5 livros que todo futuro Designer deve ler

Um estudante que pretenda ser um designer de alto nível deve, além de se dedicar ao curso de graduação, também buscar referências fora do “mundo universitário”. Eventos, seminários, cursos extras e networking são importantes para complementar o aprendizado adquirido em sala de aula.

Contudo, a melhor fonte de informações para obter novos conhecimentos ainda é o livro. É fácil identificar o aluno que lê muito, pois ele costuma ter boa desenvoltura perante os assuntos expostos, além de ser capaz de analisar vários pontos de vista. Uma pessoa que lê é uma pessoa que “vai longe”, pois demonstra uma “sede” de conhecimento sobre variados assuntos.

Questionamos a coordenadora do nosso curso de Design, Prof.ª Claudia Facca, sobre os principais livros que todo futuro designer deve ler. Confira as dicas a seguir.

Das coisas nascem as coisas – Bruno Munari

“Nesse livro clássico sobre metodologia de projetos são apresentados alguns pequenos problemas e outros mais complexos, sempre tendo em vista o que se deve fazer para resolvê-los. O leitor encontrará exemplos ao alcance de todos que tiverem o bom senso de fazer face aos problemas reais, aqueles que aparecem normalmente. O conhecimento do método de projetar, de como se faz para construir ou conhecer as coisas, é um valor liberatório: é um ‘faça você mesmo’.”

Design: História, Teoria e Prática do Design de Produtos – Bernhard E. Burdek

“Obra básica sobre o Design de Produtos, é indispensável para estudantes, designers profissionais e interessados em geral. Define a história e a orientação atual do design e transmite as bases principais da teoria e da metodologia do design. Descreve o significado crescente do design nos principais países da Europa, das Américas e da Ásia, por meio de diversos exemplos da prática e do desenvolvimento do design corporativo e estratégico atual, passando pelo design de interface/interação até o design humano.”

Design Thinking: Uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias – Tim Brown

“Esse livro introduz a ideia de Design Thinking, um processo colaborativo que usa a sensibilidade e a técnica criativa para suprir as necessidades das pessoas não só com o que é tecnicamente visível, mas com uma estratégia de negócios viável. Em resumo, o Design Thinking converte necessidade em demanda. Esse não é um livro de designers para designers, mas é uma obra para líderes criativos que estão sempre em busca de alternativas viáveis, tanto funcional quanto financeiramente, para os negócios e para a sociedade.”

O Design do dia a dia – Donald A. Norman

“Um best-seller nos Estados Unidos, essa obra clássica sobre os aspectos cognitivos do design contém exemplos de bons e maus designs e apresenta regras simples que os designers podem usar para melhorar a usabilidade de objetos tão diversos como carros, computadores, portas e telefones.”

Princípios Universais do Design  – William Lidwell, Jill Butler, Kristina Holden

“Um dos primeiros guias de referência interdisciplinar da área. Livro ilustrado e fácil de consultar que combina explicações claras e exemplos visuais de 125 conceitos relacionados ao Design, à Psicologia, à Engenharia e à Arquitetura, em que os leitores ampliarão o conhecimento sobre temas instigantes e essenciais à criação.”

 

Boa leitura! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.