#dicasdeMestres | Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica

Você sabe quais são as diferenças entre os cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica? Não? Então, confira esta #dicadeMestre!

Torna-se quase inconcebível a visão de um mundo sem a energia elétrica, matéria-prima básica do engenheiro eletricista. Anteriormente denominado engenheiro eletrotécnico, o atual engenheiro eletricista atua na geração, distribuição e conversão eficiente da energia elétrica. Muito além da geração convencional (hidráulica ou térmica), hoje é ponto obrigatório a análise de fontes alternativas de energia (eólica, solar …). Cada vez mais, as unidades geradoras de pequeno porte estão presentes, levando o  engenheiro eletricista  a desafios crescentes na área de distribuição da energia, convergindo para redes inteligentes e toda uma nova regulamentação do setor. Esses aspectos são ainda mais evidenciados pela imensidão territorial de nosso País. Paralelamente, é cada vez mais comum, e sustentavelmente necessário, que sistemas motrizes impulsionados por combustíveis fósseis sejam substituídos por motores elétricos, como presenciamos na indústria dos meios de transporte.

A Engenharia Eletrônica, por sua vez,  permeia nosso cotidiano, nas mais diversas áreas: Comunicações, Transporte, Sistemas Computadorizados, Controle de Processos, Entretenimento, Segurança, Automação Predial, Equipamentos Médicos, entre muitas outras. Essa amplitude de aplicações  torna o engenheiro eletrônico um profissional de formação ampla e diversificada, preparado para assumir projetos que vão desde imensas redes de comunicação até minúsculos circuitos eletrônicos.

Duração do curso: 5 anos no período diurno; 6 anos no noturno.

Campus: São Caetano do Sul.

Confira o vídeo do Prof. Wânderson de Oliveira Assis, Coordenador dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica da Mauá, no qual ele apresenta os pontos em comum, diferenciais entre as Engenharias, as disciplinas e o mercado de trabalho para ambos os engenheiros.

Quer saber mais informações sobre os cursos?
Para o curso de Engenharia Elétrica: clique aqui.
Para o curso de Engenharia Eletrônica: clique aqui.

#dicasdeMestres #EngenhariaEletrica #EngenhariaEletronica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.