Protagonismo do Estudante | 60 razões para ser Mauá

A Mauá forma profissionais preparados para contribuírem com melhorias que transformam o mundo, cidadãos com inquietude, determinação e protagonistas de sua formação!

Clique aqui e descubra 60 razões para ser Mauá!

Aqui, o estudante tem autonomia e é incentivado(a) à ação. Ele(a) é colocado(a) no centro, por meio de diversas atividades e iniciativas que muitas vezes envolvem empresas parceiras, transformando seus projetos em ações reais, com resultados tangíveis e aplicáveis à sociedade.

Por isso, são oferecidas dezenas de opções de Atividades Extracurriculares e Atividades de Competição Acadêmica, que ensinam aos alunos a importância do trabalho em equipe, transformando-os em pessoas mais comprometidas, disciplinadas e preparadas a enfrentar quaisquer desafios!

CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODAS AS ATIVIDADES!

ATIVIDADES DE COMPETIÇÃO ACADÊMICA
Os projetos a seguir são realizados com o objetivo de participar de competições no Brasil e no exterior com outras Instituições de Ensino.

AeroDesign Mauá
No AeroDesign Mauá, alunos de todos os cursos são convidados a projetar e construir uma aeronave radiocontrolada capaz de transportar a maior massa possível em voo, buscando a maior eficiência estrutural, ou seja, a menor massa própria com relação à massa útil transportada.

Concreto Mauá
Trata-se de uma atividade acadêmica para estimular os alunos a pensarem sobre os diversos aspectos que envolvem o projeto e a execução de obras em concreto, tais como sua segurança, durabilidade, estética, funcionalidade, integração ao entorno e impacto ao meio ambiente.

Mauá Racing
Nessa equipe, os alunos devem projetar e construir um veículo de corrida do tipo Fórmula, com motor quatro tempos de até 610 cm³. O objetivo da competição é oferecer uma experiência real e oportunidades para futuros engenheiros na área Automobilística.

InovaMauá
A InovaMauá tem o objetivo de ser uma competição acadêmica que visa o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis, voltadas para pesquisas e inovações. Essa nova equipe tem como missão promover o aprendizado, a experiência profissional, o trabalho em equipe e o desenvolvimento de ideias e pesquisas inovadoras.

Compósitos Mauá
A equipe compósitos Mauá foi criada para participar do  Desafio SAMPE, promovido pela Sociedade para o Avanço de Materiais e Engenharia de Processos, que tem como objetivo proporcionar aos alunos de instituições de ensino de todos os cursos relacionados às áreas de Tecnologia de Materiais uma experiência real de projeto de uma estrutura de material compósito, obedecendo regras e especificações pré-estabelecidas.

Baja Mauá
Trata-se de uma equipe formada por alunos que não só constroem um carro equipado e resistente, como também o dirigem!
Esses estudantes participam de competições off road organizadas pela SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade).

EcoMauá
Os alunos da Mauá podem participar de uma atividade de competição acadêmica em que os futuros engenheiros e designers são desafiados a criarem veículos mais econômicos e ecológicos. Além da eficiência energética, questões como inovação tecnológica, segurança do piloto e impacto ambiental são determinantes para a avaliação das equipes.

Kimauánisso Robotics Team
O Robótica Mauá nasceu para estimular e impulsionar pesquisas e publicações de artigos científicos por meio de competições estudantis de Robótica. Esse programa é multidisciplinar e envolve áreas do conhecimento como Robótica, Computação, Eletrônica, Automação, Inteligência Artificial, Processamento de Imagem e Mecânica.

Mauá e-Sports
Esporte eletrônico, ciberesporte são alguns dos termos para as competições organizadas de jogos eletrônicos, especialmente entre os profissionais.
Mauá e-Sports é a equipe de esportes eletrônicos que representará a Mauá em jogos como League of Legends, Counter Strike, Fifa e Clash Royale.
O time visa competir, inicialmente, no cenário universitário e deseja mostrar que o e-Sports vai além de um simples jogo, pois possui um público de milhões de espectadores ao redor do mundo e a sua infraestrutura é muito complexa, integrando diversos campos profissionais, como Engenharia, Design e Administração.

Gravity Racing Mauá
A Gravity Racing é uma competição de velocidade entre veículos sem motor, desenvolvidos por universidades, que competem entre si ou contra o relógio descendo uma ladeira.

ATIVIDADES EXTRACURRICULARES
Compostas por ligas e grupos de ação social. Confira algumas opções!

Mauá Jr.
A Mauá Jr. é uma associação civil sem fins lucrativos que oferece consultoria para clientes. Trata-se de uma entidade formada por alunos da Mauá, com a orientação de um professor responsável pela integração com a Mauá. É administrada por uma Diretoria e por um Conselho Diretor, integrado por alunos mais experientes, que auxiliam a Diretoria na tomada de decisões. Na Mauá Jr. o aluno encontra 7 áreas administrativas em que pode atuar, cada uma com um diretor responsável: Comercial, Financeira, Gestão de Pessoas, Marketing, Projeto Social, Qualidade e Tecnologia da Informação.

