10 de abril – Dia da Engenharia

No próximo domingo comemora-se o Dia da Engenharia! 😀

A data foi definida no Brasil em homenagem ao Tenente Coronel João Carlos de Villagran Cabrita, morto em 10 de abril de 1866. Ele era o comandante do 1.º Batalhão de Engenharia na Guerra da Tríplice Aliança e foi honrado com o título de Patrono da Engenharia.

 

Para você, o que é Engenharia?

O dicionário Michaelis® define que:

Engenharia 
en.ge.nha.ri.a
sf (engenho+aria1 Arte de aplicar os conhecimentos científicos à invenção, aperfeiçoamento ou utilização da técnica industrial em todas as suas determinações. 2 Ciência ou arte de construções civis, militares e navais. 3 Classe dos engenheiros. 4 Corpo do exército que compreende os engenheiros e sapadores. E. agrícola: ramo da Engenharia que trata da projeção de maquinarias agrícolas, localização e planejamento de construções agrícolas, drenagem de terras de cultura, administração do solo e controle de erosão, suprimento de água e irrigação, eletrificação rural e processamento de produtos agrícolas. E. civil: ramo da Engenharia que se ocupa de agrimensura e da projeção, organização e inspeção dos trabalhos relacionados com construções em geral, mormente públicas, tais como as de estradas de rodagem e de ferro, pontes, túneis, canais, portos e aeroportos e obras semelhantes, bem como da instalação, funcionamento e conservação de redes de distribuição de água e esgotos. E. de minas: ramo da Engenharia que se ocupa principalmente da localização e avaliação de depósitos de minérios, da supervisão de áreas de mineração, do planejamento e equipamento de minas e da supervisão das operações de mineração. E. elétrica: ramo da Engenharia que trata da geração e aplicação prática da eletricidade, especialmente da projeção, superintendência de construção e funcionamento de usinas elétricas, maquinários e equipamentos elétricos de redes de distribuição e de telecomunicação. E. estatística: aplicação de inferência estatística a experiências de Engenharia. E. genética: V clonagemE. geofísica: ramo da Engenharia que trata com métodos científicos da localização e estudo de depósitos subterrâneos de minérios, minerais, petróleo, gás ou água. E. hidráulica: ramo da Engenharia civil que trata do uso e controle de água corrente. E. industrial: aplicação de princípios e práticas de Engenharia para a obtenção e manutenção de um alto nível de produtividade a um custo ótimo, pela garantia da máxima eficiência da mão de obra, das máquinas e das instalações. E. mecânica: ramo da Engenharia que trata principalmente da geração, transmissão e utilização de calor e força mecânica e da produção de motores, máquinas e ferramentas para tal fim. E. militar: ciência e prática da projeção e construção de obras militares ofensivas e defensivas e da construção de linhas de transporte militar. E. química: ramo da Engenharia que trata da aplicação industrial da química; também chamada química industrial. E. reversa, Tecn: método de projeto de produto no qual o item terminado é analisado para se determinar como deveria ser construído.

 

A Engenharia existe desde o início da humanidade, quando o homem pré-histórico deparou com uma série de necessidades. Ele, então,  descobriu e desenvolveu recursos e ferramentas para ajudá-lo a sobreviver: peças para caçar, utensílios para poder comer, casas para morar, entre outros.

Após vários avanços históricos, a primeira escola de Engenharia oficial surgiu em 1804: Instituto dos Engenheiros de Londres. Já no Brasil, a Engenharia foi implantada desde o descobrimento do país, mas em meados de 1900 foram estabelecidas normas para se atuar como engenheiro.

Perceba que Engenharia é uma profissão abrangente e com inúmeras possibilidades de atuação! Se você gosta e se identifica com Exatas, é estudioso, inventivo, inquieto e deseja transformar e facilitar o dia a dia das pessoas, essa área é ideal para você!

No Dia da Engenharia, relembramos os benefícios que a profissão trouxe para a vida da sociedade, criando soluções que revolucionaram – e continuam a revolucionar – o nosso cotidiano. 😉

Você conhece os cursos de Engenharia que a Mauá oferece? Confira os 9 ramos estudados aqui:

Agende uma visita individual ou em grupo e conheça a nossa infraestrutura, além de conversar com os professores das áreas de interesse e conferir todas as oportunidades que a Mauá oferece aos alunos. 😉

 

#DiadaEngenharia #10deabril #EngenhariaMaua #Engenharia #vaiMaua #orgulhodeserMaua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.