Da Mauá para o mundo: Vanessa, ex-aluna de Engenharia Química, conquista carreira no exterior

Vanessa com colegas de trabalho na L’Oréal

Mais uma vez o BLOG da Mauá tem uma história incrível para contar! 😀

Vanessa de Freitas Mendes Silva, ex-aluna da Mauá, formou-se em 2013 em Engenharia Química e lutou por um sonho de criança: trabalhar com cosméticos – e na L’Oréal®. Foi um árduo caminho percorrido, mas com direito a ótimas colheitas: em 26 de julho ela partirá rumo aos Estados Unidos, iniciando uma nova e importante etapa de sua carreira. 😉

Vanessa sempre soube que seguiria o ramo da Química: “Eu sempre fui apaixonada pela área. Desde o princípio eu tinha certeza de que queria trabalhar com pesquisa e desenvolvimento de fórmulas de produtos cosméticos. Eu imaginava que cursar o bacharelado em Química seria o suficiente para conseguir um bom emprego, mas um dia resolvi visitar uma feira de estudantes em São Paulo e, no estande da Mauá, conheci o Prof. Edison Triboli, que me fez uma pergunta intrigante: “Se você tivesse a possibilidade de aprender tudo sobre Química e como ela funciona na indústria, acha que suas oportunidades aumentariam?”  Naquele dia, então, eu decidi saber um pouco mais sobre a Engenharia.”

Vanessa em sua formatura

O ‘encontro’ com o professor Triboli a fez cursar a Mauá: “Alguns amigos já me haviam falado sobre a qualidade de ensino da Mauá e o fato foi confirmado na feira de estudantes, na qual o professor Triboli foi muito atencioso. Eu pensei: “Se todos os professores dessa instituição forem iguais a ele, vou aprender muito.”

“Resolvi visitar o Campus e me apaixonei pelo ambiente. Lembro-me de ter pagado a inscrição no vestibular de outra instituição, mas nem apareci no dia da prova. Eu já havia decidido que queria estudar na Mauá, ainda mais sabendo que a reputação da escola no mercado é muito boa.

Iniciei o curso em 2008, sete anos após ter finalizado o ensino médio. Não vou negar que no início foi muito difícil, pois claramente o nível de ensino da Mauá era bem alto para mim. No entanto contei com o apoio dos professores. Eu reprovei a 1.ª série, mas não desisti;  recomecei do zero.

Posso dizer que os seis anos que passei na Mauá foram os melhores da minha vida. Uma das coisas de que mais gostei foi sentir o apoio dos professores, ajudando-me em qualquer dificuldade e plantando em mim a sementinha da curiosidade. Eles souberam me desenvolver para que eu conseguisse caminhar com as minhas próprias pernas. Como registra o ditado:  eles “não me deram o peixe, mas me ensinaram a pescar”. Muitas vezes eu fiquei na sala dos professores estudando com os próprios (Prof.ª Eloiza Gomes, Ana Flora, Guilherme Lebrão, Gustavo,  José Alberto, Marcello Nitz, Demétrio, Patricia Antonio, José Fejfar, Adelino Gomes, entre outros), todos sempre prestativos. Durante o curso sentia que alguns professores eram rígidos e inflexíveis, mas hoje eu lhes agradeço, pois na vida profissional encontramos pessoas de todos os tipos e comportamentos, e aprender a lidar com os diferentes professores na Mauá ensinou-me a enfrentar os desafios profissionais.”

Vanessa sempre almejou trabalhar na L’Oréal®. Além de realizar esse sonho, será transferida ainda neste mês para a filial nos Estados Unidos, onde dará continuidade a seu excelente trabalho, além de um up na carreira: “Desde criança, eu sempre quis trabalhar na L’Oréal®, pois sou apaixonada por cosméticos.

Um dia a L’Oréal® convidou a Mauá para participar de um Open House, no qual me inscrevi para visitar a fábrica. No dia da visita eles anunciaram algumas vagas de estágio e eu conversei com a gerente de RH. Ela pediu para eu enviar meu currículo e uma semana depois recebi um convite para participar de uma dinâmica. Passei por cinco entrevistas e no final fiquei com a vaga. Eu lembro que estava concorrendo com mais quatro alunos da Mauá!

Lá iniciei na área de Logística – Supply Chain – e nunca mais saí… Então o meu sonho de trabalhar com pesquisa e desenvolvimento se apagou – não por falta de oportunidade, mas porque eu percebi que esse trabalho não se encaixava no meu perfil.

