EUREKA 2015 | Criatividade e espírito empreendedor marcam os Trabalhos de Conclusão de Curso dos alunos de Administração e Design da Mauá

Faltam 10 dias para a EUREKA 2015! =D

Nossos formandos estão ansiosos para apresentar os seus Trabalhos de Conclusão de Curso, frutos de muito estudo e dedicação dessas mentes inovadoras!

Hoje o BLOG da Mauá separou alguns projetos dos cursos de Administração e de Design que serão expostos no evento. Confira um pouco do que encontrará por aqui. 😉

 

DESIGN

– Travesseiro para pacientes com apneia obstrutiva do sono – Um em cada três habitantes da cidade de São Paulo sofre ou apresenta risco de desenvolver Apneia Obstrutiva do Sono (AOS). Os alunos de Design desenvolveram um travesseiro adaptado que auxilia o usuário a dormir melhor, diminuindo seu desconforto físico e permitindo uma melhor movimentação na cama, assegurando uma noite de sono tranquila.

– Carregador portátil – Desenvolvido para pessoas ativas, agitadas, praticantes de esportes e amantes da natureza, o carregador tem o formato de uma garrafa de água e transforma a energia gerada pelo movimento do corpo dos usuários em energia elétrica, para que possam carregar seus aparelhos em qualquer lugar e a qualquer hora.

– Nova experiência em Food Design: “O que tem pra hoje?” – Desenvolvido para estimular a socialização entre familiares e amigos, além de unir Design de Experiência ao Design de Alimentos, o jogo, que será vendido em um site próprio, conta com um tabuleiro, cartas, peões e vários ingredientes surpresa. O objetivo é descobrir os ingredientes, a receita e o modo de preparo; os jogadores contarão com uma plataforma online, diversas cartas e dicas.

    

– Embalagem inteligente para protetor solar – Tem como objetivo minimizar ao máximo a perda do conteúdo, principalmente quando estiver no fim. A embalagem contará com um refil e sua estrutura principal precisará ser adquirida apenas uma vez. Aliado à embalagem, foi desenvolvido um aplicativo para smartphones, com o objetivo de apontar os índices de radiação, além de criar um alarme para o horário da reaplicação do protetor.

– Móvel inteligente para apartamentos pequenos – Desenvolvido para ser personalizado e realocado ao gosto do próprio consumidor, possui fácil montagem e desmontagem, usando sistemas de fixação inovadores (magnéticos) que não estão presentes no mercado atual.

Design Experience: fone de ouvido por condução óssea – Essa ideia inovadora permite ao usuário ouvir o fone, interagir com as pessoas e realizar diversas atividades, sem obstruir os ouvidos e desviar sua atenção dos acontecimentos ao seu redor. O fone não isola o som externo, é confortável, leve, portátil e propõe uma nova experiência com os sons, tornando-se uma extensão do corpo do usuário.

– Exoesqueleto para paraplégicos ou pessoas com mobilidade reduzida em fase de reabilitação – Construção estrutural de um exoesqueleto para reabilitação e habilitação dos usuários, levando em consideração aspectos importantes como: ergonomia, saúde, responsabilidade social, eficiência e experiência do usuário.

 

ADMINISTRAÇÃO

– Plataforma online de classificados para doações de bens, voltada ao terceiro setor – Alunos de Administração desenvolveram o site “Rede de Gentilezas”, uma ferramenta facilitadora tanto àqueles que querem doar quanto aos que precisam desse material. Enquanto os usuários que desejam realizar uma doação se cadastram e procuram a instituição mais próxima para ajudar, as entidades do terceiro setor cadastram em sua página e tornam pública a relação de tudo o que precisam.

– Empreendimento de lavagem de automóveis a seco em domicílio – Em meio à crise hídrica, projetos da EUREKA 2015 proporão soluções sustentáveis, a fim de contribuir com o meio ambiente. Uma delas é o “Viva Lavagem Automotiva Sustentável”, um plano de negócios de um empreendimento de lavagem de automóveis a seco em domicílio na cidade de São Paulo, um ramo inovador e de grande contribuição para todo o setor, por meio da lavagem sustentável de carros de forma ecológica, gerando lucro e valor aos envolvidos.

– Área de descanso conceito para caminhoneiros – Chamada Complexo de Descanso, essa área tem o objetivo de diminuir os acidentes em rodovias, oferecendo cabines individuais com banheiro, segurança patrimonial e infraestrutura para motoristas e viajantes, possibilitando descanso de qualidade àqueles que trabalham por longas horas e percorrem grandes distâncias.

 

A EUREKA 2015 acontecerá de 30 de outubro a 1.º de novembro no Ginásio de Esportes localizado no Campus da Mauá de São Caetano do Sul, das 14h às 20h30. Inscreva-se e participe gratuitamente!

 

#EUREKA2015 #TCCalunosMaua #Administracao #Design #TCCAdministracao #TCCDesign #inovacao #tecnologia #vaiMaua #orgulhodeserMaua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.