Mauá e Folha de S. Paulo® completam 20 anos de parceria com o Teste Folha-Mauá

O Instituto Mauá de Tecnologia comemora 20 anos de parceria com o jornal Folha de S. Paulo®!

Devido ao crescimento contínuo do mercado automobilístico, o Teste Folha-Mauá surgiu em 1996 com o objetivo de testar o desempenho dos veículos existentes no mercado, além de acompanhar a evolução tecnológica deles.

Nessa parceria, engenheiros da Divisão de Motores e Veículos (DMV) do Centro de Pesquisas do Instituto Mauá de Tecnologia (CP-IMT) aferem dados como aceleração, distância de frenagem e consumo de combustível na estrada e na cidade que são transmitidos aos jornalistas do caderno de Veículos do jornal Folha de S. Paulo para elaborarem as matérias.  Os números levantados servem para analisar os modelos. Cada prova é repetida quatro vezes e os números finais são formados por uma média dos resultados.

O tempo médio de cada teste de desempenho e consumo de combustível é de 5 horas: equipamentos eletrônicos e sensores são utilizados para fazer as medições e monitorar o comportamento dos veículos; os dados são enviados a um computador que compila os resultados; as provas de desempenho são feitas em pista de teste fechada, com piso seco e plano. Já os testes de consumo desenvolve-se em duas etapas: a primeira, com velocidade constante de 100 km/h, simula um percurso rodoviário; a segunda, realizada num  circuito urbano. O percurso é padronizado e o estilo de condução do motorista é mantido.

 

Nesses 20 anos de parceria, mais de 1000 carros foram avaliados. É notória a evolução tecnológica dos veículos. Prova disso são duas matérias divulgadas pelo jornal Folha de S. Paulo®  aqui indicadas:

 

06.03.2016 – Teste Folha-Mauá chega aos 20 anos com mais de 1000 carros avaliados

06.03.2016 – Teste Folha-Mauá compara o 1.º carro avaliado, há 20 anos, com versão atual

 

A Mauá orgulha-se de fazer parte desse projeto tão duradouro e, com isso, contribuir para o mercado Automobilístico. 🙂

 

#TesteFolhaMaua #parceria #MauaeFolhadeSPaulo #CPMaua #DMVMaua #vaiMaua #orgulhodeserMaua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.