Hoje trabalho numa área conhecida como MSL (Market Supply and Logistics), na qual sou responsável por gerenciar todo o fluxo de informação e físico (produtos) entre a fábrica situada no RJ e todas as afiliadas da L’Oréal® na América Latina e em mais dois países na Ásia (Taiwan e Tailândia). Sou responsável por acompanhar o plano de produção dos produtos, participar do desenvolvimento de novos produtos, auxiliar os meus clientes (L’Oréal Argentina, México, Brasil entre outros), a manter um nível de serviço e alvo desejados, além de trabalhar muito em redução e prevenção de insumos obsoletos em toda a cadeia de Supply Chain. Eu amo trabalhar na L’Oréal®, tenho muito orgulho dos produtos que a minha empresa vende, e todos os dias saio daqui com a certeza de que meu trabalho ajuda o crescimento da empresa. A L’Oréal® me dá autonomia de modificar fluxos e processos, propor novos métodos de trabalho, a pensar fora da caixa todos os dias.”

Vanessa com a família no Rio de Janeiro

Rumo aos EUA! “Em todas as minhas entrevistas e avaliações de resultados e desempenho na L’Oréal®, sempre mostrei o desejo de viver uma experiência fora do país. Com todas as pessoas com que eu conversava, sempre recebia a mesma resposta: “A oportunidade existe, mas você precisa ser muito boa no que faz”. Então, foquei estudar muito o departamento no qual eu trabalho, além de todos os fluxos e processos que gerenciamos. Muitas vezes eu tirava férias e decidia viajar para alguma cidade que tinha uma fábrica ou sede da L’Oréal®, assim poderia fazer contatos e conhecer mais sobre a empresa. Dessa forma conheci a fábrica e sede na Cidade do México, e em New York.

Em 2015 surgiu o convite de trabalhar na sede no Rio de Janeiro, uma oportunidade única. Aqui no RJ é onde tudo acontece: consegui apresentar melhor meu trabalho para as pessoas e me aprofundar no business da L’Oréal®.

Um dia o nosso diretor de operações da Divisão de Cosmética Ativa das Américas visitou o Brasil e conversou com o RH sobre a oportunidade de levar uma pessoa aqui do RJ para trabalhar com ele em New York, sendo o principal requisito entender muito o MSL e Divisão de Cosmética Ativa (divisão que ajudo). O primeiro nome que surgiu na cabeça dos diretores foi o meu. Nesse dia  percebi que a oportunidade existe para todos, mas apenas os que realmente se preparam para ela conseguem. Agora estou em processo de transferência para trabalhar na sede da L’Oréal® USA em New York, como Gerente de MSL para a Divisão de Cosmética Ativa!

Essa nova fase definitivamente trará novos desafios – e ótimas histórias para contar: “Espero aprender muito sobre o business da L’Oréal® em outro país, pois, mesmo sendo uma única empresa, cada país tem sua forma de trabalhar, suas diversidades e objetivos.

Acredito que essa nova etapa vai-me trazer mais amadurecimento. Afinal, estou saindo da minha zona de conforto.  Espero um grande desafio, pois quando somos desafiados aprendermos mais. O meu contrato inicial é de três anos, mas não quero ficar permanentemente nos EUA. Quero aproveitar essa fase para me desenvolver o suficiente e, com isso, conquistar meu próximo sonho: trabalhar na L’Oréal® em Paris.

Essa experiência é uma recompensa para mim. É a prova de que, quando nos dedicamos de corpo e alma a algo e fazemos o nosso trabalho com vontade, vencemos os obstáculos e conseguimos alcançar nossos objetivos. Sou muito grata por essa oportunidade, e o apoio que recebi durante esses anos foi essencial para eu não desistir. Agradeço à minha família, amigos, colegas de trabalho e em especial ao André Ouchana Filho, sem o apoio incondicional dele esse sonho não se realizaria.

Não quero parar por aqui: chegando lá, quero fazer um MBA, aprimorar o meu francês, ganhar novos desafios e aprender muito. Dessa forma sei que pode demorar o tempo que for, mas meu próximo objetivo será alcançado. Quero um dia ser CEO dessa empresa. É um sonho alto, sim, mas sei que só depende do meu esforço. Um dia eu chego lá…”

É muita inspiração numa só história! Cumprimentamos a Vanessa por sua dedicação e força de vontade! 

Nada é impossível: basta dedicar-se! 😉

Deseja saber mais sobre o curso de Engenharia Química? Clique aqui. 😉

Você sonha em trabalhar no exterior? Conte pra a gente! 😀

#EngenhariaQuimica #trabalhonoexterior #casosdesucesso #exalunosMaua #vaiMaua #orgulhodeserMaua

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.