4 Mitos sobre Engenharia

 

Engenharia é a arte, a ciência e a técnica de aplicar conhecimentos especializados, por meio de métodos científicos ou empíricos, com o objetivo de utilizar os recursos existentes em benefício do ser humano. Seu profissional possui a capacidade de produzir novas utilidades e  transformar a natureza para beneficiar as pessoas, na escala que se fizer necessária, tendo como base a preservação e a conservação ambientais.

Muitos vestibulandos admiram essa profissão, mas sentem-se ‘incapazes’ de optar pela carreira por alguns motivos, por exemplo a falta de intimidade com a matemática e com os cálculos. O BLOG da Mauá listou 4 mitos sobre a Engenharia para quebrar paradigmas e ajudar você a entender que se  formar Engenheiro não é tão difícil como imagina! 😉

 

Mitos sobre a Engenharia

1)      Quem não tem habilidades com Exatas não consegue cursar Engenharia

À medida que crescemos, deparamos  com mais e mais desafios, diante dos incontáveis sonhos e objetivos que criamos. Se você admira e almeja essa carreira, responda com sinceridade: está preparado para conquistar esse sonho? Obviamente não será fácil, mas sua dedicação e determinação serão seus poderosos aliados. Recorra a aulas de reforço, dedique-se e estude, pois sua persistência o levará ao triunfo.

Dica para estudar com garra: tenha sempre em mente os outros fatores que o fazem admirar essa profissão; lembre-se deles constantemente e use-os como seus aliados nessa conquista!

2)      Engenheiro não sabe trabalhar em equipe

Ao contrário! O trabalho em equipe é ESSENCIAL em todos os processos da Engenharia; a Mauá enfatiza sua importância em sala de aula, incentivando o relacionamento interpessoal por meio de atividades práticas.

3)      Engenheiro só tem conhecimentos técnicos

Mito! Hoje o mercado exige do Engenheiro alguns conhecimentos de outros âmbitos, como empreendedorismo, gestão, marketing, entre outros. Muitos ocupam grandes cargos nas empresas ou são empreendedores, daí a necessidade dessa sabedoria. A Mauá aplica disciplinas interdisciplinares que buscam formar um profissional preparado e qualificado para essas atribuições. Além disso, oferece Treinamentos Profissionalizantes, cursos de Pós-Graduação, MBA e Mestrado, que contribuem para a especialização desse profissional.

4)      Se eu optar pelo curso de Engenharia, ‘adeus, vida’!

É evidente que o curso exige muito foco e determinação dos alunos, mas temos uma novidade para você: estudar muito não é exclusividade dos Engenheiros!

Voltamos à pergunta do 1.º mito: você está preparado para conquistar esse sonho? Então saiba que esses anos de dedicação valerão a pena! 😉

Aqui,  na Mauá, os alunos também envolvem-se em outras atividades: praticam esportes no Centro de Esportes e Atividades Físicas e Atlética Mauá, participam das Atividades de Competição Acadêmica, da  Mauá Jr. e da Enactus Mauá, além de outros projetos sociais e atividades que proporcionam ao máximo o aproveitamento do período como universitários.

Há  mais dúvidas sobre a área e carreira? Comente neste post,  que ajudaremos você a entender mais sobre essa estimada profissão. 😉

E não se esqueça: vem aí o Mauá Hands On, um dia repleto de oficinas de todos os cursos que a Mauá oferece – Engenharia, Administração e Design – com o objetivo de propor atividades práticas que transmitam um pouco do conhecimento que já formou muitos profissionais do mercado. Dia 19 de setembro, das 9h às 16h, no Campus da Mauá de São Caetano do Sul. Inscreva-se!

 

#vestibular #engenharia #vempraMaua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.