Falta 1 dia para a Eureka 2011!

Confira  alguns dos trabalhos que serão apresentados durante a Eureka 2011.

Robô omnidirecional
Desenvolvido por um grupo de alunos de Engenharia de Controle e Automação, o robô omnidirecional é equilibrado sob uma bola e tem a capacidade de locomover-se em qualquer direção sem a necessidade de reorientar-se. Foi desenvolvido para interação com humanos e suas principais aplicações referem-se às atividades como guia em museus e feiras.

Satélite
O Simulador para o satélite Plato (Planetary Transits and Oscillations of Stars ou Observador de Trânsito e Oscilações Planetárias das Estrelas), desenvolvido por um grupo de alunos de Engenharia Eletrônica, tem tecnologia aeroespacial e foi desenvolvido em cooperação com o Observatório de Paris e sob a supervisão da Agência Espacial Francesa – CNES, que implantará uma plataforma de simulação (realtime) para aquisição de imagens em um satélite que deverá ser lançado em 2015. O objetivo é descobrir novos planetas, possibilitando um salto considerável na busca por planetas habitáveis. O projeto também tem apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB) e do Instituto Nacional de Tecnologias e Ciências do Espaço (INCT – INEspaço)  vinculado ao CNPq/FAPESP.

Hidroanel para o transporte aquaviário
Desenvolvido por um grupo de alunos de Engenharia Civil, o Hidroanel para o transporte aquaviário, consiste em um conjunto de hidrovias interligadas em torno da cidade de São Paulo abrangendo os principais cursos de água da metrópole, o que aliviaria o trânsito e diminuiria a emissão de poluentes.

Abrigo provisório de emergência
O Abrigo provisório de emergência, desenvolvido por um grupo de alunos de Design do Produto, propõe uma solução econômica para um problema comum em épocas de chuva no Brasil. Em situações emergenciais, como no caso de desastres naturais, os alojamentos apresentam fácil montagem e armazenagem, além de privacidade e conforto às famílias desabrigadas.

Tinta imobiliária com ativo fotocromático
A Tinta imobiliária com ativo fotocromático, desenvolvida por um grupo de alunas de Engenharia Química, tem a propriedade de mudar de cor com a incidência da luz solar.

Plano de Negócio
Os alunos de Administração desenvolveram um plano de negócios sobre uma academia, específica para portadores de necessidades especiais, cujos estudos abordam itens como investimento, faturamento, número de funcionários, melhor localização, infraestrutura necessária, entre outras questões.

Gôndolas de supermercados acessíveis a cadeirantes
Desenvolvidas por alunos de Engenharia de Produção, as Gôndolas de supermercados acessíveis a cadeirantes têm um mecanismo acionado eletricamente para que as prateleiras movimentem-se até uma altura adequada a pessoas com mobilidade reduzida.

Geração de energia elétrica por bicicleta “indoor”
O trabalho, desenvolvido por alunos de Engenharia Mecânica, consiste num sistema de armazenamento de energia gerada por bicicletas. Uma academia de ginástica, por exemplo, poderá armazenar toda a energia produzida em suas bicicletas e utilizá-la para o funcionamento da sua infraestrutura.

Iogurte sabor blueberry sem refrigeração
Desenvolvido por alunas de Engenharia de Alimentos, o iogurte sabor blueberry sem refrigeração é uma bebida pronta que não precisa de refrigeração para sua conservação. Com ômega 3, vitaminas A, C, D, e E, além de concentrado protéico, é adequado para todas as faixas etárias.

Inscreva-se e venha ver de perto esses e outros trabalhos inovadores!

😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.