Alumni Mauá: relacionamento e conexão com egressos

A Mauá está promovendo alguns projetos com o objetivo de trocar experiências e vivências com os seus egressos, além de mantê-los em contato com a Instituição e com a AEXAM – Associação de Ex-alunos!

O Alumni Mauá tem o objetivo de integrar os profissionais Mauá com toda a comunidade Mauá, para que possam compartilhar com os amigos e futuros colegas de profissão anseios, dúvidas, desafios e vitórias.

Vanessa Meloni Massara, 46 anos, se formou em Engenharia Civil em 1996 e construiu sua carreira no ramo da Pesquisa e da Educação. “Desde pequena sempre quis construir; adorava olhar os prédios, pontes, tudo o que tivesse a ver com construção. Fiz o curso de Edificações na Escola Técnica Estadual Getúlio Vargas (Ipiranga) para ver se era isso mesmo o que eu queria e aí, em 91, entrei na Mauá. Foi uma época maravilhosa, de juventude e aprendizado, e a base de tudo o que obtive depois. 

Pouco depois de me formar, a empresa onde eu trabalhava desde o curso técnico, teve problemas financeiros e tive que partir para outro ramo de atuação: o Ensino. 

Devo ao Instituto Mauá de Tecnologia, a capacidade de mudança. Através de sua sólida formação, fui capaz de “construir” essa adaptação profissional. Ressalto a minha gratidão em particular, aos Professores Doutores André Luiz de Lima Reda e Eleno de Paula Rodrigues, que me auxiliaram na continuação dos estudos e no ingresso na carreira em pesquisa e docência. 

Comecei minha atividade em ensino como Professora Contratada do Instituto Federal de São Paulo (antigo CEFET, no Metro Armênia), ministrando aulas para os segundos e terceiros anos (período diurno) do técnico em Edificações. Adorei a experiência vibrante de todo dia, encarar mais de 100 alunos, ensinar e ao mesmo tempo, “monitorar” uma platéia de jovens brilhantes e cheios de questionamentos.

A partir daí, busquei me aperfeiçoar quanto às necessidades de Ensino e fui para a Universidade de São Paulo em 1999, onde colaboro como Pesquisadora Doutora desde então. Durante esses 20 anos, tenho atuado em diferentes temas, inseridos em Engenharia Urbana (EPUSP), Energias com ênfase em Petróleo e Gás Natural (IEE USP); Inovação em Sistemas Logísticos (EPUSP) e Planejamento Integrado de Recursos Energéticos (EPUSP).

Nesse período, além de assistência docente, desenvolvi projetos e trabalhos técnicos em parceria Universidade-Empresas, publiquei 2 livros, mais de 50 artigos, fui convidada a ser Editora Associada de periódicos internacionais, além de estabelecer contato com docentes do Politécnico de Turim, do London School of Economics, da Universidade de Saravejo e da Universidade de Harvard.

Toda essa mudança, de início, pareceu ir contra a minha pretensão inicial de “construir”; mas após 20 anos, percebo que, continuo construindo, através da convivência com os jovens universitários; compartilhando novas metas que alimentam a pesquisa e disseminação do conhecimento e que constituem o meu objetivo de vida.

Agradeço a Associação de Ex-Alunos (AEXAM) por intermédio da Alexsandra Tomaz, a oportunidade de relatar minha experiência profissional e minha gratidão aos Docentes e ao IMT. “

Vanessa Meloni Massara, Eng. Civil (EEMauá); Mestre em Eng. Civil (EPUSP); Doutora em Energia (IEEUSP) e Pós Doutora em Engenharia de Produção (EPUSP).

http://lattes.cnpq.br/1870012724154042

#EgressosMaua #AlumniMaua #Engenharia #EngenhariaCivil #AEXAM #ParaSempreMaua #eusouMaua #vaiMaua #orgulhodeserMaua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.