A conexão mais rápida entre você e o futuro da sua profissão: Mauá Hands On 2020!

Inscrições abertas para o evento mais esperado do ano! Descubra sua profissão por meio de atividades práticas nas áreas de Administração, Design e Engenharia

O Mauá Hands On é a oportunidade perfeita para conhecer o presente e o futuro da Engenharia, da Administração e do Design.
Mas como o momento pede para todos ficarem em casa, vamos abrir nossas portas de maneira virtual. Em 2020, o evento será 100% on-line, no formato Webinar, com workshops on-line e interações práticas, ao vivo.

A primeira grande decisão da sua carreira profissional está em suas mãos: PARTICIPE!
Anote na agenda: 21 a 25/09, das 14h às 20h; 26/09, das 10h às 16h

PROGRAMAÇÃO
Conheça as oficinas destinadas a alunos e professores do Ensino Médio e não perca tempo: GARANTA AGORA MESMO A SUA VAGA!

OFICINAS DESTINADAS A ALUNOS(AS) DO ENSINO MÉDIO

Administração – O ADMINISTRADOR DO FUTURO
Nessa atividade, você poderá entender um pouco mais sobre a área de atuação de um Administrador e suas habilidades!
Na oficina, serão aplicados conceitos da Administração com a solução de um desafio que será dado aos participantes. Eles serão divididos em grupos de 4 pessoas e terão 10 minutos para discussão e tomada de decisão.

Design – LAB DE SUSTENTABILIDADE
Design vai muito além do estilo, forma, desenho. Design é a elaboração de projetos para solucionar problemas complexos, como o problema do lixo e a sustentabilidade do planeta.
Nessa oficina, os participantes aprenderão aplicar a metodologia e os princípios do Design Thinking, para projetar soluções e promover a inovação, em 4 passos:
1) entendimento do problema;
2) imersão e análise do problema;
3) ideação;
4) conclusão.

Engenharia de Alimentos – A ENGENHARIA NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS: DESAFIOS PARA O FUTURO
Nessa atividade, os inscritos conhecerão a área de atuação do Engenheiro de Alimentos!
Divididos em grupos, participarão de jogos e dinâmicas que abordarão temas sobre como a Engenharia de Alimentos contribui para garantir o futuro da alimentação mundial.
Após os debates gerados em torno do tema, os grupos farão uma breve apresentação sobre o que foi discutido na equipe.

Engenharia Civil – COMPETIÇÃO DE PONTES VIRTUAIS
Nessa oficina, os participantes vivenciarão um pouco dos desafios que um Engenheiro Civil enfrenta no dia a dia.
Por meio de um programa, eles terão de projetar uma ponte com o menor custo possível, seguindo um conjunto de especificações.  No final, as pontes serão avaliadas.

Engenharia de Computação – SOLUÇÕES ENVOLVENDO INTERNET DAS COISAS COM CIÊNCIA DE DADOS NO CONTEXTO DO MAUÁ SMART CAMPUS
Os participantes dessa oficina serão desafiados a desenvolverem um sistema simples envolvendo o recebimento de informações de sensores IoT, com tratamento das informações pelo viés de Ciência de Dados e apresentação dos resultados por um aplicativo móvel para smartphones Android.
Conceitos da Engenharia de Computação que serão envolvidos:
– Internet das Coisas;
– Banco de Dados;
– Linguagens de programação;
– Ciência de Dados;
– Desenvolvimento de aplicativos móveis.

Engenharia de Controle e Automação: APRENDENDO A PROGRAMAR ROBÔS
Nessa atividade, será possível conhecer um ambiente virtual para a simulação de robôs móveis!
Os participantes aprenderão como programar um robô móvel para fazer tarefas simples de movimentação. Esse ambiente é bem real e fiel ao comportamento dos robôs verdadeiros. Serão apresentados os conceitos relativos à área de robótica móvel, uma das principais áreas da Engenharia de Controle e Automação. Essa atividade será o pontapé inicial para você que deseja aventurar-se no universo da robótica.

