TEDx Mauá 2016 – saiba o que rolou por aqui

Ideias inovadoras são sempre inspiradoras e merecem ser compartilhadas. 😉

No último sábado, 11 de junho, aconteceu no Campus do Instituto Mauá de Tecnologia de São Caetano do Sul o TEDx Mauá 2016, reunindo 12 palestrantes que discorreram sobre os mais diversos e importantes temas da atualidade, para mais de 100 convidados previamente selecionados*.

O evento ficou marcado pela difusão de tendências e ideias que quebram paradigmas e podem revolucionar a sociedade em que vivemos e no mundo.

Confira abaixo os principais depoimentos de cada palestrante que abrilhantaram o evento, e, portanto, merecem ser compartilhados.

 

EMPRESA LIVRE – GUSTAVO TANAKA

Gustavo Tanaka é formado em Administração pela USP, escritor e empreendedor. Autor do livro ’11 Dias de Despertar’, abandonou a carreira no mundo corporativo para se lançar ao empreendedorismo. Criou a empresa Baobbá Lab, um novo conceito denominado ‘empresa livre’.

No TEDx Mauá, deixou como inspiração a seguinte frase: “O desafio de uma empresa livre é permitir que as pessoas sejam quem elas são de verdade.”

 

TECNOLOGIA DE IMPACTO – MARIANA FONSECA

Fundadora da Pipe.Social, vitrine de negócios de impacto no Brasil, e da Mariposa, empresa que conduz curadoria e produção de conteúdo sobre tendências, tecnologias e impacto social, Mariana é jornalista de formação e possui diplomas da NASA e da Panthéon Assas, em Paris.

“No fim das contas, tecnologia nada mais é do que uma ferramenta para resolver problemas.”

 

“HACK LIFE” – RENATO STEFANI

Engenheiro Mecânico formado pela Mauá e especialista em futurismo e tecnologias exponenciais pela Singularity University, Renato veio ao TEDx Mauá mostrar técnicas e processos para o autoconhecimento. Segundo ele, “Conforto não é felicidade”.

 

CULTIVO INTELIGENTE – MARIANA VASCONCELOS

Fundadora da AgroSmart, empresa de soluções para as coisas do agronegócio, Mariana encerrou o primeiro bloco falando sobre inovações e cultivo inteligente: “A agricultura é agora um mercado quente, pedindo por inovações e tecnologias.”

 

O FUTURO DO DIREITO NA ERA DA INTERNET – GABRIEL SENRA

Para Gabriel, “No futuro, teremos muito menos advogados, que serão muito mais eficientes”. Ele é fundador da Linte – Legal Intelligence, startup que aumenta a produtividade dos advogados por meio de uma ferramenta de automação. Em pouco mais de um ano, seus clientes já economizaram mais de R$ 15 milhões em despesas jurídicas.

 

PROGRAMAÇÃO E ROBÓTICA PARA CRIANÇAS – CESAR MARTINS

Engenheiro de Computação e cofundador da Happy Code, uma rede de escolas de programação para crianças e adolescentes, ele acredita que “Todos, independentemente da idade ou da profissão, devem aprender a programar porque nos ensina a pensar.”

 

O FUTURO DO TRABALHO – ANDREAS AUERBACH

Andreas é formado pela FGV em Administração Pública e sócio de um grupo especializado em estudos do comportamento jovem, que vem desenvolvendo diversos projetos com jovens de alto impacto.

“O excesso de possibilidades e de ideais faz com que muitos desses jovens não se engajem em nada, e acabem perdendo um ciclo fundamental, de conquistar a maturidade, no seu início de carreira.” Com isso, ele busca encontrar e motivar gênios e talentos da atualidade.

 

OPEN SOURCE – IVAN SEIDEL

Estudante da UFABC e CEO de duas empresas nas áreas de Educação e Publicidade, Ivan deu um show em seu discurso, mostrando como a era da tecnologia está revolucionando e acelerando o crescimento das corporações, com a colaboração coletiva.

“Eu não faço por caridade, mas por gratidão. Aprendi tudo de forma gratuita, pela  internet. Nada melhor do que retribuir e propor ideias que podem ser aproveitadas e melhoradas por outras pessoas.”

 

VÍDEO: The mind behind Tesla, SpaceX, SolarCity …

O vídeo inspirador apresentado no evento narra a história de Elon Musk, a ‘mente’ por trás do Paypal, Tesla, SpaceX. Ele fala sobre seu início como empreendedor, seus projetos visionários, sua visão sobre o futuro com carro elétrico, energia solar e um foguete reutilizável.

Assista!

 

NANO-APARTAMENTOS – ALEXANDRE FRANKEL

Formado em Engenharia Civil na Mauá e com experiência de 35 anos no mercado imobiliário, Alexandre é sócio-fundador da Vitacon S.A, empresa inovadora do setor imobiliário.

Ele acredita num novo estilo de vida urbano, em que  a mobilidade e a economia  estão  presentes em todos os projetos (de vida e da empresa).

“As pessoas hoje buscam uma vida melhor nas cidades”, diz Alexandre,  ao defender os novos formatos de moradia.

 

DATA SCIENCE – RICARDO CAPPRA

Cientista de dados,  especialista em Business Analytics, Cappra é cientista-chefe na Cappra Data Science e no laboratório de big data Mission Control, com a missão de ajudar empresas a tomarem melhores decisões com base na inteligência analítica.

“As pessoas hoje estão mais dispostas a serem mais transparentes com seus dados, em troca de receberem produtos e informações personalizadas.”

 

SAÚDE PARA TODOS – LUIS GUILHERME BERARDO

Formado pela California University, é fundador do Dr. Agora, uma rede de clínicas particulares populares que visa democratizar o acesso a uma medicina mais moderna e humana. ‘Saúde com excelência para todos’ é o objetivo principal do projeto. “A gente quer  ter um impacto na vida das pessoas, trazer eficiência para o sistema social.”

 

EMPODERAMENTO FEMININO – MAIRA LIGUORI

Jornalista formada pela PUC – SP e pós-graduada em planejamento estratégico de marcas, na Espanha, fundou, com duas outras sócias, a Think Eva, Núcleo de Inteligência do Feminino que tem a missão de criar conexões verdadeiras, honestas e cuidadosas entre as marcas e o público feminino.

“O Empoderamento Feminino chegou de verdade, e veio para ficar. O tempo é de transformação. Vocês estão preparados?”

 

FOTOS OFICIAIS DO EVENTO

TEDx Mauá 2016

Acompanhe mais detalhes do evento no Facebook do TEDx Mauá. Em breve,  os vídeos de todas as palestras estarão disponíveis. 😉

 

Tem alguma ideia transformadora? Comente aqui no post! 😉

 

#TED #TEDx #TEDxMaua #ideiasinovadoras #inovacao #tecnologia #empreendedorismo #criatividade #vaiMaua #orgulhodeserMaua

 

*Seleção de pessoas independentemente de gênero, classe social ou ocupação – que demonstrarem legitimidade para engajar e difundir ideias e ideais relacionados à construção de um mundo melhor, permeado pela inovação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.