Mauá Hands On 2015 | Quais são os seus talentos?

Vem aí a 4.ª edição do Mauá Hands On, um dia repleto de oficinas de todos os cursos oferecidos pela Mauá – Engenharia, Administração e Design – que aliam a teoria à prática e permitem aos participantes experimentarem um pouco do conhecimento que já formou muitos profissionais do mercado.

Convidamos todos os vestibulandos a participarem desse evento que contará com um  tour pelo campus, visitas aos laboratórios e muita mão na massa, com o objetivo de auxiliá-los a descobrirem os seus talentos e aptidões.

 

COMO PARTICIPAR?

Inscreva-se on-line pelo site www.maua.br/handson.

Cada oficina tem cerca de 30 minutos de duração, mas é preciso considerar que você precisará de um tempo extra para se deslocar de uma oficina para a outra.

Você poderá participar de até 5 oficinas diferentes durante o evento;  para isso deve inscrever-se nas escolhidas. Caso seu horário de preferência esteja esgotado, você poderá optar por permanecer na lista de espera e será avisado assim que uma vaga  estiver disponível. OFICINAS

ADMINISTRAÇÃO – FÁBRICA DE CAMINHÕES

Numa oficina prática e dinâmica, os futuros Administradores conhecerão a importância da visão sistêmica da organização e a importância do administrador na elaboração do planejamento estratégico e na administração dos recursos frente à concorrência mundial. Os grupos terão contato com temas atuais como: mercado globalizado, competitividade e empreendedorismo.

DESIGN – DESIGN  DE LUMINÁRIA

Ao montar e personalizar uma luminária feita de papel cartonado, o participante descobrirá as possibilidades de intervenção no design da superfície com base numa forma predeterminada, colocando sua ideia em prática por meio de cortes, colagens, texturizações, pinturas e grafismos e, ao final, levará para casa um produto único!

ENGENHARIA DE ALIMENTOS – A VERSATILIDADE DO LEITE NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS

Essa será uma deliciosa oficina em que os participantes visitarão uma planta-piloto de alimentos, conhecerão as etapas para o processamento e a industrialização de sorvetes, com direito a degustação no final da atividade!

ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO – DESENVOLVIMENTO DE JOGOS

Uma divertida competição de lógica ensinará como desenvolver um jogo virtual de blocos de montar, mesmo sem nenhum conhecimento sobre linguagens de programação.

ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO – GAME ELETRÔNICO MAUÁ SIMON

O participante receberá conhecimentos sobre Eletrônica, Mecânica e Programação, construindo e desenvolvendo um game eletrônico portátil similar ao consagrado jogo de memória simon. O objetivo do jogador é pressionar os botões coloridos na sequência correta sorteada pelo game. E, no final, leva o game para casa!

ENGENHARIA ELÉTRICA – CONSTRUINDO UM MOTOR ELÉTRICO BÁSICO EXPERIMENTAL

Os participantes construirão um pequeno motor elétrico que pode atingir até 10.000 rpm (rotações por minuto) em 30 segundos e conhecerão na prática uma das áreas mais importantes da Engenharia Elétrica: a utilização da energia elétrica para produzir movimento, bem como o projeto e o acionamento de máquinas elétricas.

ENGENHARIA ELETRÔNICA – QUEBRA-CABEÇAS DIGITAL COM LEDs

Os participantes desenvolverão uma estratégia para resolver um quebra-cabeças digital no menor tempo possível e perceberão como conceitos multidisciplinares como eletrônica embarcada, programação de sistemas microcontrolados, computação, transmissão de dados sem fio (comunicação wireless) e utilização de sistemas de aquisição de dados estão presentes no seu dia a dia.

ENGENHARIA MECÂNICA – SISTEMAS DE PROPULSÃO DE VEÍCULOS: FUNCIONAMENTO, DESAFIOS E TENDÊNCIAS PARA O FUTURO

Divididos em equipes, os participantes serão convidados a conhecer: os processos de montagem, desmontagem e funcionamento de um motor; o projeto para a construção de um veículo de alto desempenho (Formula SAE) e o projeto para construção de um veículo de alta resistência (Baja SAE). Ainda poderão ganhar brindes participando de um jogo entre equipes para testar os conhecimentos adquiridos.

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – MONTAGEM DE KITS DE CANETAS

Partindo de uma montagem intuitiva comum de um produto simples como uma caneta, os participantes acompanharão a aplicação das técnicas da Engenharia de Produção na melhoria da eficiência de uma linha de montagem, para que se torne uma linha de alto desempenho.

ENGENHARIA QUÍMICA – PRODUÇÃO DE BIOETANOL

Participe de uma atividade experimental relacionada com o Processo de Produção de Bioetanol, utilizando como substrato o caldo de cana de açúcar!

ENGENHARIA CIVIL – CONSTRUÇÃO DE UM MODELO ESTRUTURAL NA ENGENHARIA CIVIL

Por meio de um software, os participantes devem testar e demonstrar suas habilidades em propor o melhor modelo estrutural com o menor custo para vencer os desafios propostos pelo jogo.

 

Tem muita coisa legal esperando por você nesse dia, então aproveite para adquirir e trocar conhecimentos! Anote na sua agenda: 19 de setembro, das 9h às 16h, no campus da Mauá de São Caetano do Sul.

Compartilhe este texto com todos os seus amigos e aproveite para convidá-los também! 😉

 

#universidade #carreira #vestibular #Engenharia #Administracao #Design #HandsOn2015 #MauaHandsOn #vempraMaua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.