Encontre-se com o profissional que você vai ser no futuro: participe do Mauá Hands On 2021!

Pensando em proporcionar aos vestibulandos o contato com as profissões na prática, a Mauá criou um evento anual imperdível!

Para que esperar se você pode experimentar o que existe de mais inovador na profissão que você vai escolher?

É para isso que a Mauá criou o Hands On: um evento para conhecer os cursos de Engenharia, Administração, Design e os novos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, na prática.                                                           

E, como ainda estamos em pandemia, vamos abrir nossas portas de forma virtual. O evento será 100% on-line, no formato Webinar, ao vivo.

Atenção, educador: no evento haverá conteúdo exclusivo para você!

Os participantes receberão um cupom de 20% de desconto na taxa de inscrição para o Vestibular Mauá 2022!
Anote na agenda e participe: de 20 a 25 de setembro, nós temos um encontro marcado em busca do conhecimento sobre as profissões e oportunidades de carreira!
Inscreva-se: maua.br/handson

CONHEÇA AS OFICINAS

– Administração: O ADMINISTRADOR DO FUTURO
Após uma introdução sobre o curso de Administração e sua estrutura curricular, será proposto aos participantes um problema em que eles terão que definir, de acordo com as informações passadas, qual melhor forma de resolução considerando: prazo, tempo, meios de transporte disponíveis e outros fatores.
Nesta atividade, será possível entender um pouco mais sobre a área de atuação de um Administrador e suas habilidades.

– Ciência da Computação: MINI MARATONA DE PROGRAMAÇÃO PYTHON
Nesta atividade os participantes aprenderão as principais estruturas da linguagem Python de maneira prática: para cada estrutura aprendida, há um desafio de programação a ser resolvido.
Trata-se de um ambiente de competição, troca de conhecimentos, aprendizado e muita diversão. Será utilizado o sistema BOCA, que conta com um juiz automático que avalia as soluções submetidas pelos participantes. O resultado é simples: vence a competição quem conseguir resolver ao menos 2 problemas apresentados.
Não é necessário conhecimento ou experiência em programação de computadores.

– Design: DESIGN LAB – SERÁ QUE O LIXO É UM ERRO DE DESIGN?
Design vai muito além do estilo, forma, desenho. Design significa elaborar projetos para solucionar problemas complexos, como a produção do lixo e a sustentabilidade do planeta.
Por meio da metodologia de Design Thinking e da cocriação os participantes serão desafiados a pensar sobre o problema do lixo e como gerar soluções para diminuir seu impacto nas grandes cidades.

– Sistema de Informação: DINÂMICA DE DESENVOLVIMENTO ÁGIL DE SOFTWARE
Você já percebeu que tudo que interagimos atualmente envolve software? Você tem ideia de quantos novos apps são disponibilizados e podem ser baixados no seu celular? Quantos novos jogos são criados? Quantos softwares as empresas utilizam?
Esta atividade tem como objetivo aplicar de forma divertida e interativa algumas das práticas do Desenvolvimento Ágil de Software, com base no Scrum, de forma simulada de como é o dia a dia da equipe de desenvolvimento de software, desde o entendimento do problema que precisa ser resolvido até a sua entrega. O conceito será utilizado na estruturação de um pequeno projeto de e-commerce.

– Engenharia de Alimentos: A ENGENHARIA NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS: DESAFIOS PARA O FUTURO
Os participantes conhecerão a área de atuação do Engenheiro de Alimentos e, divididos em grupos, participarão de games e dinâmicas que abordarão temas de como a Engenharia de Alimentos contribui para garantir o futuro da alimentação mundial.
Após os debates gerados em torno do tema, os grupos farão uma breve apresentação sobre o que foi discutido. A equipe vencedora será premiada.

– Engenharia Civil: COMPETIÇÃO DE PONTES VIRTUAIS
Nesta oficina, os participantes vivenciarão um pouco dos desafios que um Engenheiro Civil enfrenta no dia a dia.
Por meio de um programa, eles terão de projetar uma ponte com o menor custo possível, seguindo um conjunto de especificações. No final, as pontes serão avaliadas.

– Engenharia de Computação: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADA NO PROCESSAMENTO DE IMAGENS
Como os filtros de redes sociais e aplicativos de câmera funcionam? Como eles conseguem detectar onde estão as pessoas e os detalhes dos rostos das pessoas? Como eles conseguem aplicar a característica desejada exatamente no ponto desejado? Existe uma série de algoritmos que são possíveis candidatos para responder a essas perguntas. Um método, porém, que está cada vez mais comum, por causa do aumento da capacidade de processamento e de sua abrangência são as técnicas que utilizam inteligência artificial.
Nesta oficina, serão aplicados alguns desses algoritmos para processar algumas imagens sugeridas pelos participantes, discutindo os conceitos básicos para o funcionamento de cada um deles e os conceitos principais utilizados hoje pelos Engenheiros de Computação.

– Engenharia de Controle e Automação: APRENDENDO A PROGRAMAR ROBÔS
Nesta atividade, os participantes conhecerão um ambiente virtual para a simulação de robôs móveis. Esse ambiente é bem real e fiel ao comportamento dos robôs verdadeiros. Será possível compreender os principais conceitos relativos à área de robótica móvel, uma das principais da Engenharia de Controle e Automação e aprender como programar um robô móvel para fazer tarefas simples de movimentação.
Essa atividade será o pontapé inicial para quem quer se aventurar no universo da robótica.

