Trabalho Voluntário – vista essa camisa!

Fazer o bem sem olhar a quem! <3

A Mauá apoia o trabalho voluntário e acredita nele. Afinal, por meio dele muitas pessoas são alcançadas e ajudadas, numa sociedade marcada pela desigualdade e pela escassez de recursos.

De acordo com o site Guia Trabalhista, “trabalho voluntário é definido pela Lei 9.608/1998 como atividade não remunerada prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza, ou a instituição privada de fins não lucrativos, que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive mutualidade”.

Para esse tipo de trabalho, deve-se  seguir algumas regras:

1.  ser voluntário, ou seja,  não pode ser imposto ou exigido como contrapartida  a algum benefício concedido pela entidade ao indivíduo ou à sua família;

2.  ser gratuito;

3. ser prestado pelo indivíduo, isoladamente, e não como “subcontratado” de uma organização da qual o indivíduo faça parte e, portanto, seja por ela  compelido a prestá-lo;

4. ser prestado para entidade governamental ou privada, quando essas devem ter fim não lucrativo e voltado para objetivos públicos.

 

Por que universitários devem participar de serviços voluntários?

A Mauá acredita que uma de suas principais funções é formar cidadãos capazes de transformar o mundo por meio de ideias inovadoras. Para isso, os alunos devem ter ciência dos problemas e desafios da comunidade onde vive e do mundo. Daí a importância do serviço voluntário, que, com o contato e convívio com outras realidades, fará do aluno um profissional e cidadão cada vez mais apto a praticar o bem e a colaborar com as pessoas. 😉

 

Você conhece os projetos da Mauá que auxiliam e desenvolvem voluntários? Veja abaixo alguns deles:

. Enactus Mauá organização internacional sem fins lucrativos  que,  por meio de ações nas universidades, busca inspirar os alunos a melhorar o mundo com ações empreendedoras.

Nossos alunos promovem várias ações sociais, destacando-se: Campanha do Agasalho, rifas de Páscoa – “Páscoa Solidária”, campanhas de Natal Solidário, campanhas do Dia das Crianças, auxílio a comunidades carentes, projetos sociais com empresas e instituições, entre outros.

. Mauá Júnior associação civil sem fins lucrativos que oferece consultoria nas áreas de Engenharia, Tecnologia da Informação e Design. A Empresa Júnior oferece oportunidade aos alunos da Mauá que desejam ingressar no mercado de trabalho e adquirir experiência em administração empresarial, além de realizarem projetos nas diversas áreas envolvidas, valores fundamentais para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Dentre os vários projetos que desenvolvem e participam, destacam-se: campanha semestral de Doação de Sangue; Campanha do Agasalho; Contadores de Histórias, com idosos do Lar de Idosos Vivência Feliz; Projeto Pequeno Engenheiro, com crianças; Trote Solidário,  entre outros.

A Mauá também cede o seu espaço para eventos sociais, como aconteceu no último dia 5 de junho, quando recebeu  mais de 1.200 crianças pela ONG Sonhar Acordado para o “Dia de Sonho”. 😉

 

Aluno, aproveite o período de férias e as oportunidades da Mauá para ajudar quem precisa e exercer a sua cidadania! 😉

 

#trabalhovoluntario #vaiMaua #orgulhodeserMaua

One Reply to “Trabalho Voluntário – vista essa camisa!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.