Por que participar dos Hackathons na SMILE 2019?

A Semana Mauá de Inovação, Liderança e Empreendedorismo – SMILE 2019 está repleta de atividades para o desenvolvimento de habilidades e competências de seus participantes.

Entre eles, destacamos hoje os Hackathons que acontecerão durante o evento!

Prof. Everson Denis, coordenador do curso de Engenharia de Computação da Mauá, explica os benefícios de participar dos Hackathons na SMILE 2019!

 

O que é Hackathon?

Resulta de uma combinação das palavras inglesas “hack” (programar de forma excepcional) e “marathon” (maratona).

Apesar da definição inicial, pode-se conduzir um Hackathon de formas diferentes e com objetivos diversos. Os Hackathons podem ser aplicados para construção de softwares, inovações corporativas, recrutamento de novos profissionais, melhoria na sociedade, melhorias nos serviços de uma empresa, entre outros.

 

Por que participar?

Nesses eventos, os participantes têm a oportunidade de concorrer a prêmios, podem ampliar seus conhecimentos, desenvolver a criatividade, trabalhar em equipe, tomar decisões, definir ações estratégicas, interagir com participantes de outras áreas, fazer networking, estimular o empreendedorismo, participar de um projeto real e colaborativo, além de deixar um legado para a sociedade.

Os Hackathons serão conduzidos por profissionais de empresas de áreas diversas que deverão propor os desafios baseados em problemas reais, com auxílio e supervisão de professores e funcionários da Mauá.

 

Premiações

A premiação ocorrerá para os 3 grupos mais bem classificados na banca avaliadora. Critérios para seleção do projeto vencedor:

  • adequação à proposta;
  • caráter inovador da solução;
  • viabilidade técnica e financeira;
  • relevância e impacto da solução;
  • qualidade da apresentação.

Confira abaixo as opções de Hackathons disponíveis!

 

Hackathon Unisys – “Making Smart Cities Safer”

 

O Hackathon Unisys-Mauá foi projetado como uma maratona de 12 horas de inovação e idealização com foco na segurança das cidades digitais, onde o tema central da competição é “Making Smart Cities Safer”. O evento é promovido pela Unisys, empresa global de tecnologia da informação especializada em soluções focadas para indústria com protocolos avançados de segurança, e o Instituto Mauá de Tecnologia, um dos principais centros de ensino e pesquisa nas áreas de Engenharia, Design e Administração.

Prêmios

1.° lugar – R$ 3.000,00

2.° lugar – R$ 2.000,00

3.º lugar – 1.000,00

As inscrições são gratuitas e terminam no dia 30 de abril de 2019. Os times devem se inscrever no site da SMILE e também no site da Unisys, além de fazer pessoalmente o credenciamento até às 7h30 (horário de Brasília) do dia 23 de maio de 2019, no local do evento (campus Mauá São Caetano do Sul).

Aberto ao público!

 

Hackathon Oracle – Oracle Blockchain Experience

Venha aprender como tecnologias emergentes com inteligência artificial, internet das coisas – IoT e blockchain irão transformar a dinâmica nas grandes cidades nos próximos anos e impactar milhões de vidas. Durante esta experiência, vamos nos aprofundar na tecnologia de blockchain e jogar o famosos jogo de tabuleiro “Banco Imobiliário”, com uso da tecnologia de blockchain.

Prêmio

Os vencedores serão convidados a passar um dia na Oracle pós evento!

Inscreva-se e participe! Dia 23 de maio de 2019, das 9h às 17h30 (z São Caetano do Sul).

Aberto ao público!

 

Ultra Hackathon 2019 – Ultragaz

Como a Ultragaz pode otimizar o uso de recursos e insumos nas indústrias e agronegócio brasileiros?

Você é nosso(a) convidado(a) a responder essa pergunta no Ultra Hackathon 2019. Você e seu grupo, além de criarem novos diferenciais competitivos em produtos ou serviços, também desenvolverão um plano de negócio para implementação da inovação. E as melhores ideias ainda poderão ser implementadas pela Ultragaz, empresa líder no mercado de distribuição de gás liquefeito de petróleo (GLP). Vai ficar fora dessa?

Prêmios

1.° Lugar

  • apresentação da solução para a banca executiva da Ultragaz;
  • estágio de férias na área de Desenvolvimento Empresarial;
  • curso de Design Thinking;
  • kit

2.° Lugar

  • apresentação da solução para a banca executiva da Ultragaz;
  • curso de Design Thinking;
  • kit

 3.° Lugar

  • apresentação da solução para a banca executiva da Ultragaz;
  • kit

O Ultra Hackathon acontecerá nos dias 20 e 21 de maio de 2019. Inscreva a sua equipe!

 

#SMILEMaua #SMILEMaua2019 #Hackathon #Oracle #Unisys #Ultragaz #Administracao #Design #Engenharia #eusouMaua #vaiMaua #orgulhodeserMaua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.