#dicasdeMestres | Engenharia Mecânica

A Engenharia, profissão em ascensão no mercado, atrai a atenção de muitos vestibulandos na atualidade. Pensando nisso, a série #dicasdeMestres visa esclarecer dúvidas sobre as possibilidades de carreira de cada segmento e sobre a metodologia de ensino dos cursos de Engenharia da Mauá!

Hoje falaremos sobre Engenharia Mecânica! Se você é um estudante que possui raciocínio lógico aguçado e objetividade, tem iniciativa,  senso espacial dos objetos e gosta de resolver problemas, leia atentamente estas dicas, pois esse curso pode ser a sua cara!

A Mecânica é uma das mais abrangentes modalidades da Engenharia, cuida do desenvolvimento, do projeto, da construção e da manutenção de máquinas e equipamentos. Ela atua com tudo o que se move, de brinquedos, eletrodomésticos, veículos, entre outros, ,  a fábricas. Além disso, trata de instalações de conversão de energia, como hidroelétricas e termoelétricas, instalações de ar-condicionado, de geração de vapor, frigoríficos etc.

Esse ramo concebe soluções para satisfazer necessidades da sociedade com tecnologias apropriadas. Projeta e desenvolve processos de fabricação de produtos consumidos no cotidiano, máquinas e equipamentos industriais, instalações industriais e de geração ou transformação de energia.

O engenheiro mecânico, no decorrer de seu curso de graduação, adquire conhecimentos em: projeto de máquinas, materiais, equipamentos, instalações, manufatura, processos de fabricação, automação, energia, conversão, gerenciamento técnico, econômico, ambiental,  gestão do trabalho,  legal, comercial entre outros. Ele pode trabalhar na indústria de base (mecânica, metalúrgica, siderúrgica, mineração etc.), na indústria de transformação (plástico, têxtil, construção civil etc.), na indústria de produtos ao consumidor (alimentos, eletrodomésticos, brinquedos etc.), na produção de veículos (automóveis, ônibus, caminhões, trens, metrô, construção de estradas e barragens, máquinas agrícolas etc.), no setor de instalações (indústrias, geração de energia, refrigeração e ar-condicionado etc.) e nas indústrias que produzem as máquinas e equipamentos para todas  as aqui citadas.

Duração do curso: 5 anos para o período diurno; 6 anos para o  noturno.

Campus: São Caetano do Sul.

Assista agora ao vídeo do Prof. Marcio Lucato, do curso de Engenharia Mecânica da Mauá, e conheça os diferenciais, as disciplinas e o mercado de trabalho desse curso, classificado com 4 estrelas pela avaliação do Guia do Estudante e com conceito 4 no ENADE!

Saiba mais sobre Engenharia Mecânica! Clique aqui e visite a página do curso no site da Mauá.

Boa sorte e sucesso em sua carreira profissional!

#dicasdeMestres #EngenhariaMecanica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.