EUREKA 2015 apresenta mentes inovadoras e seus projetos ao mercado de trabalho e à comunidade local

Está chegando mais uma edição da EUREKA na Mauá: três dias de exposição dos 146 Trabalhos de Conclusão de Curso dos alunos de Engenharia, Administração e Design do Instituto Mauá de Tecnologia! 😀

 

Em 19 de outubro, próxima segunda-feira, comemora-se o Dia Nacional da Inovação. Para celebrar a data, o BLOG da Mauá separou alguns dos TCCs inovadores de Engenharia que serão expostos no evento.

Microempresa de Frutas Secas – No Brasil, são produzidos 30 milhões de toneladas de frutas por ano, mas aproximadamente 30% são desperdiçados entre as etapas de colheita e transporte. Alunos de Engenharia de Alimentos realizaram um estudo da viabilidade de inserção no mercado brasileiro de uma inovadora microempresa que colete e desidrate frutas in natura nas regiões de plantio, com o objetivo de minimizar os descartes e adicionar valor ao produto final.

Etanol de Queijo – Sim, é isso mesmo! O grande volume de soro de leite gerado na produção de queijos e o seu potencial poluidor causam preocupação para a indústria. Porém  o seu baixo custo e suas características nutricionais possibilitam a sua utilização como um substrato para os processos biotecnológicos. Alunos de Engenharia Química desenvolveram um estudo para a produção de bioetanol com o reaproveitamento do soro de queijo, com Kluyveromyces marxianus, em biorreatores operados com batelada e batelada alimentada.

App on-line e grátis para o dimensionamento de blocos de concreto armado sobre estaca – Alunos de Engenharia Civil criaram um aplicativo para o dimensionamento de blocos rígidos sobre estacas,  submetidos a flexão composta oblíqua. O tema foi escolhido por observar-se a falta de aplicativos computacionais gratuitos de fácil acesso e operação.

App ONE FOR ALL: Analisador de Consumo de Energia Elétrica – Alunos de Engenharia Elétrica desenvolveram esse projeto para conscientizar o usuário sobre o consumo de energia. O equipamento tem as ferramentas necessárias para monitorar e gerenciar o consumo de uma instalação de baixa tensão. Por meio de um aplicativo para smartphones, o consumidor poderá interagir com o sistema e controlar o seu consumo.

Automação residencial por sinais mioelétricos – O Myo é um bracelete que capta os movimentos e as atividades elétricas do músculo. Os alunos de Engenharia de Controle e Automação desenvolveram um projeto que integra esse aparelho ao comando de voz, criando uma ferramenta para automação residencial, focada num ambiente home theater.

    

Sapato feminino ajustável a diferentes alturas – Se você é uma mulher que carrega consigo vários sapatos em seu dia a dia por sentir desconforto com o uso contínuo do salto, com certeza adorará essa solução proposta pelas alunas de Engenharia de Produção: um sapato feminino ajustável a diferentes alturas, por meio de uma palmilha moldável e encaixe e desencaixe para os saltos.

    

Geração termelétrica e dessalinização de água para a Grande São Paulo – Alunos de Engenharia Mecânica querem contribuir para o combate à crise hídrica, trazendo um estudo de viabilidade técnica de um sistema que utiliza rejeitos térmicos de uma usina termelétrica como fonte de energia para um processo de dessalinização (método de destilação por múltiplos efeitos) e bombeamento de água dessalinizada à grande São Paulo. Serão apresentados estudos para dimensionamento e escolha de equipamentos, tubulação e percursos na adução da água dessalinizada  a  São Paulo, além da possível localização da usina termelétrica na região litorânea do Estado.

 

Você é o nosso convidado especial! Inscreva-se gratuitamente e venha conferir esses e os outros Trabalhos de Conclusão de Curso desenvolvidos pelas mentes inovadoras da Mauá, que querem fazer a diferença e contribuir para o futuro da sociedade! 😉

 

O evento será no Ginásio de Esportes do Campus da Mauá de São Caetano do Sul e acontecerá de 30 de outubro a 1.º de novembro de 2015, das 14h às 20h30.

 

#EUREKA2015 #TCCalunosMaua #TCCEngenharia #Engenharia #inovacao #tecnologia #vaiMaua #orgulhodeserMaua

One Reply to “EUREKA 2015 apresenta mentes inovadoras e seus projetos ao mercado de trabalho e à comunidade local”

  1. A exposição Eureka 2015 apresentou temas atraentes, sustentáveis e práticos. Os alunos apresentaram com desenvoltura os temas. Alguns temas se repetiram, porém as abordagens diversificadas sugerem até uma sincronia e fusão pós-exposição das idéias, como no caso da motorização das cadeiras de rodas.
    Parabéns aos professores, alunos e organizadores!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.