e Telecomunicações da Mauá – DET tem uma participação interessante no que se refere ao desenvolvimento de sistemas e aplicações em Smart Cities, já que o Instituto é reconhecido com um dos pioneiros em ter o sistema LoraWan implantado em seu Campus, inclusive com diversos trabalhos de Graduação e Iniciação Científica sendo desenvolvidos com foco na área Urbana, Industrial, Rural e Saúde. Atualmente o Centro de Pesquisas está investindo em três projetos ligados ao tema: o desenvolvimento de hardware padrão LoraWan para sensoriamento, o desenvolvimento de sistema de rede e antenas e o desenvolvimento de network server para sistema LoraWan em Linux.

Nosso Campus conta com um sistema de rede LoraWan com antena omnidirecional acoplada a um gateway conectado à internet já operante, permitindo a conexão a um servidor (já em fase de implantação) onde os dados são armazenados na nuvem (dados estes provenientes do hardware eletrônico de sensoriamento desenvolvido pelo próprio Centro de Pesquisas). Esse hardware protótipo de sensoriamento foi desenvolvido para ser uma plataforma de desenvolvimento inicial, contendo GPS, acelerômetros, saídas digitais e conexões seriais para comunicações com outros equipamentos (unidades de tarifação, hidrômetros e medidores, por exemplo), dada a possibilidade de inclusão de diversos equipamentos à rede LoraWan e capacitando o Campus e seus colaboradores para o futuro das cidades inteligentes.

Clique aqui e saiba mais dos outros projetos da DET e demais áreas do Centro de Pesquisas!

Participe do Processo Seletivo 2021 e concorra a 59 bolsas de estudo integrais para cursar Engenharia, Administração ou Design numa das Instituições de Ensino Superior mais renomadas do País!

#SmartCampus #CPIMT #CentrodePesquisas #eusouMaua #vaiMaua #orgulhodeserMaua #60Razoes #60RazoesParaSerMaua #Vestibular #VestibularMaua #VestibularMaua2021 #vempraMaua

2 Replies to “Smart Campus | 60 razões para ser Mauá”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.