A Ciência e suas contribuições à sociedade

Apesar de muitas vezes passar despercebida, as Ciências têm um papel fundamental no desenvolvimento da sociedade, trazendo diariamente contribuições e mudanças que facilitam e podem até salvar muitas vidas.

O mundo muda de forma constante e veloz. Poucos anos atrás, atravessar fronteiras e visitar outros países era inacessível para a maior parte da população. Durante as Guerras Mundiais, por exemplo, muitos imigrantes e fugitivos passaram a viver em outras terras, rompendo definitivamente, na maioria dos casos, o relacionamento com familiares; hoje, com apenas um ‘clique’, é possível – literalmente – atravessar o mundo e manter o contato com os entes queridos que estão em outras regiões.

Esse e todos os outros avanços vividos na atualidade foram frutos de árduo estudo dos cientistas e profissionais que seguem trabalhando incansavelmente em busca de soluções que otimizem os processos e solucionem os problemas que a sociedade vem enfrentando ao longo de sua história.

Imagine como seria o nosso trabalho neste tempo de Pandemia? Sem os recursos desenvolvidos pelos profissionais da Ciência e Tecnologia, o desemprego, que já é algo extremamente preocupante, poderia ter uma taxa ainda maior e trazer consequências ainda mais graves à Economia e à vida de todos.

Quero ser um(a) profissional do Futuro! Primeiros passos

Como se preparar para contribuir e obter destaque no atual cenário do Mercado de Trabalho?

Segundo Milton Beck, Diretor Geral do LinkedIn para a América Latina, “Escolher o melhor caminho para nos prepararmos às novas demandas da nossa profissão ou, mais ainda, de uma outra carreira para a qual queiramos ingressar é cada dia mais desafiador.”

De acordo com o levantamento “Profissões Emergentes”, realizado também por essa rede social com foco em profissionais, 9 entre as 15 áreas com mais ascensão estão relacionadas à Tecnologia da Informação, Inteligência Artificial, internet, softwares e programação. Isso porque o mundo está cada vez mais digital – e precisa urgentemente de pessoas aptas e com vontade de desenvolver novos serviços nessas áreas.

Com isso, percebemos a importância das Engenharias, com profissionais que atuam em vários segmentos e contribuem para o desenvolvimento dos países. E a Mauá tem orgulho de ser referência na formação de engenheiros e engenheiras com mentes inovadoras e perfil diferenciado, capazes de solucionar problemas e criar novos produtos, serviços e Tecnologias que transformam o mundo.

Com a Engenharia nós contamos, por exemplo, com a produção em larga escala de produtos alimentícios, item de necessidade básica da população. O(a) engenheiro(a) está envolvido em todos os processos, desde o recebimento da matéria-prima e seu armazenamento (Engenharia de Alimentos e Engenharia Química), processos de produção – chão de fábrica (Engenharia de Produção), recursos (Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica e Engenharia Mecânica), desenvolvimento de novos produtos, controle de qualidade (Engenharia de Produção), transporte dos produtos, seja via terrestre, aérea ou naval (Engenharia Civil e Engenharia Mecânica), embalagens que preservem o alimento em todas as etapas até que o mesmo chegue em sua residência, além de estudos e aplicações de técnicas que conservem os seus índices nutricionais (Engenharia de Alimentos / Engenharia Química).

Mas para tornar um projeto real, atrativo e essencial aos seus consumidores, o Design tem um importante papel. Profissionais da área geralmente trabalham com o time de Engenharia no levantamento de dados para identificar as necessidades da sociedade, estudam o comportamento de seu público-alvo, criam soluções considerando sua estética e ergonomia, entre muitos outras atribuições fundamentais em todo o processo de concepção ou melhorias de um bem ou serviço.

Agora, uma coisa é fato: sem Liderança e Gestão, é praticamente impossível tirar uma ideia do papel. Além disso, o mercado de Investimentos é uma estratégia interessante não só para as corporações, mas também para o público investidor. Por isso, a Administração também tem papel importantíssimo em todos os segmentos e empresas. A Gestão faz tudo acontecer de forma ordenada, soluciona os problemas e traça estratégias que trarão lucro às corporações.

Vestibulando, você já sabe qual carreira seguir? Conheça os cursos de Graduação em Engenharia, Administração e Design da Mauá e se inscreva para receber informações sobre o Processo Seletivo 2021!

#MauaContraCoronavirus #Ciencia #Tecnologia #Inovacao #ProfissoesdoFuturo #Engenharia #Administracao #Design #eusouMaua #vaiMaua #orgulhodeserMaua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.