– Engenharia Elétrica: PROJETO DE UMA USINA SOLAR FOTOVOLTAICA RESIDENCIAL
Atualmente, as fontes de energia renováveis estão apresentando um crescimento significativo na matriz energética do Brasil e do mundo. Energia solar fotovoltaica é a fonte de energia que mais cresceu nos últimos anos no mundo, embora ainda tenha pouca representatividade na matriz energética.
Pensando nessa importante fonte de energia, os participantes desta oficina terão a oportunidade de aprender a fazer um projeto de uma usina solar fotovoltaica para sua residência.

– Engenharia Eletrônica: SUPERVISÃO REMOTA UTILIZANDO INTERNET DAS COISAS (IOT) E ATIVIDADE ONLINE COM O TINKERCAD: UMA VISÃO DA ENGENHARIA ELETRÔNICA E SUAS ÁREAS DE ATUAÇÃO
A área de atuação da Engenharia Eletrônica é bem ampla; abrange, entre tantas outras áreas: sensoriamento, automação, telecomunicações, dispositivos móveis e programação.
Nesta oficina, além de serem apresentados os campos de atuação do Engenheiro Eletrônico, os participantes terão exemplos práticos do conceito de Internet das Coisas, por meio de interação remota com o Smart Campus do Instituto Mauá de Tecnologia. Também será realizada uma atividade de projeto com o simulador on-line e gratuito Tinkercad (Autodesk), na qual os participantes poderão simular uma aplicação com a plataforma Arduíno.

– Engenharia Mecânica: CORRIDA DE CARROS
Os participantes receberão informações sobre os fundamentos do funcionamento dos motores de combustão interna, os componentes básicos e suas funções. Um motor monocilíndrico Honda GX120 (com deslocamento volumétrico de 118 cm³) será desmontado e seus principais componentes serão explicados. Também serão apresentados os dinamômetros de motor e de veículo, demonstrando os métodos de ensaios utilizados.
A oficina finaliza com uma corrida real de carros que utilizam o motor apresentado.

– Engenharia de Produção: EXPERIMENTO TRF/SMED COM 14 MINICARROS KARTS
Nesta oficina, os participantes terão acesso a algumas funções desempenhadas por um Engenheiro de Produção.
Será proposta uma atividade para aplicar a técnica da Troca Rápida de Ferramentas (TRF/SMED) na linha de desmontagem e montagem de componentes de minicarros (Karts) em que será possível: vivenciar todas as etapas necessárias para a aplicação prática da TRF/SMED; avaliar e discutir os resultados obtidos, mediante elaboração de um relatório técnico e apresentação; elaborar proposta e linha sequencial de desmontagem e montagem balanceada e com o menor tempo possível das operações.

– Engenharia Química: INVESTIGAÇÃO E QUÍMICA
Nesta oficina, haverá o desafio “Investigação e Química” em que os participantes terão de desvendar um mistério utilizando os seus conhecimentos do Ensino Médio, em Química, e breves pesquisas.
Para obter pistas e solucionar o caso, os participantes precisarão reconhecer padrões de impressões digitais, utilizar conceitos de densidade, conhecimentos da tabela periódica e fazer uma breve pesquisa não só sobre corantes alimentícios, mas também sobre alguns cientistas laureados com o Prêmio Nobel.
Por meio dessa divertida atividade, os alunos conhecerão um pouco mais sobre a área de atuação da Engenharia Química.

ATIVIDADES EXTRAS

– EXCEL 1 – EXPLORANDO DADOS GRAFICAMENTE
Nesta oficina será demonstrado o uso de formatação condicional e diversos tipos de gráficos para análise de dados de uma planilha de controle de gastos.

– EXCEL 2 – EXPLORANDO DADOS DINAMICAMENTE (USO DE TABELA DINÂMICA)
Nesta oficina será demonstrado o uso da tabela dinâmica para visualizar/explorar as várias informações que podem estar ocultas dentro de uma planilha de controle de gastos.

– MINHA CARREIRA, MEU FUTURO: PENSANDO A ESCOLHA PROFISSIONAL
Esta atividade tem como objetivo fazer o participante refletir sobre a escolha profissional por meio de atividades de autoconhecimento e exploração da carreira abordando temas como: perfil comportamental, interesses, habilidades, valores de carreira e exploração das carreiras.

– AUTOCONFIANÇA NA COMUNICAÇÃO
Confiança. Substantivo feminino que significa “crença de que algo não falhará, de que é bem-feito ou forte o suficiente para cumprir sua função”. Autoconfiança é ter isso de você mesmo. Mas a vergonha é um inimigo presente, que joga por terra anos de conhecimento em alguns minutos de uma apresentação mal feita.
Nesta palestra, será demonstrado que além do conhecimento, o profissional do futuro precisa transformar o que sabe em palavras claras e objetivas, e encantar os espectadores com sua confiança ao expor suas habilidades.

EXCLUSIVO PARA EDUCADORES

Workshop (PBL) – Aprendizagem Baseada em Problemas
Este workshop tem como objetivo mostrar as origens do método de Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) e também a elaboração, a prática e a avaliação dessa abordagem pedagógica. Ao final do curso o professor participante deverá ser capaz de compreender as origens, o uso e as possibilidades didáticas do uso do PBL como recurso em sala de aula.

Quer saber mais da Mauá e do Vestibular 2022?
Acesse: maua.br/vestibular

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