Produtos e transportes futurísticos criados por alunos de Design da Mauá são apresentados à General Motors

Já imaginou como estará o mundo daqui a alguns anos? Quais serão as necessidades da população e como a tecnologia terá evoluído? Para esse tema, criatividade não tem limites – e os alunos do curso de Design da Mauá mostraram estar mais do que preparados e cheios de ideias inovadoras para o futuro.

Desde 2009, a Mauá conta com um projeto em parceria com a GM, o Design Contest, que desafia os estudantes a criarem e desenvolverem produtos exclusivos, com o objetivo de avaliar o seu desempenho pessoal e em grupo, além de encontrar sugestões e ideias que podem transformar o mundo.

Como funciona?

Todos os anos, a General Motors propõe um desafio que posteriormente é incluso na grade curricular da 3.ª série do curso de Design, na disciplina “Oficina de Desenvolvimento de Produtos”. Durante o ano, os alunos trabalham em seus projetos e profissionais da GM   fazem visitas periódicas para acompanhar a evolução e dar um feedback sobre as propostas apresentadas.

Em 2014, o tema do Design Contest foi “Fluidez Muscular e Escultural”, dividido em duas frentes – “Produtos” e “Transportes”.  Em 27 de abril de 2015, membros da General Motors – Sandro Pereira Lima, Diretor de Operações de Design; Wagner Montes Cla Dias, Diretor de Design Criativo; Marcio Catto, Gerente de Modelagem de Design; Antonio Carlos Garcia, Supervisor de Modelagem de Design; Cesar Oliveira, Designer; Dennis Karassawa, Designer; Bruna Lopes, Planejadora de processo produtivo (Engenharia de Manufatura) – estiveram no campus da Mauá de São Caetano do Sul para uma série de apresentações  feitas pelos próprios alunos, sobre as suas criações. Além disso, houve uma exposição dos mock ups .

Nessa experiência, os alunos puderam relacionar-se com renomados profissionais do mercado, tiveram a oportunidade de mostrar o seu talento e fizeram networking. Os trabalhos foram muito elogiados e o resultado desse desafio você confere agora.

Design Contest 2014 – categoria PRODUTOS

Ano-base: 2100.

Estudos apontam que, em 2100, o mundo será menos poluído e terá uma população mais consciente sobre as questões ambientais. A tecnologia, por sua vez, estará bem avançada e fará com que as pessoas se distanciem.

Os produtos a seguir visam resgatar o relacionamento humano e propor soluções que facilitem o dia a dia.

 

1)      Linha CHEVROLET EARTH

. Marine: filtro criado para eliminar as impurezas das águas e remover todos os dejetos e detritos, diminuindo o impacto da poluição gerada pelos seres humanos.

 

. Poline: as futuras gerações lidarão com as consequências da poluição. Uma delas será a falta de insetos que polinizam as flores e árvores.

O robô “Poline” fará esse trabalho e multiplicará as espécies de plantas restantes no planeta.

. Inex: robô exterminador que controlará as pragas nas regiões urbanas.

. Tabs: ainda pensando no impacto ambiental que as gerações atuais causam, os alunos chegaram à conclusão de que haverá uma perda significativa de árvores, animais e áreas boas para cultivo.

Por isso, criaram a “Tabs”, árvore que filtrará o ar, gerará luz (energia solar) e também proporcionará sombra e áreas de descanso, incentivando as pessoas a se relacionarem.

    

 

2)      Linha CHEVROLET LIVE

. Centro de Convívio: área integrada de lazer e tecnologia, para convívio e interação. As proporções serão parecidas com as do atual Parque Ibirapuera, em São Paulo.

    

. Union: robô pet do futuro. Será um ser sociável, que fará as pessoas interagirem. Ele poderá crescer com simples trocas de peças e também “morrerá”, pois a proposta é deixá-lo o mais próximo possível da realidade humana.

 

3)      Linha CHEVROLET HEALT

. Cura: robô que terá as funções de uma unidade de saúde móvel e será uma opção de kit de primeiros socorros do futuro. Poderá monitorar o paciente e pedir socorro quando necessário.

    

. Enhancer: um supertraje que aumentará a resistência das pessoas. Será uma espécie de segunda pele feita de tecido nanotecnológico, desenvolvida para proteger de poluentes, picadas ou mordidas de animais a pele humana, além de dar às pessoas força e velocidade.

     

. Grow: prótese de membros que se adapta ao corpo humano e cresce conforme o desenvolvimento da pessoa.

 

Design Contest 2014 – categoria TRANSPORTES

Projetos de carros futurísticos.

. Chevrolet Grup: veículo desenvolvido para 2030, com propulsão magnética.

Alunos: Gustavo Petito e Vitor Moreira.

 

. Gorilla: veículo desenvolvido para 2080. Com o avanço da tecnologia, esse carro foi pensado para resgatar os conceitos de direção.

Aluno: Victor Henrique de Almeida.

 

. Carro de resgate: feito para acessar os piores e mais afastados locais com neve. A tração do carro será feita com esteiras que simulam o nado crawl.

Aluno: Giulliano Giannini.

 

. Carro besouro: planejado para 2050, tem o formato de um besouro e é destinado ao público jovem e aventureiro.

Aluno: Stefano Marcassa

 

. Veículo desenvolvido para ser lançado entre 2020/2025. Apesar de projetado para uso urbano, trará referências de carros de corrida.

Aluno: Vitor Bedani.

 

. Core: carro para o cenário de 2050. Conceito estético remete ao corpo humano e visceral, com refências às rochas vulcânicas.

Alunos: Camila Tomazi e Giovana Campos.

 

. Veículo futurístico desenvolvido para 2100, feito para aquaplanar.

Aluno: Danilo Marcondes.

 

 

Viu só? Talento é o que não faltou nesse desafio.

Alunos, vocês estão no caminho certo, rumo ao sucesso! Parabéns a todos! \o/

Confira aqui as fotos oficiais do encontro Mauá e GM!

 

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