Mauá Vocacional: entenda o papel do Engenheiro no desenvolvimento da sociedade!

Mais um capítulo da série Mauá Vocacional está no ar, hoje para falar das Engenharias!

O mundo cada vez mais globalizado e moderno carece de profissionais com visão abrangente e multidisciplinar nas áreas das Ciências, para trazer inovação e novas tecnologias à sociedade.

Entre as áreas, estão as Engenharias, e seus profissionais trabalham arduamente em prol de descobertas, novos recursos e melhorias nos mais diversos ramos: Industrial, Mobilidade, Construção Civil, Alimentar, Farmacêutico, entre outros.

Os engenheiros estão entre os mais bem remunerados. Se você tem espírito investigativo, talento para descobertas, afinidade com números e gosta de estudar, muito provavelmente essa pode ser a sua profissão. 😉

Mas qual Engenharia seguir?
Abaixo nós listamos as características mais marcantes de cada uma das 9 áreas oferecidas aqui na Mauá. Descubra a sua vocação para as Profissões do Futuro!

|| ALIMENTOS
É fato que ninguém pode parar de comer. Por isso, a área de Engenharia de Alimentos é uma das mais estáveis e está sempre em ascensão, buscando profissionais qualificados a melhorarem a cadeia produtiva, desde a obtenção da matéria-prima até os produtos prontos na mesa do consumidor.
Esse profissional atua em todas as etapas do processo de produção e se preocupa com a fabricação, conservação e logística dos produtos. São também muito requisitados no departamento de Controle de Qualidade, além de responsáveis por criar métodos de tratamento dos resíduos gerados na indústria.

|| CIVIL
Considerado um País Emergente, o Brasil tem muito a desenvolver. Por isso, o profissional de Engenharia Civil tem muitas oportunidades!
A Engenharia Civil é uma das áreas responsáveis pela implantação da EVOLUÇÃO! Esse engenheiro é capaz de propor novas construções, empreendimentos, pontes, viadutos… tudo para facilitar o sistema de produção industrial, agregar valor aos produtos e serviços e melhorar o dia a dia da sociedade, preocupando-se, também, com a preservação do meio ambiente.

|| COMPUTAÇÃO
O mercado de Tecnologia da Informação no Brasil e no mundo aumentou consideravelmente a demanda por profissionais aptos a desenvolverem atividades na área de software, hardware e na integração entre hardware e software. E se você que está em fase de prestar o vestibular gosta de resolver problemas, criar soluções, é proativo, curioso e tem visão analítica, será um engenheiro de computação de sucesso!
O profissional da Engenharia de Computação possui qualificação para atuar em diversas atividades, como projetos e integração de sistemas computacionais (hardware e software), Sistemas Embarcados, Mobilidade, Telefonia, Redes de Computadores, Segurança da Informação, desenvolvimento Web, desenvolvimento de jogos, consultoria, assistência técnica, entre outras.

|| CONTROLE E AUTOMAÇÃO
Você é uma pessoa antenada, gosta de acompanhar as tendências, curte tecnologia e as soluções para automatizar tarefas manuais? Então o ramo de Engenharia de Controle e Automação pode ser a sua cara!
A Engenharia de Controle e Automação está relacionada com a combinação adequada das disciplinas tradicionais de Engenharia Mecânica, Engenharia Eletrônica e Ciência da Computação.
O Engenheiro de Controle e Automação é responsável por propor soluções que cheguem a um determinado objetivo de forma mais eficiente, com menor custo e esforços. Projeta, opera faz a manutenção de equipamentos utilizados nos processos automatizados de indústrias em geral, além de adaptar, redimensionar e programar sistemas nos processos industriais.

|| ELÉTRICA
A Engenharia Elétrica está muito presente em nosso cotidiano: nas mais diversas áreas industriais, em sistemas de transporte, na automação de instalações elétricas prediais e comerciais, entre outras. O engenheiro eletricista atua na geração, distribuição e conversão eficiente da energia elétrica.
Muito além da geração convencional (hidráulica ou térmica), hoje é imprescindível a análise de fontes alternativas de energia (eólica, solar, entre outras).
Se você ama matemática, gosta de propor soluções inovadoras, é curioso e proativo, saiba que a área de Engenharia Elétrica busca profissionais com o seu perfil!

|| ELETRÔNICA
O engenheiro eletrônico é o responsável por estudar a viabilidade, assim como a fiscalização e a execução de serviços referentes a sistemas utilizando componentes, equipamentos e dispositivos eletrônicos. É responsável por projetos que vão desde imensas redes de comunicação até minúsculos circuitos.
O profissional pode atuar em diversos segmentos industriais, ou no desenvolvimento de sistemas e implantação em máquinas industriais; consultoria e perícia técnica; pesquisa; gerenciamento de processos industriais; fiscalização de produtos e instalações; projeto e desenvolvimento de novos dispositivos, envolvendo processamento de sinais e informações, Telecomunicações; Biomédica, Sistemas Embarcados, entre outros.

|| MECÂNICA
Se você possui raciocínio lógico aguçado e objetividade, tem iniciativa, senso espacial dos objetos e gosta de resolver problemas, esse curso pode ser a sua cara!
A Engenharia Mecânica é uma das mais abrangentes modalidades da Engenharia. Ela trata de tudo o que se move, de brinquedos a fábricas (com tudo o que está dentro), passando por eletrodomésticos, embarcações, veículos etc. Além disso, ela trata de instalações de conversão de energia como hidroelétricas e termoelétricas, instalações de ar-condicionado, de geração de vapor, frigoríficas, entre outras.

|| PRODUÇÃO
Se você deseja ser um Engenheiro de Produção, é bom já saber algumas características desse profissional: gosta de criar sistemas de gestão, prefere resolver os problemas em vez de delegá-los, possui capacidade de realizar diagnósticos, gosta de lidar com pessoas e tem curiosidade sobre como os mecanismos funcionam e como as coisas acontecem.
Falar do profissional de Engenharia de Produção é, a princípio, pensar naquele que trabalha na maior parte do tempo no chão de fábrica, apto a pensar nos processos produtivos e na gestão das pessoas, com o objetivo de melhorar e otimizar os recursos, diminuir tempo de produção, custo, entre outras coisas.
Hoje, entretanto, o Engenheiro de Produção saiu do chão de fábrica e passou a ocupar, também, altos cargos nas áreas de Gestão, Financeira, Marketing, entre outros, por possuir conhecimento técnico e científico, além de uma visão sistêmica e empreendedora para resolver problemas.

|| QUÍMICA
Se você gosta de Física, Matemática e Química, além de conhecer coisas novas, é uma pessoa proativa, curiosa e estudiosa, seu perfil vai ao encontro do ramo da Engenharia Química!
Essa é a área mais abrangente da Engenharia e compreende todas as etapas de criação, desenvolvimento, melhoramento e aplicação dos processos químicos e bioquímicos e dos seus produtos finais. Compreende o projeto, a construção, o dimensionamento, a gestão, a operação e o controle de plantas industriais que realizam esses processos, incluindo a disposição e o tratamento de resíduos, o monitoramento e a redução de impactos ambientais, como o controle de poluição ambiental.

E aí, qual ramo da Engenharia conquistou um lugar de destaque em seus planos de carreira? Conte para a gente aqui nos comentários!

Vestibular Mauá. Inscrições abertas! maua.br/vestibular

#MauaVocacional #Engenharia #EngenhariaMaua #VestibularMaua #Vestibular2023 #vempraMaua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.