Dia do Estudante – Quais são os seus talentos?

Hoje se comemora o dia do Estudante, representado pela mesma data em que foram instituídos os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do Brasil, por Dom Pedro I, no século XIX.

Ser estudante é uma verdadeira aventura: você traça metas, descobre aptidões, desenvolve seu intelecto e constrói o seu futuro, aprendendo sempre.

Em homenagem a esse dia tão importante, o BLOG da Mauá vai dar uma ajudinha especial aos estudantes do Ensino Médio, para que descubram quais as profissões ideais para o seu perfil, de acordo com o seu talento na sala de aula.

Que tipo de aluno você é?

– Gosta de tecnologia, é curioso(a), gosta de exatas (principalmente Física e Cálculo), é persistente e ama passar horas estudando:  alunos com esse perfil têm aptidão para os cursos de Engenharia, principalmente as Engenharias Elétrica e Eletrônica!

Agora, o que o aluno verá nesses cursos? Enquanto a Engenharia Elétrica permeia e entrelaça as áreas de conversão de energia, regulamentação, proteção, distribuição e energias alternativas, a Engenharia Eletrônica foca as áreas de telecomunicações, sistemas computacionais, eletrônica embarcada e automação de processos industriais.

– Gosta de Física, Matemática, Química, curte conhecer coisas novas e diferentes, é uma pessoa proativa e curiosa: Engenharia Química é a sua cara! O profissional desse ramo atua principalmente em processos industriais em que a química se faz presente.

– Gosta de criar sistemas de gestão, tem curiosidade de como tudo funciona e como as coisas acontecem, gosta de trabalhar em grupo, tem capacidade de pensar rápido e prefere resolver as coisas em  vez de delegar: que tal Engenharia de Produção? O mercado de trabalho é amplo, pois esse profissional pode atuar em todos os segmentos de empresas.

– Gosta de Matemática, Física, Química, Biologia e Bioquímica, é proativo, gosta de trabalhar em grupo, é curioso e curte inovação: você nasceu para ser um excelente Engenheiro de Alimentos! Esse é um profissional multidisciplinar, responsável pela produção eficiente e segura de produtos alimentícios em grande escala.

– É ligado em novas tecnologias e sempre imagina soluções para transformar atividades manuais em automáticas: então faça Engenharia de Controle e Automação! O Engenheiro desse ramo desenvolve e executa projetos de automação industrial e atua diretamente com equipamentos utilizados nas indústrias, desenvolvimento de produtos e fazendo a programação e adaptação de softwares.

– Admira as construções, gosta de novos desafios, é estudioso e gosta de identificar e resolver problemas: faça Engenharia Civil! Existe um amplo mercado de atuação; esse  profissional poderá trabalhar em empresas de serviços, projetos e consultorias, empresas públicas e privadas de energia, saneamento, recursos hídricos e ambientais, laboratórios de prestação de serviços, institutos de pesquisa, instituições públicas, entre muitos outros segmentos!

– É muito curioso e comprometido em aprender novas tecnologias, está sempre pronto para novos desafios, é proativo, sabe trabalhar em equipe e é humilde para lidar com os erros: Engenharia de Computação é o ideal para esse perfil! Esse profissional pode atuar tanto na área de software quanto nas áreas que integram software e hardware.

– Tem iniciativa, raciocínio lógico aguçado, senso espacial de objetos e gosta de resolver problemas: perfil ideal para Engenheiros Mecânicos! Ao contrário do que muitos pensam, não se trata só de carros, pois o profissional também tem espaço em outros segmentos, como indústria de base, indústria de transformação, indústria de produtos ao consumidor, indústria aeronáutica, naval, entre muitas outras.

– É criativo, curioso, inventivo, gosta de criar e desenhar, curte o mundo digital e tecnologia, busca inovação em tudo: Design é para você! O designer é um profissional cada vez mais requisitado e valorizado, capaz de atuar em todo o ciclo de vida do produto, desde a estratégia até o lançamento. O mercado está em ascensão, já que o design tem-se tornado o principal fator de diferenciação e inovação entre os produtos.

– Gosta de trabalhar em equipe, de se comunicar e se expressar, é organizado, possui capacidade analítica e visão crítica, gosta de estar em constante aprimoramento: essas são as características de um Administrador nato! Esse profissional depara com um amplo mercado de trabalho e pode atuar em várias áreas, como Financeira, RH, Marketing, Comércio Exterior, Gestão Administrativa, entre outras.

 

Esperamos tê-lo ajudado com essas breves dicas! E,  para auxiliá-lo ainda mais, convidamos você a participar do Mauá Hands On 2015, um dia repleto de oficinas práticas de todos os cursos de Engenharia, Administração e Design!

Todos os vestibulandos podem participar do evento, que contará com um tour pelo Campus, visitas aos laboratórios e muita mão na massa, para ajudar você a descobrir os seus talentos e aptidões. Em breve, mais informações aqui no BLOG da Mauá. 😉

Dia 19 de setembro, das 9h às 16h. Inscreva-se on-line agora!

 

#diadoestudante #perfildosestudantes #MauaHandsOn #vaiMaua #orgulhodeserMaua

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.