4 dicas para quem ainda tem dúvida sobre a escolha de sua carreira

O vestibular está cada vez mais próximo de acontecer e, se você está no 3. ° ano do Ensino Médio, deve estar passando por momentos de tensão: e agora, qual carreira escolher?

 

Dúvida mais do que cruel, não é mesmo? Mas fique calmo (a), pois nós tentaremos lhe ajudar nessa missão!

 

1) Conheça-te a ti mesmo

É fundamental, antes de ter qualquer iniciativa, que você reflita sobre sua vida e tudo o que lhe motiva. Considere, também, suas características pessoais e comportamentais. Desse modo, ficará mais fácil saber identificar o que lhe dá prazer e, com isso, partir para a próxima etapa. 😉

 

2) Reflita sobre sua vida escolar

Quais foram as disciplinas que mais lhe cativaram? Em quais delas você “mandava bem”?

Analise profundamente o seu desempenho na escola e considere, também, o seu perfil como aluno, por exemplo facilidade em relacionar-se com os colegas, facilidade em absorver o conteúdo, facilidade de concentração etc.

 

3) Quais são suas prioridades?

Nós sabemos que as duas primeiras etapas não são tão fáceis. Há muito o que refletir, não é mesmo? Mas una os seus pensamentos e some isso ao seu estilo de vida.

Escolher uma profissão vai bem além de fazer o que gosta. Trabalhar envolve relacionar-se com outras pessoas, viver muitas horas em ambientes diferentes, mudar o seu estilo de vida. Portanto, pense nas mudanças que as profissões trarão à sua vida.

Exemplo: se eu sou uma pessoa muito apegada ao lugar onde vivo e pessoas com quem me relaciono, talvez não me sinta à vontade numa carreira que exija de mim um tempo maior em viagens.

 

4)Informe-se sobre as profissões!

No Brasil há, pelo menos, 250 profissões estabelecidas no mercado, com infinitas possibilidades de atuação. Nas 3 primeiras etapas você pode ter encontrado sua vocação por área (“Sou Humanas!”; “Sou Exatas!”), e agora chegou a hora de pesquisar sobre as possibilidades de carreira!

Pense no que você gostaria de fazer; depois, no que essa carreira exigirá de você e como será o seu estilo de vida; por último, abrace – ou descarte – a opção!

 

E para saber mais sobre sua profissão almejada, nada melhor do que colocar a mão na massa e viver uma experiência prática!

Neste sábado, 29 de setembro, a Mauá abrirá as suas portas para que você descubra para o que foi feito(a): participe do Mauá Hands On 2018, um  dia de experiências nas áreas de Administração, Design e Engenharia!

O Mauá Hands On é um evento, gratuito, destinado a estudantes do Ensino Médio com o objetivo de auxiliar na escolha ideal do curso de graduação. Serão oferecidas oficinas dos 11 cursos disponíveis na Mauá: Administração, Design, Engenharia de Alimentos, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Engenharia Química.

Embora as vagas para as oficinas já tenham sido preenchidas, você ainda pode participar, conferir algumas exposições e conhecer de perto a infraestrutura do Campus de São Caetano do Sul, que, com 130.000m² e mais de 100 laboratórios, oferece uma das melhores infraestruturas do País. Saiba mais!

 

E você, tem mais dicas de como escolher a sua carreira para compartilhar com os colegas? Deixe aqui nos comentários!

 

O próximo vestibular está próximo. E você poderá escolher o melhor dia para realizar a sua prova (20 de novembro ou 2 de dezembro) e ainda concorrer a uma das 57 bolsas de estudo integrais que serão disponibilizadas aos melhores no vestibular! INSCREVA-SE!

 

#carreira #profissao #vestibular #Administracao #Design #Engenharia #vempraMaua #OProximoEstaProximo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.