Recrutamento nas redes sociais | Como as empresas buscam profissionais qualificados

As redes sociais são ferramentas integradas ao cotidiano da sociedade. Seja por mobile, tablet ou desktop, os brasileiros estão entre os que mais acessam esses tipos de plataforma. Por isso é cada vez mais comum que as empresas utilizem esses recursos para buscar novos talentos e analisar o perfil e o comportamento de seus candidatos e profissionais.

As redes sociais profissionais (Linkedin, Bayt, Xing, entre outros) surgiram com a proposta de conectar profissionais e recrutadores, diminuindo consideravelmente o tempo, a distância e os processos entre eles, que antes poderiam ser bastante demorados e burocráticos. Atualmente, os setores de RH consideram essas ferramentas como um novo método – mais eficaz – de encontrar funcionários que mais e ajustem  às suas vagas.

De acordo com o  estudo realizado pelo Linkedin sobre as tendências de recrutamento no Brasil para 2015, 67% dos candidatos brasileiros são passivos, ou seja, são bem-sucedidos e não estão em busca de novos desafios nem se inscrevem em processos, mas consideram a mudança quando são abordados. Esse número ultrapassa a média global  de 61%  e é considerado extremamente relevante, pois, segundo o próprio Linkedin, um candidato passivo geralmente possui melhores qualificações do que candidatos ativos (aqueles que deixam claro que buscam novos projetos). Desse modo, as empresas trabalham duro e analisam minuciosamente todos os perfis, em busca do profissional ideal.

Quando pensamos em quantidade, a pesquisa comprova que bancos de currículos e sites de empregos ainda são muito utilizados. Já as empresas que pensam em qualidade, consideram as redes sociais profissionais como a primeira – e melhor – opção de busca por profissionais aptos, qualificados e dentro dos requisitos. Mas  atenção: as redes sociais pessoais também são analisadas, com o objetivo de comprovar se os dados revelados realmente condizem com suas ações.

O Brasil enfrenta uma crise econômica intensa, que diminui temporariamente as oportunidades de trabalho. Porém o mercado está cada vez mais competitivo, repleto de recrutadores que buscam aprimorar a qualidade da contratação. Além disso, o Brasil está acima da média no quesito recrutamento de estudantes. A média global é de 79% e os brasileiros atingem a casa dos 87%. Para melhorar ainda mais, os líderes de recrutamento estão relativamente alinhados com o que os jovens desejam num emprego.

Se você procura uma colocação profissional, mantenha as suas informações sempre atualizadas, busque relacionar-se com as empresas de seu interesse e evite os comentários negativos.

Conquiste a carreira que sempre almejou, utilizando todos esses recursos a seu favor. Boa sorte e sucesso!

 

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