Centro de Pesquisas – 50 anos de história

Fundado em 11 de março de 1966 no Campus de São Caetano do Sul – SP, hoje com mais de 100 laboratórios numa área de aproximadamente 10.000m², o Centro de Pesquisas do Instituto Mauá de Tecnologia comemora 50 anos de existência!

O CP – IMT foi criado para desenvolver tecnologias a fim de solucionar problemas específicos da indústria, além de integrar o Centro Universitário aos desafios  do mercado de trabalho. Foram mais de 1.500 projetos bem-sucedidos, que atenderam  centenas de clientes, desde pequenas  empresas até multinacionais.

Lab. Ensaio de Móveis

Os desafios trazidos pelos clientes são solucionados objetivamente, com excelência e organização, por dinâmicos e criativos grupos de trabalhos multidisciplinares, que podem ser criados especificamente para atender as necessidades de cada projeto. Esses grupos podem ser formados não apenas por  estagiários do Centro Universitário, mas também por profissionais de diversos níveis, qualificados para as distintas áreas de atuação, inclusive  por professores-doutores.  A equipe mantém-se atualizada por meio dos múltiplos mecanismos de acesso à informação e ao conhecimento, tanto nos meios acadêmicos, locais e internacionais, quanto nos frequentes contatos mantidos com indústrias e instituições de pesquisa nacionais e internacionais.

 

ACREDITAÇÃO: a Acreditação do Centro de Pesquisas pela CGCRE (CRL 0246) qualifica a prestação de serviço de ensaios de motores de combustão interna e seus periféricos, em bancos dinamométricos, e foi concedida com base no atendimento aos requisitos da norma ABNT NBR ISO /IEC 17025. O CP-IMT está acreditado para a realização da determinação da potência líquida efetiva, conforme norma ABNT NBR ISO 1585 “Veículos rodoviários: Código de ensaio de motores – Potência líquida efetiva”, e para a realização de ensaios de motores de combustão interna em banco de provas segundo procedimento interno IL-DMV-013.

Lab. Análises Químicas

O Centro de Pesquisas integra a Rede Brasileira de Laboratório de Ensaios – RBLE.

A Divisão de Ensaios e Análises também é acreditada para a realização de ensaios em mobiliário corporativo.   Com isso,  o Centro de Pesquisas está autorizado a realizar ensaios mecânicos e químicos para avaliar o desempenho e segurança de cadeiras, mesas, estações de trabalho, armários e gaveteiros.

 

ÁREAS DE COMPETÊNCIA: pesquisa tecnológica aplicada; desenvolvimento de produtos, processos, protótipos, equipamentos, instalações, sistemas, acionamentos, instrumentações e afins; desenvolvimento de novas aplicações para tecnologias existentes; ensaios, testes, calibrações, análises, pareceres, laudos, certificações e peritagens; projetos, consultoria, assessoria e planejamento; Alimentos – Bioquímica; automação eletrônica – processamento de imagem; Design; Civil; Mecânica – metalografia – metrologia; micro-ondas – telecomunicações; motores – veículos; química – tintas – vernizes; sinalização – segurança viária.

 

Banco de Provas – Divisão de Motores e Veículos

DIFERENCIAIS: mais de 70 ensaios acreditados pela Coordenação Geral de acreditação do Inmetro – CGCRE; 17 linhas de pesquisa credenciadas pela ANP (Agência Nacional do Petróleo); 14 bancos de provas de motores; parceria com a National Instruments “Alliance Partner”; convênio com renomadas empresas; apoio complementar de 250 professores do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia (mestres e doutores).

 

ALGUNS CLIENTES: 3M do Brasil; ARTESP; Alcoa; Basf; Kopenhagen; Banco Central do Brasil; Banco Itaú; Faber-Castell; Perdigão; Peugeot; Renault; GM; Ford; Nissin-Ajinomoto; Volkswagen; Scania; Schering; Shell; Toyota; Unilever; Vale; Honda entre outros.

 

ESTÁGIO NO CP-IMT: alunos da Mauá de todos os cursos podem enviar o seu currículo para o Centro de Pesquisas  e ser selecionado para participar de algum projeto, com possibilidades de efetivação e construção de carreira!

Lab. de Comissionamento Virtual

O estagiário contará, ainda, com treinamentos sobre normas, além da metodologia de trabalho em laboratório e suas responsabilidades.

 

COMO SOLICITAR A AVALIAÇÃO DE SEU PROJETO: ao procurar o Centro de Pesquisas, o cliente apresentará o seu projeto que passará por uma avaliação sobre o trabalho a ser desenvolvido. Após a avaliação, será apresentada uma proposta comercial ao solicitante.

Para mais informações, entre em contato pelo telefone (11) 4239-3058, ou pelo e-mail cp@maua.br.

 

São 50 anos marcados por muitos casos de sucesso! Parabéns a todos os colaboradores e clientes que fazem parte dessa história! 😀

 

#CPIMT #CentrodePesquisasMaua #CPIMT50anos #vaiMaua #orgulhodeserMaua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.