#dicasdeMestres | Engenharia de Produção

Se você é um estudante que gosta de criar sistemas de gestão, prefere resolver os problemas  em vez  de delegá-los, possui capacidade de realizar diagnósticos, gosta de lidar com pessoas e tem curiosidade sobre como os mecanismos funcionam e como as coisas acontecem, atenção: o seu perfil é de um Engenheiro de Produção! Sabe por quê?

A Engenharia de Produção é responsável por estruturar os recursos humanos, financeiros e materiais de uma empresa, com o objetivo principal de aumentar a eficiência e eficácia dos processos produtivos. Definida pelo MEC como uma habilitação específica, sua origem pode estar nas diversas áreas de Engenharia: Mecânica, Elétrica, Química, Civil, entre outras.

A área de conhecimento da Engenharia de Produção envolve uma boa parte da Ciência da Administração, mas o foco é a gestão do sistema de produção das empresas. A Ciência da Administração, por sua vez, tem como foco a gestão dos processos administrativos, organizacionais e do negócio da empresa. Para gerir corretamente o Sistema de Produção, o engenheiro deve possuir uma boa base de conhecimentos técnicos sobre o produto, um bom conhecimento dos objetivos estratégicos da empresa para ser capaz de desenvolver  os produtos em larga escala, com a qualidade necessária, por um preço adequado, respeitando o meio ambiente, garantindo a segurança dos operadores etc.

O Engenheiro de Produção é um dos profissionais mais requisitados no mercado de trabalho, capaz de atuar em todos os segmentos das empresas. Pode chegar a posições altas, como  as de gerentes, diretores e presidentes. Muitos alunos formados são preparados para assumirem cargos no exterior. É considerado um profissional de interface, pois compatibiliza as decisões administrativas com as decisões técnicas. Ele deve ter, portanto, uma forte formação técnica e gerencial para lidar com os diversos problemas da empresa.

O curso de Eng. de Produção oferece um software que nenhuma outra instituição de ensino oferece e é utilizado pelo mercado somente por empresas renomadas como EMBRAER. O currículo desse curso na Mauá é semelhante ao da Engenharia Mecânica até a 2.ª série. A partir da 3ª série passa a se diferenciar, devido à presença de disciplinas focadas nos sistemas e processos de produção como: planejamento e controle de produção, controle de qualidade, projeto de produto e da fábrica e pesquisa operacional.

Pode-se dizer que a Engenharia de Produção é a atividade pela qual os recursos são utilizados de forma controlada e otimizada para transformar matérias-primas em produtos (bens de consumo ou de capital).

Assista agora ao vídeo com a #dicadeMestre do Prof. Antonio Cabral e confira mais informações sobre esse curso que obteve 4 estrelas na classificação do Guia do Estudante, seus diferenciais, disciplinas e mercado de trabalho!

Quer saber mais? Acesse a página do curso de Engenharia de Produção no site da Mauá!

E não se esqueça: as portas da Mauá estão abertas para você conhecer nossa infraestrutura e conversar com os nossos professores. Agende aqui a sua visita!

#dicasdeMestres #EngenhariadeProducao #essecursoeaminhacara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.