Fórum Econômico Mundial e o debate sobre as competências profissionais que serão fundamentais a partir de agora

O Fórum

Fórum Econômico Mundial é um evento anual que ocorre em Davos, na Suíça. Ele foi criado pelo engenheiro e economista alemão Klaus Martin Schwab, em 1971, e tem como intuito debater questões sócio-políticas, econômicas e ambientais.

Participam do encontro empresários renomados, chefes de Estado e políticos de relevância, além de importantes personalidades públicas, como ativistas e líderes religiosos.

Fórum Econômico Mundial 2019 – O Futuro do Trabalho

No ano passado, foi apresentado no evento um relatório intitulado “O Futuro do Trabalho”, com o objetivo de analisar as mudanças que poderiam ocorrer até 2022. Agora em 2020, em meio à Pandemia, os dados não poderiam fazer mais sentido.

De acordo com o documento, com o passar do tempo, as máquinas desempenharão mais funções do que os seres humanos. Entretanto, isso não deve ser algo preocupante, pois novas habilidades serão requisitadas e a revolução tecnológica criará 58 milhões de novos empregos.

A pesquisa teve como base as opiniões de líderes de Recursos Humanos, executivos e grandes empregadores. Além disso, também foram usadas informações fornecidas pelo LinkedIn, rede social de negócios. Vinte países com economias desenvolvidas e mais de 300 empresas de diversos setores participaram da elaboração do relatório.

Prepare-se para o FUTURO: veja as competências profissionais mais requisitadas até 2022 (saiba mais sobre a Mauá e a formação Nexialista):

1 — Pensamento inovador e analítico
2 — Aprendizado ativo e estratégias de aprendizado
3 — Criatividade, originalidade e iniciativa
4 — Tecnologia, Design e Programação
5 — Pensamento crítico e analítico
6 — Resolução de problemas complexos
7 — Liderança e influência social
8 — Inteligência emocional
9 — Racionalidade, resolução de problemas e ideação
10 — Análise e avaliação de sistemas

A interdisciplinaridade ou multidisciplinaridade na Educação é uma tendência para atender, especialmente, às novas exigências do mercado. Hoje é correto afirmar que é quase impossível uma área específica da Ciência – e do conhecimento como um todo – caminhar sem a contribuição enriquecedora de outras áreas. Portanto, torna-se necessário criar um ambiente para incentivar o(a) estudante a “pensar fora da caixa”, onde ele(a) poderá ser criativo(a) e compartilhar ideias com outros(as) alunos(as), conhecer novas visões de um mesmo problema (e suas diferentes possibilidades de solução), fazer networking, inovar, empreender e, principalmente, entender a importância de sua contribuição no ininterrupto processo de evolução do mundo!

Por isso, a Mauá tem como base o “Tripé da Inovação”, que consiste na integração das suas áreas estudadas: Administração, Design e Engenharia. Alunos de distintos cursos podem participar de PAEs e de TCCs em conjunto agregando conhecimento, além de contar com diversas oportunidades de interação com profissionais do mercado agregando ainda mais valor nessas experiências.

A Mauá ensina para o FUTURO, oferecendo os melhores cursos de Graduação e Pós-Graduação nas áreas de Engenharia, Administração/Gestão, Design e Tecnologia da Informação.
Decida-se pela MELHOR >> maua.br

#ForumEconomicoMundial #FuturodoTrabaho #FuturodasProfissoes #ProfissoesdoFuturo #ProfissionalDoFuturo #ProfissionalMaua #DNAMaua #Engenharia #Administracao #Design #TI #Gestao #TecnologiadaInformacao #CienciaDeDados #InteligenciaArtificial #AI #BigData #Empreendedorismo #NovasTecnologias #Inovacao #Criatividade #Pandemia #MauaContraCoronavirus #UnidosContraCoronavirus #COVID19 #Coronavirus #NovoMundo #eusouMaua #vaiMaua #orgulhodeserMaua #RazoesParaSerMaua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.