AeroDesign da Mauá

Entre as atividades extracurriculares oferecidas pela Mauá vale destacar a AeroDesign, que tem como objetivo a construção de uma aeronave controlada via rádio e que, além de oferecer ao aluno conhecimento específico, também proporciona a participação em competições com outras instituições.

Por ser uma atividade multidisciplinar, os alunos participantes das três equipes da Mauá têm aulas introdutórias sobre Aeronáutica e realizam pesquisas nas áreas de Estratégia e Otimização, Aerodinâmica, Estruturas, Desempenho, Estabilidade e Controle, Projeto Elétrico e Desenhos.

As equipes foram batizadas com os nomes de Obelix, Asterix (ambas da Classe Regular) e Ideiafix (Classe Micro), em alusão à história em quadrinhos “Asterix”.

Agora em outubro, de 24 a 27, acontecerá a competição anual “SAE Aerodesign 2013” e as equipes Asterix e Ideiafix estarão presentes!

Esse desafio é voltado para os estudantes de Engenharia, com o objetivo de difundir e promover o intercâmbio de conhecimentos do setor Aeronáutico. As equipes devem seguir um regulamento com base nos desafios reais da indústria, desenvolvendo soluções para problemas como a otimização estrutural, instrumentação e ensaios em protótipos.

Os alunos que participam dessa atividade e se preparam para as competições, além de ampliarem seus conhecimentos  na área de Engenharia Aeronáutica, desenvolvem habilidades  sobre o trabalho em grupo, liderança, motivação, logística de projeto, cumprimento de cronograma, prazos e regulamentos, e ainda acompanham o ciclo completo de vida de um produto.

Boa sorte às equipes Asterix e Ideiafix, vamos ficar na torcida! =) #vaiMaua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.