Alunas da Mauá participam de Conferência Jovem da ONU

Transformar o mundo. Essa é a missão depositada nos jovens que são símbolo da esperança e de um futuro melhor.

De 9 a 13 de agosto, aconteceu a Youth Assembly, uma conferência na sede da ONU (Organização das Nações Unidas), em Nova Iorque – EUA, voltada aos jovens líderes transformadores no mundo, de 18 a 30 anos de idade, para discutirem os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável do Planeta e Liderança Jovem (para saber mais sobre o programa, clique aqui).

Como curiosidade, a ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável é uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas em setembro de 2015, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.

 

A Mauá orgulha-se em informar que as ex-alunas formadas em 2015, Giovana Smeets (Administração) e Lucianna Bellacosa (Engenharia Civil), foram selecionadas para participarem do evento! Elas contam, abaixo, como foi essa experiência.

Da esquerda para a direita: ex-alunas Lucianna Bellacosa (Engenharia Civil) e Giovana Smeets (Administração)

“Primeiramente, foi muito interessante o processo seletivo para participar do programa. Queriam saber efetivamente como estamos causando um impacto positivo no mundo, com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. E isso não precisa ser feito necessariamente no trabalho formal; pode ser por um projeto de pesquisa feito na universidade, por trabalho voluntário em alguma ONG, por projetos pessoais ou até mesmo por pequenas atitudes no dia a dia que impactam a comunidade na qual estamos inseridos.

No evento, as palestras e workshops abordaram temas muito atuais e relevantes, além de trazer convidados muito renomados em suas áreas de atuação. Por ser um evento para jovens, houve um foco bem grande em tecnologia para promulgar projetos a fim de atingir os ODS. Além disso, as sessões também tiveram um caráter bem motivacional, algo que muitas vezes falta ao jovem que tem ideias mas encontra dificuldade para colocá-las em prática.

Para nós, em particular, o mais transformador de participar desse evento foi poder conhecer pessoas igualmente inquietas com os problemas socioambientais e motivadas para colocar ações de mudança em prática. México, Alemanha, Malásia, Seychelles, Serra Leoa, Reino Unido, Estados Unidos, Índia são só alguns dos países que podemos citar dos quais conhecemos pessoas tão culturalmente diferentes, mas ao mesmo tempo com valores tão parecidos.

Foram trocas de experiências, métodos e resultados com jovens de todo o mundo (com currículos totalmente diferentes dos nossos) que têm feito muita coisa bacana por aí. Vimos na prática sobre como, mesmo agindo localmente, impactamos globalmente.

Mudar o mundo não é fácil, mas é muito confortante e motivador saber que tem mais gente nessa aventura com você.

 

A Mauá cumprimenta as ex-alunas pelas ações e reconhecimento! Juntos, sempre somos mais fortes!

 

Seja você também um agente transformador: conte com a Mauá!

O próximo vestibular está próximo. E você poderá escolher o melhor dia para realizar a sua prova (20 de novembro ou 2 de dezembro) e ainda concorrer a uma das 57 bolsas de estudo integrais* que serão disponibilizadas aos melhores no vestibular. Faça seu pré-cadastro e acompanhe as novidades em primeira mão.

*Mais informações em breve, no lançamento do Edital do Vestibular Mauá 2019.

 

#ONU #YouthAssembly #ODS #DesenvolvimentoSustentavel #jovens #sustentabilidade #lideranca #LiderancaJovem #eusouMaua #vaiMaua #orgulhodeserMaua #vempraMaua #vestibular #OProximoEstaProximo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.