Enactus Mauá
A Enactus é uma organização estudantil internacional, sem fins lucrativos, que reúne estudantes e líderes de negócios, os quais possuem o desejo de desenvolver projetos sociais por meio da ação empreendedora. Os projetos têm por objetivo sanar as necessidades de comunidades carentes em três pilares: Econômico (geração de renda), Social (empoderamento e desenvolvimento da comunidade) e Ambiental (não agressão ao meio ambiente).

Mauá Business Club
Fundado em 2018, o Mauá Business Club é uma organização estudantil, composta por alunos do Instituto Mauá de Tecnologia, em busca do aprimoramento dos conhecimentos nas áreas de consultoria estratégica e mundo dos negócios.

IMT Finance
Fundada em 2018, a IMT Finance representa a liga de investimentos do Instituto Mauá de Tecnologia. Visamos capacitar os alunos que se interessam pelo mercado financeiro tanto em nível básico, quanto em níveis mais avançados, por meio da elaboração de cases mais complexos de grande impacto acadêmico e da presença nas principais competições universitárias.

Mauá Social
A Mauá Social é uma entidade de trabalho voluntário sem fins lucrativos voltada a todos os tipos de ações sociais, envolvendo creches, asilos, abrigos, moradores de rua, orfanatos, centro de apoio a pessoas com maiores necessidades, comunidades ou em qualquer lugar que precise de ajuda! Além disso é responsável por campanhas de arrecadação ao longo do ano e palestras voltadas a ações sociais realizadas no IMT.
Todos os serviços prestados contam com o apoio de outras entidades da Mauá como Bateria, Atlética, Inova, Centro Acadêmico, Centro de Pesquisa, etc; entidades de outras faculdades como a Sorrir é Viver (da MedABC); e com prefeituras do ABC Paulista.

HPA – Human-Powered Aircraft
Um HPA-IMT é uma aeronave movida exclusivamente à potência humana ou Human-Powered Aircraft. Na Mauá o HPA é um tema prático de Projetos e Atividades Especiais (PAEs), objeto principal de dedicação dos alunos da disciplina de Projeto Básico de Aeronaves e ainda um objeto de desenvolvimento de vários Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs). O HPA-IMT, denominado Tuiuiú, passou a ser mais seriamente estudado e projetado pelos alunos de Engenharia e Design, a partir de 2017.
O projeto não tem um cronograma fixo já que seu principal propósito é didático, no entanto os envolvidos têm a oportunidade real de pensar, contribuir, conceber, projetar, construir e voar um HPA funcional, com potencial para tornar-se o primeiro capaz de voo sustentado e controlado no Brasil.

HAB Mauá
O objetivo deste projeto multidisciplinar é a concepção e construção de um Balão de Alta Altitude, o HAB-Mauá, com o intuito de lançar na atmosfera experimentos científicos da área aeroespacial e também astrobiologia. O HAB-MAuá desafia os alunos a obterem uma experiência hands-on durante aproximadamente um ano. Os participantes vivenciam as etapas de concepção dos subsistemas eletrônicos e mecânicos, do processo de integração e teste desses subsistemas, do desenvolvimento de toda a documentação do projeto e, por fim, da operação real do equipamento. Neste sentido, o HAB-Mauá engloba todas as etapas de um projeto de Engenharia.

NAE Mauá
O NAE Mauá, Núcleo Abenge Estudantil, fundado em 2020, é uma associação civil, sem fins lucrativos. É caracterizado por ser um movimento de estudantes do Instituto Mauá de Tecnologia somado a esforços de professores, que busca incentivar os alunos a serem protagonistas em sua educação, proporcionando uma comunicação mais efetiva com os docentes e criando projetos para compartilhar informações e desenvolver habilidades que serão necessárias para a vida pessoal e profissional dos alunos.
Atualmente o time desenvolve os seguintes projetos:
– Projeto ENE (Encontro nas Escolas): projeto que visa a divulgação e apresentação do curso de engenharia em colégios do estado de São Paulo. É comum que os estudantes de colégio de Ensino Médio tenham dúvidas a respeito do curso de engenharia, além de não terem conhecimento sobre como o profissional atua. Ademais, são apresentados os projetos e a metodologia de ensino do CEUN-IMT, auxiliando na escolha da carreira com mais propriedade.
– Projeto AAA (Apoio aos Alunos): projeto que visa apoiar todos os alunos do CEUN-IMT. Com foco no alunos ingressantes esse projeto possibilitará uma melhor interação entre calouro e veterano. Serão passadas todas as informações pertinentes aos egressos referentes ao CEUN-IMT por meio de palestras, encontros e atendimentos individuais, com veteranos.

Inscrições abertas para o Vestibular de Inverno Mauá 2021! – cursos de Engenharia e Design no período diurno!
maua.br/vestibular
5 bolsas de estudo integrais e válidas para todo o curso serão oferecidas para os candidatos que atingirem os melhores resultados no processo seletivo 2021, conforme Edital. Consulte o regulamento.

#ProtagonismoDoEstudante #CompeticaoAcademica #AtividadesExtracurriculares #infraestrutura #TalentosdaMaua #Inovacao #Tecnologia #Educacao #Graduacao #EnsinoSuperior #vestibular #vestibular2021 #VestibularDeInverno #VestibularDeInverno2021 #VestibularDeInvernoMaua #Design #Engenharia #vestibularMaua #IMT #60RazoesParaSerMaua #60Razoes #vempraMaua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.