Engenharia Elétrica – PROJETO DE UMA USINA SOLAR FOTOVOLTAICA RESIDENCIAL
Nessa oficina, será apresentada a Engenharia Elétrica, com a aplicação de uma Usina Solar Fotovoltaica.
Atualmente, as fontes de energia renováveis estão apresentando um crescimento significativo na matriz energética do Brasil e do mundo. Energia solar fotovoltaica é a fonte de energia que mais cresceu nos últimos anos no mundo, embora ainda tenha pouca representatividade na matriz energética.
Pensando nessa importante fonte de energia, os participantes da oficina terão a oportunidade de aprender a fazer um projeto de uma usina solar fotovoltaica para sua residência.

Engenharia Eletrônica – SUPERVISÃO REMOTA UTILIZANDO INTERNET DAS COISAS (IOT) E ATIVIDADE ON-LINE COM O TINKERCAD
A área de atuação da Engenharia Eletrônica é bem ampla; contempla, entre tantas outras: sensoriamento, automação, telecomunicações, dispositivo móveis e programação.
Nessa atividade, além da apresentação dos campos de atuação da Engenharia Eletrônica, será possível conhecer exemplos práticos do conceito de Internet das Coisas, por meio de interação remota com o Smart Campus da Mauá. Também será realizada uma atividade de projeto com o simulador on-line e gratuito Tinkercad (Autodesk), na qual os participantes poderão simular uma aplicação com a plataforma Arduino.

Engenharia Mecânica – CORRIDA DE CARROS
Nesta oficina, os participantes conhecerão um pouco mais da aplicação da Engenharia Mecânica, por meio do funcionamento de um motor.
Serão apresentados um sistema de transmissão e, por um dinamômetro, a instalação de um motor e o levantamento da curva de potência.
Os participantes serão divididos em equipes e poderão interagir com a atividade escolhendo a melhor engrenagem para a instalação num veículo. Esses veículos serão testados, ao vivo, no campus numa prova de arrancada.

Engenharia de Produção – O ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO DO SÉC. XXI
Os participantes desta oficina conhecerão a área de atuação da Engenharia de Produção, por meio de uma breve apresentação, e serão desafiados a participarem de um Quiz para testarem todos os seus conhecimentos.

Engenharia Química – DESAFIO DE INVESTIGAÇÃO E QUÍMICA
Nessa divertida oficina, os participantes terão de desvendar um mistério utilizando os seus conhecimentos do Ensino Médio, em Química, e breves pesquisas. Assim, conhecerão um pouco mais sobre a área de atuação da Engenharia Química.
Para obter pistas e solucionar o caso, os participantes precisarão reconhecer padrões de impressões digitais, utilizar conceitos de densidade, conhecimentos da tabela periódica e fazer uma breve pesquisa não só sobre corantes alimentícios, mas também sobre alguns cientistas laureados com o Prêmio Nobel.

ATIVIDADES EXTRAS PARA ALUNOS

CRIAÇÃO DE APLICATIVOS COM O MIT APP INVENTOR
Após breve explicação sobre a ferramenta, os alunos criarão um jogo simples usando o MIT App Inventor.

LANÇAMENTO OBLÍQUO
Nessa atividade, os participantes terão contato com a cinemática do movimento em duas dimensões, por meio do estudo do lançamento oblíquo de uma bolinha de aço de um canhão que estará no Laboratório de Física 1, da Mauá.
Essa atividade será dividida em duas partes:
– parte 1 – estudo da teoria de cinemática do movimento no plano e suas aplicações em Engenharia;
– parte 2 – análise de um vídeo do movimento do lançamento da bolinha utilizando-se um programa de análise de imagens (software TRACKER).
Ao final da oficina, os participantes serão capazes de fazer um vídeo, com o celular, e utilizar o programa TRACKER para analisar o movimento.

GEOMETRIA PLANA NO GEOGEBRA
Os participantes trabalharão construindo polígonos, determinando ângulos internos, perímetro e área. Em especial, serão abordadas as relações métricas no triângulo.

GRÁFICOS DE FUNÇÕES LINEARES E QUADRÁTICAS NO GEOGEBRA
Os participantes trabalhão com gráficos de retas e funções quadráticas, com o objetivo de criar uma ilustração usando como base essas representações.

