Engenheiro(a) de Produção e suas áreas de atuação!

Se você é curioso(a), gosta de resolver problemas, cria sistemas para gerir o seu dia a dia, é capaz de realizar diagnósticos sobre tudo o que o(a) cerca e tem facilidade de relacionar-se com outras pessoas, existe grande chance de tornar-se um(a) excelente engenheiro(a) de produção! 😀

Essa é uma das áreas mais requisitadas no mercado, cujo profissional é capaz de atuar em todos os segmentos das empresas. Compete a esse profissional o projeto, a implantação, a operação, a melhoria e a manutenção de sistemas produtivos de bens e serviços, envolvendo homens, materiais, tecnologia, informação e energia, além de especificar, prever e avaliar os resultados obtidos desses sistemas para a sociedade e o meio ambiente, recorrendo a conhecimentos especializados de Matemática, Física, Ciências Humanas e Sociais, com os princípios e métodos de análise e projeto da Engenharia.

 

Engenharia de Produção x Administração

Muitos profissionais e organizações se confundem e são semelhantes em alguns pontos de ambas as áreas. Entretanto  observa-se que a área do conhecimento da Engenharia de Produção tem como foco o gerenciamento do sistema produtivo, sem perder de vista os aspectos técnicos envolvidos no projeto do produto.

A Administração, por sua vez, estuda os processos administrativos e organizacionais.

Exemplo: enquanto um engenheiro mecânico desenvolve um projeto de um motor mais leve para veículos de passeio, o engenheiro de produção desenvolve um sistema capaz de produzir 1.000 desses motores por dia e o administrador preocupa-se com questões organizacionais do empreendimento.

Note que o(a) profissional de Engenharia de Produção é responsável pela interface, que compatibiliza as decisões técnicas. Esse é o ponto-chave do seu sucesso!

 

Cabe ao profissional de Engenharia de Produção assegurar a máxima utilização dos recursos, promover melhorias contínuas no processo, reduzir o impacto ambiental (emissões, descartes), atender ao padrão de qualidade necessário, trabalhar com o limite de custos preestabelecidos, além de respeitar as normas de segurança do trabalho.

Confira, no vídeo a seguir, o que é ser um engenheiro de produção com DNA Mauá!

 

 

O próximo passo está próximo: faça agora mesmo o seu pré-cadastro e fique por dentro das novidades do Vestibular Mauá 2019!

 

#EngenhariadeProducao #Engenharia #vestibular #profissao #carreira #VestibularMaua2019 #OProximoEstaProximo #vempraMaua

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.