Dicas para o Vestibular | Como desenvolver uma boa redação?

Faltam exatos 16 dias para o Vestibular Mauá 2016! 😀

Assim como as questões discursivas, uma das partes mais temidas do vestibular é a redação. Afinal, ela é uma importante ferramenta de avaliação individual do perfil e competências do candidato, uma vez que o restante da prova é dedicado, na maioria das vezes, a questões de múltipla escolha.

Com o objetivo de provar que está pronto para iniciar sua carreira universitária, o vestibulando deve saber expressar suas ideias com bons argumentos, ter conhecimento sobre os fatos históricos e atuais considerados importantes, e, ainda, propor soluções e tecer  reflexões sobre os temas. Para isso, o BLOG da Mauá selecionou algumas dicas que irão ajudá-lo a desenvolver uma redação com excelência. 😉

. Use todos os recursos para manter-se bem informado e atualizado: internet, rádio, TV, jornais são alguns exemplos de recursos que você poderá utilizar para acompanhar todos os principais fatos da atualidade. O tema da redação de um vestibular normalmente baseia-se nos fatos que estão mobilizando o País e o mundo.

 . Crie três redações por semana, no mínimo; transcreva alguns textos sobre os principais temas atuais: faça disso uma oportunidade para praticar a ortografia, além de aprender mais a estrutura, linguagem e pontuação dos textos. Se possível, leve os textos de sua autoria para um professor de sua confiança avaliar.

. Conheça os temas anteriores do Vestibular que irá prestar: fique atento à prova e faça textos sobre os temas de redação propostos nas provas anteriores, principalmente os que considerar mais difíceis. Essa será uma ferramenta poderosa que o ajudará a compreender o estilo de prova aplicada pela Instituição de Ensino e permitirá que se sinta mais seguro ao fazer a sua.

. Na hora da prova: ao ler o enunciado com atenção e descobrir o tema exigido, concentre-         -se e faça uma relação de tudo o que sabe e tem a dizer sobre o assunto. Organize suas ideias e comece a desenvolver texto na folha de rascunho, lembrando da seguinte ordem de argumentação: INTRODUÇÃO >> DESENVOLVIMENTO >> CONCLUSÃO. Evite gírias e invista na linguagem, a fim de trabalhar o seu repertório linguístico.

Quando terminar, releia o texto, substitua as palavras redundantes por sinônimos e verifique a coerência de tudo o que citou. Aproveite para rever também a pontuação.

Ao transcrever o seu texto para a folha oficial, faça uma letra legível e procure não rabiscar.

 

A Mauá deseja uma boa prova a todos! 🙂

 

INSCREVA-SE NO VESTIBULAR MAUÁ 2016. PROVA: 14 DE NOVEMBRO.

 

#vestibular #VestibularMaua2016 #Engenharia #Administracao #Design #estudandoparaovestibular #redacao #vempraMaua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.