Está chegando: Eureka Mauá 2018!

O evento acontecerá neste fim de semana: 26 e 27 de outubro (sexta-feira e sábado), das 14h às 20h30 e 28 de outubro (domingo), das 14h às 18h30.

A 24.ª edição da Eureka Mauá está chegando. Você é o(a) nosso(a) convidado(a) e esperamos a sua visita aqui no Campus do IMT de São Caetano do Sul (Praça Mauá, 1)!

Durante os 3 dias de exposição, os visitantes da comunidade local e representantes de empresas poderão conferir mais de 215 Trabalhos de Conclusão de Curso – TCCs nas áreas de Administração, Design e 9 áreas da da Engenharia (Alimentos, Civil, Computação, Controle e Automação, Elétrica, Eletrônica, Mecânica, Produção e Química).

Ideias inovadoras não faltam. E para aguçar a sua curiosidade, confira, a seguir, alguns dos projetos que você encontrará por aqui. 😉

 

Eleições

Tema em alta na atualidade, que incentivou os formandos a trazerem soluções inovadoras!

Pensando em melhorar o sistema de apuração dos votos, os alunos de Engenharia de Computação criaram o PRIVOTE, um sistema de votação que utiliza “Blockchain“. Essa tecnologia é usada em criptomoedas, como o BITCOIN, garantindo a veracidade de transações. Por usar tal tecnologia, o nível de segurança e de veracidade das informações de uma votação é elevado, dificultando o trabalho de hackers.

Outro tema bastante abordado nas Eleições 2018 é o alto índice de desemprego. Pensando na demora dos processos e a falta de retorno aos candidatos, outro grupo de Engenharia de Computação criou um aplicativo para facilitar a procura de oportunidades, de forma semelhante ao aplicativo de relacionamentos Tinder, tornando a usabilidade simples, familiar e agilizando o processo por meio do sistema de “matchs”.

 

Sustentabilidade

Um grupo de Design criou o projeto Oásis, que trará locais de lazer, conforto, incentivo e conscientização ao uso de energia renovável em mobiliário urbano. No projeto, adota-se a energia solar tendo como inspiração uma árvore, composta por painéis solares, tomadas de energia, banco, acesso Wi-Fi, câmera, iluminação LED, sensores de presença e temperatura, entre outros.

Alunos de Engenharia de Computação, por sua vez, criaram o Sustek, um sistema de monitoramento e previsão para consumo inteligente de energia elétrica. O dispositivo consiste num medidor de potência elétrica que envia dados de consumo dos equipamentos conectados para um servidor na nuvem, que com técnicas de “Machine Learning” orienta o usuário a otimizar seu consumo.

Agora, já imaginou ter uma estufa hidropônica automatizada em casa? Os alunos de Engenharia Eletrônica têm a solução!

O consumo de alimentos orgânicos de alto valor nutricional tem se tornado uma preocupação para muitas pessoas. Uma forma de conhecer a origem do alimento que se consome e ter mais saúde é por meio do cultivo doméstico. A estufa permite o controle do ambiente, da solução nutritiva e da iluminação da área plantada, contribuindo para a melhor qualidade do alimento.

 

Soluções para o seu pet

Cães, gatos, e outros animais de estimação são tratados hoje como membros da família. E pensando em proporcionar mais qualidade de vida ao seu companheiro ou companheira, alunos de Administração, Engenharia de Alimentos e Engenharia Química se reuniram para desenvolver um plano de negócios de suplemento simbiótico para cães e gatos.

Wearable para pet? Sim, aqui você encontrará um dispositivo de IoD – Internet of Dogs, ou Internet para Cachorros! Por meio de um sensor “Pet Care” e um aplicativo para celular, você poderá monitorar e controlar indicadores relacionados ao bem-estar do animal, como temperatura, umidade e ruído do ambiente, localização e dinâmica do cachorro, além de informações relacionadas ao histórico de vacinação, medicamentos e tratamento.

Outro grupo de Administração criou o ItPet, plataforma que visa conectar empreendedores do ramo a clientes, para venda de produtos e serviços ao seu pet.

Os alunos de Design, por sua vez, desenvolveram uma plataforma que promete criar uma nova modalidade de emprego, para que você, por meio de um aplicativo, encontre pessoas que façam e entreguem em sua residência, comida natural e balanceada para cachorros.

Você encontrará, ainda, o “Pet Food” Liofilizado, um alimento desidratado a frio, destinado a cães adultos que não possuem restrição alimentar. Conveniente, pois é reconstituído em poucos minutos, bastando adição de água à temperatura ambiente para o consumo. A liofilização é um método de conservação eficaz na preservação das características nutricionais e sensoriais do alimento. 😉

 

Você é o(a) nosso(a) convidado(a) especial para conferir esses e muitos outros trabalhos ligados às áreas da saúde, IoT, comércios, serviços gerais, indústrias, entre muitos outros! Inscreva-se e participe!

 

O próximo vestibular está próximo. E você poderá escolher o melhor dia para realizar a sua prova (20 de novembro ou 2 de dezembro) e ainda concorrer a uma das 57 bolsas de estudo integrais que serão disponibilizadas aos melhores no vestibular. INSCREVA-SE!

 

#EurekaMaua2018 #TCC #Administracao #Design #Engenharia #vempraMaua #vestibular #OProximoEstaProximo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.