Calouros 2015 | Novos #orgulhosdaMaua!

Depois de tanto esforço dedicando-se aos estudos para o vestibular, eis que vem a notícia mais esperada: parabéns, você passou na Mauá! \o/

Se você faz parte dos alunos que iniciarão os seus estudos na Mauá  em 2015, tenha em mente que grandes conquistas trazem grandes responsabilidades. Prepare-se, pois agora começa uma das fases mais importantes de sua vida!

Ser um calouro da Mauá é dar o primeiro passo para o futuro. Os alunos terão o suporte necessário para se tornarem melhores seres humanos e buscarem recursos que beneficiem a vida da sociedade. Aqui, mentes inovadoras se reúnem e trabalham em prol da tecnologia e de ideias que podem transformar o mundo!

Aproveite cada momento e usufrua de todos os recursos que a Mauá oferece, como: atividades de iniciação científica, parcerias internacionais com oportunidades de estudar no exterior, mais de 100 laboratórios, atividades de competição acadêmica, biblioteca com rico acervo e áreas de estudos, Centro de Esportes e Atividades Físicas, Mauá Jr., entre muitos outros. Estude muito, dedique-se o máximo que puder e saiba que todos os esforços valerão a pena!

Em 10 de fevereiro iniciaremos a semana de recepção aos calouros. Confira abaixo algumas atividades preparadas para dar boas-vindas aos alunos da 1.ª série.

– Trote Solidário Mauá Jr. 2015

O trote solidário é uma atividade de cunho social organizada pelos alunos da Mauá Jr.  e conta com a colaboração dos professores. Tem como objetivo combater o ciclo de violência que ocorre nos trotes universitários e estimular o trabalho voluntário.

Neste ano, com o tema “Uma caixa de papel nunca trouxe tanta alegria!”, serão realizadas atividades para confeccionar fantoches com material reciclável. Após a confecção dos fantoches, será proposto às equipes que desenvolvam histórias didáticas para crianças de 4 a 10 anos de idade com temas predefinidos, como: falta de água. Posteriormente, essas histórias serão apresentadas pelos alunos, sob a forma de teatro de fantoches, numa instituição de caridade. Em 2014 a Mauá Jr. foi premiada pela Fundação Educar DPaschoal, com o primeiro lugar, na categoria de Tema Livre, com o projeto “Trote Solidário Mauá Jr. – Reciclar e transformar para poder brincar”.

Autores: alunos da Mauá Jr. sob a orientação da prof.ª Cristiane Maria Barra da Matta e do prof. Eduardo Nadaleto da Matta.

 – Competição de Barquinhos Pop-Pop

Os calouros construirão um minibarco a vapor com materiais recicláveis, vela e tubo de cobre. Após sua construção, haverá uma competição entre os diversos barcos construídos pelas equipes. O barquinho pop-pop é um exemplo de máquina térmica que transforma a energia térmica em energia mecânica. Nessa atividade, os alunos deverão refletir sobre conceitos relevantes de Mecânica dos Fluidos, Termodinâmica, Energia, Terceira Lei de Newton (Lei da Ação e Reação), como também serão estimulados a usar sua criatividade e esmero na construção do barco a vapor.  A avaliação do trabalho será composta pelo resultado na competição.

Autores: prof. Angelo Battistini, prof. Efraim Cekinski, prof.ª Keiti Pereira Vidal de Souza e prof. Luis Geraldo Cardoso dos Santos.

Trekking de Regularidade

Essa atividade destina-se à apresentação do Campus de São Caetano do Sul aos alunos da 1.ª série do curso de Engenharia. Além do reconhecimento geográfico, os alunos poderão conhecer um pouco sobre os serviços prestados por alguns setores do Instituto, como a Biblioteca Engenheiro Álvaro de Souza Lima, o Núcleo de Métodos Computacionais e a Seção de Atendimento aos Alunos. Por se tratar de uma atividade de regularidade, será destacada a importância do cumprimento dos prazos ao longo da prova, de maneira análoga ao cumprimento das datas previstas no Calendário Escolar.

Autores: prof. Jorge Kawamura, prof. Marcelo Marques Gomes e prof. Roberto Scalco.

Calouros, nós nos veremos em 10 de fevereiro! Se desejar, confirme a sua presença no Facebook da Mauá (aproveite para curtir a nossa página e acompanhar as novidades do IMT ;)).

Boa sorte, bons estudos e muito sucesso! 😀

 

#vaiMaua #calourosMaua2015 #orgulhodeserMaua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.