Vestibular em ano de pandemia: um emaranhado de sentimentos

Matéria de Gabriela Azevedo, psicoterapeuta, orientadora de carreira e coordenadora da Academia de Talentos da Mauá

Todo adolescente em ano de vestibular passa naturalmente por um período de muita ansiedade. Ele se sente pressionado, é constantemente assombrado pelo medo de não ser aprovado, precisa lidar diariamente com a expectativa da família, dos amigos e dele mesmo. Em meio a tudo isso, o adolescente precisa se concentrar e focar no estudo.
Este cenário por si só já é desgastante para o jovem. Agora vamos pensar nele dentro do contexto da Pandemia.

A Pandemia traz a sensação de falta de controle, gera incertezas e muita ansiedade. Há a preocupação com as pessoas que estão doentes e, para alguns, o confronto com a perda. A solidão por estarem privados do convívio diário com amigos gera angústia.

Estes são sentimentos que facilmente potencializam a insegurança que o jovem já estava vivendo e com isso surgem novos receios, como:
– “e se a prova não acontecer? Terei jogado fora o meu ano inteiro?”;
– “não consigo me concentrar”;
– “eu sinto que não vou dar conta”;
– “eu sou o único com tanto medo?”.
A tudo isto, pode se somar, ainda, as inseguranças típicas da adolescência.

Este emaranhado de sentimentos, aos olhos de muitos vestibulandos, parece intransponível. Sem saber lidar com a situação, o adolescente acaba colocando sua capacidade em cheque, se sentindo paralisado.

Orientações para o adolescente

Seguem algumas orientações para ajudar a mitigar a ansiedade e atravessar esta fase com menos sofrimento:
1) Converse sobre seus sentimentos. É importante falar sobre os medos, sobre a Pandemia, sobre a pressão que está sentindo. Ao conversar com outra pessoa, você ganhará novas perspectivas.
2) Organize a rotina. O “aparente” excesso de tempo aliado à dificuldade de planejamento presentes nesta fase, pode prejudicá-lo no cumprimento das suas tarefas. Não esqueça de equilibrar a rotina de estudo com trocas virtuais com os amigos e momentos com a família.
3) Você tem “ferramentas internas” para lidar com a situação. Relembre situações de estresse que conseguiu superar e identifique esses mecanismos dentro de você.
4) Pense com o grupo de amigos em soluções criativas para tornar este período mais leve e produtivo.
5) Se perceber que o nível de ansiedade, tristeza, irritabilidade e desânimo está acentuado ou no seu limite: busque ajuda de um psicólogo. Os psicólogos estão atendendo on-line.

Webinar de Acolhimento – participe!
A Gabriela realizará um webinar de acolhimento, que acontecerá no dia 7 de julho. Este evento será gratuito e nele  será conversado sobre os sentimentos, as preocupações e os medos presentes nesta fase. Acesse o link e saiba mais!

Conheça os cursos de Graduação em Engenharia, Administração e Design da Mauá e se inscreva para receber informações sobre o Processo Seletivo 2021!

#VestibularnaPandemia #Vestibular2021 #VestibularMaua2021 #carreira #futuro #JovemnaFaculdade #EscolhadaProfissao #vocacao #AcademiadeTalentos #AcademiadeTalentosMaua #VestibularEngenharia #VestibularAdministracao #VestibularDesign

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.