Conheça as ações recentes do Design Mauá!

O curso de Design da Mauá está trabalhando arduamente para promover muito conhecimento aos alunos e à sociedade!

Entre as diversas iniciativas, duas ações ocorridas no segundo semestre deste ano obtiveram destaque – e hoje nós falaremos tudo sobre elas!

Design e Artesanato: ação “Entre Mulheres Artesãs”, em São Bento do Sapucaí – SP
Com o objetivo de contribuir com artesãs da cidade de São Bento do Sapucaí, interior de São Paulo, e com os alunos de Design da Mauá, por meio de uma experiência imersiva e integradora, a prof.ª  Dr.ª Agda Regina de Carvalho desenvolveu uma proposta de 8 encontros, em formato híbrido, para capacitar as artesãs em Marteting Digital e Fotografia, visando o uso da Tecnologia para a divulgação de seus produtos, e proporcionar aos estudantes do IMT a aprendizagem de técnicas do artesanato local, além da convivência com o território de São Bento do Sapucaí. Os alunos ainda puderam desenvolver projetos de luminárias em processo colaborativo com as artesãs.
Para aproximar o Design do Artesanato, as equipes que compõem o projeto pesquisaram possibilidades de estruturas e novas aplicações das técnicas das 6 artesãs envolvidas, com o objetivo de criar peças que representem essa troca de saberes, para publicações sobre o processo e futuras exposições da experiência.
De 20 a 22 de outubro, os envolvidos ainda participaram do 2.° Quilombo Festival com a projeção em mapping de imagens capturadas durante a pesquisa, de edificações do Bairro do Quilombo. A proposta pretende valorizar o fazer artesanal, a autoestima das mulheres artesãs e o reconhecimento da cultura quilombola na produção artesanal local, em um documento videográfico.

Wearable Human + Interface + Fungi + Accessory (HIFA)

O HIFA participou da exposição EmMeio#14 no #21.ART, no Museu Nacional da República, em Brasília

Para refletir sobre os ajustes necessários nas relações humanas pós-pandemia, os pesquisadores do Grupo de Pesquisa LabDesign, sob a coordenação da prof.ª Dr.ª Agda Carvalho, apresentaram um vestível, resultado de uma pesquisa sobre os chamados wearables (dispositivos “vestíveis”) e a sociabilidade.
O projeto também se destaca por ser colaborativo, reunindo pesquisadores de vários campos do conhecimento e com cooperação nacional de outras instituições. Esses pesquisadores entrelaçam as suas visões, ao abordarem o tema, que têm como referência a natureza, especificamente as conexões presentes nos micélios dos fungos.
“Usamos estudos de biomimetismo (ideias inspiradas na natureza) e de biodesign (integração do Design com sistemas biológicos), principalmente com estruturas visuais de fungos, para investigar superfícies e as relações entre sistemas. Nossa pesquisa tem como objetivo despertar o olhar crítico para as relações de sociabilidade com foco no corpo/usuário em conexão com os dispositivos ‘vestíveis’ (wearables), que medem as relações espaciais e podem potencializar os atributos sensoriais, por meio da estrutura e da Tecnologia”, comenta a coordenadora Agda.
O trabalho participou da exposição EmMeio#14 no #21.ART, no Museu Nacional da República, em Brasília, até 23 de outubro.

É legal ressaltar que a maior parte dos recursos investidos em pesquisa na Mauá advém de fomento externo, conseguido graças ao reconhecimento da qualidade dos projetos. Para acessar recursos financeiros, o Instituto Mauá de Tecnologia comprova a relevância da pesquisa realizada, por meio de publicações técnico-científicas, patentes, projetos e formação de recursos humanos.

E aí, curtiu as iniciativas? Então é hora de fazer parte do time de mentes inovadoras do Design da Mauá!

Participe do Processo Seletivo da Mauá e torne-se um profissional preparado para os desafios do Futuro!

#Design #DesignMaua #iniciativas #EntreMulheresArtesas #HIFA #vestibular #VestibularMaua2023 #vaiMaua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.