USO DE CONSRUÇÕES GEOMÉTRICAS PARA A CUSTOMIZAÇÃO DE UM PORTA-CELULAR
A oficina on-line mostrará como construções geométricas podem ser utilizadas para criar um modelo de um produto real. Os participantes receberão um arquivo de um porta-celular como um template e irão customizá-lo. Os que desejarem poderão enviar o arquivo que fizeram para ser cortado com laser pelo FabLab Mauá e, depois, retirá-lo numa minivisita.

EXCEL BÁSICO 1 – GRÁFICOS
Os participantes aprenderão a criar gráficos cartesianos, de barras, histogramas e outras representações. Também será abordada a criação de linhas de tendência.

EXCEL BÁSICO 2 – TABELAS DINÂMICAS
Os alunos aprenderão a gerar tabelas dinâmicas com medidas que incluem operadores matemáticos e filtros.

JOGO SUSTENTÁVEL
Com um Jogo Sustentável, os participantes recriarão um ambiente de negociação ambiental similar ao que ocorre em negociação para acordos climáticos. Assim, deverão incentivar ações que contribuam para a sustentabilidade do planeta.
Numa negociação, as variáveis de poder, tempo e informação influenciam diretamente o processo de tomada de decisão. O objetivo deste jogo é promover a reflexão sobre o comércio, o trabalho em equipe e a influência dos seres humanos no desenvolvimento sustentável do nosso planeta.

OFICINAS ESPECIAIS PARA CORPO DOCENTE DO ENSINO MÉDIO
26/09 às 8h45

DESIGN THINKING PARA EDUCADORES
A oficina tem o objetivo de apresentar e aplicar a abordagem do Design Thinking utilizando seus conceitos, princípios, valores, metodologia e ferramentas para a solução de problemas e desafios na área educacional.
Itens que serão abordados:
– o que é Design Thinking? Conceitos, princípios, valores e exemplos;
– como funciona a metodologia do Design Thinking: Descoberta (Imersão), Interpretação (Análise e Síntese), Ideação (Geração de Ideias), Experimentação (Prototipação) e Evolução.
– aplicando na prática as estratégias de Design Thinking na área educacional: atividade prática com a utilização de ferramentas e técnicas.
Antes de participar dessa oficina, clique aqui e faça uma leitura indicada pelos professores que aplicarão a atividade!

ENSINO HÍBRIDO – UMA INOVAÇÃO DISRUPTIVA
A oficina tem o objetivo de apresentar e aplicar a abordagem do Ensino Híbrido utilizando seus conceitos, princípios, metodologia e ferramentas para a solução de problemas e desafios na área educacional.
Itens que serão abordados:
– reflexão sobre os problemas atuais no ensino: os problemas de Aprendizagem para as novas gerações de alunos, e como a Aprendizagem Ativa pode auxiliar nesse contexto;
– técnicas de Aprendizagem Ativa: serão usadas algumas técnicas de aprendizagem ativa durante a oficina (Flipped Classroom, Blended Learning, Peer Instruction, TBL);
– definição de Ensino Híbrido: atividade prática usando ferramentas tecnológicas (Kahoot, Plickers);
– análise de Cenários: atividade prática usando ferramentas tecnológicas (Kahoot, Plickers)
– vivenciando o Ensino Híbrido: serão desenvolvidas atividades práticas usando modelos de rotações por estações com o uso de textos e vídeos para vivenciar o Ensino Híbrido.
Materiais Prévios para leitura e visualização antes da Oficina: Leitura | Vídeo

Inscrições abertas para o Vestibular Mauá 2021! MAUA.BR/VESTIBULAR
Com 1.210 vagas divididas entre os cursos de Administração, Design e Engenharia (Alimentos, Civil, Computação, Controle de Automação, Elétrica, Eletrônica, Mecânica, Produção e Química), todas para o campus de São Caetano do Sul, a Mauá oferecerá, ainda, 59 (cinquenta e nove) bolsas de estudo integrais para os candidatos que atingirem os melhores resultados no processo seletivo 2021, conforme Edital específico com o regulamento sobre o Programa de Excelência Acadêmica.
Descubra 60 razões para ser Mauá: maua.br/60razoes

#MauaHandsOn #MauaHandsOn2020 #carreira #profissao #Graduacao #Engenharia #Administracao #Design #eusouMaua #vaiMaua #orgulhodeserMaua #Vestibular #VestibularMaua #VestibularMaua2021 #60Razoes #60RazoesParaSerMaua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.