EUREKA 2014 – A visão empreendedora e analítica dos alunos de Administração

Falta uma semana para a EUREKA 2014!

Contagem regressiva para a exposição dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos formandos de Administração, Engenharia e Design da Mauá. São mais de 130 projetos que propõem, com muita criatividade, novidades, reflexões, inovações e tendências da tecnologia.

Confira os trabalhos dos alunos do curso de Administração.

 

PLANO DE NEGÓCIOS: ANÁLISE DOS FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO DO CONCEITO GOURMET EM BRIGADERIA

Professora Orientadora: Iara Yamamoto

Integrantes: André Ayo Gomes, Francine Campos Souza, Gabriela Della Volpe Drumond Gomes, Luciana Maria Garbin Gomes de Sousa e Thais Benites Manzano.

O Plano de Negócios de uma Brigaderia Gourmet mostra como a inovação pode trazer rentabilidade e vantagem competitiva para a organização, por meio da criação de brigadeiros saudáveis, feitos com ingredientes naturais, com baixo teor de calorias,  com ênfase nos consumidores que possuem limitações como diabetes e intolerância à lactose.

Elaboramos um estudo completo sobre como abrir uma brigaderia gourmet, direcionado a futuros investidores ou consumidores, com análises que abordam todas as etapas desse processo, considerando a ascensão do ramo da alimentação saudável e a paixão nacional por brigadeiros. Nós pretendemos comercializar essa ideia”, disse Francine, integrante do grupo.

Haverá degustação dos brigadeiros no estande. Venha provar essas delícias!

 

BOLHA NO MERCADO IMOBILIÁRIO: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A CONJUNTURA ECONÔMICA BRASILEIRA E A CRISE DO “SUBPRIME” 

Professor Orientador: Ricardo Balistiero

Integrantes: Caio Cezar Manaf Magalhães, Leonardo de Castro Mazzeo, Lucas Miguel Sobrinho e Murilo Castilho Andreone.

Estudo de caso do mercado imobiliário brasileiro, comparado com a crise nos Estados Unidos em 2008.

Os autores desse TCC imergiram no tema desde o início de 2013, quando realizaram um pré-projeto em sala de aula e receberam o reconhecimento dos professores.

“Há 7 anos o setor imobiliário brasileiro vive o mesmo cenário de superaquecimento do mercado estadunidense antecedente à crise. No trabalho, nós explicamos como ela surgiu nos EUA e fazemos comparações com alguns acontecimentos no Brasil, provando com dados que existe uma bolha imobiliária nacional”, afirmou-nos o aluno Murilo Andreone.

Visite o estande e conheça esse estudo!

 

CAMPANHA DE POPULARIZAÇÃO E ARRECADAÇÃO PARA UMA ENTIDADE DO TERCEIRO SETOR: AACD

Professora Orientadora: Iara Yamamoto

Integrantes: Carlos Eduardo Esquillaro Simões Augusto, Gabriela Souza Lutfi, Isis Yamamoto de Paula e Jennifer de Azevedo Vianna.

Pesquisa do comportamento dos brasileiros (pessoas e empresas) em relação às doações, tendo como desafio incentivar as empresas do setor privado a formarem parcerias com a AACD e propor soluções para a relutância da população em realizar doações.


“A Mauá nos ajudou muito ao permitir que distribuíssemos cerca de 30 cofrinhos de doações pelos
Campi de São Caetano do Sul e São Paulo. Eles estão nas salas de aula, cantinas, secretarias, CA e bibliotecas. Também conseguimos uma verba para levarmos as crianças da AACD à EUREKA, em 31 de outubro, às 15h. Essas crianças farão uma apresentação de  capoeira”, contou-nos  Gabriela Lutfi.

O grupo solicita aos visitantes doações e itens de papelaria. “Muitas crianças não moram em São Paulo e passam o dia na AACD. Os itens de papelaria são distribuídos a elas, para que a espera não seja muito cansativa”, afirma Gabriela. Quem colaborar concorrerá a um vale de R$ 100,00 para consumo no restaurante Outback.

Ajude essa nobre causa!

 

TOMADA DE DECISÃO PARA O CRESCIMENTO DE UMA EMPRESA: ESTUDO DE CASO DE UM CENTRO AUTOMOTIVO 

Professora Orientadora: Rossana Ribeiro do Prado Raffaelli

Integrantes: Bruno Guazzelli Del Rio, Plinio Marcos Quaresma Castro, Rafaela Ribeiro Teixeira da Silva e Rodrigo Ottaviani Passos Candeo.

Estudo de caso do centro automotivo Bimer. Análise da viabilidade da expansão de pequenas e médias empresas, por meio de franquias e filiais.

 

PATROCÍNIO DO E-SPORTS NO BRASIL

Professor Orientador: Marcos Vinicius Cardoso

Integrantes: Fabio Kaneto Pedroli, Laura Demétrio da Silva e Ricardo Mesquita Barros Rolim.

Análise da visão das empresas patrocinadoras de esportes eletrônicos no Brasil e no mundo.

Os integrantes do grupo são jogadores amadores assíduos de jogos on-line. Perceberam que os profissionais do segmento não são reconhecidos no Brasil e que muitas empresas não entendem, nem  conhecem o potencial desse segmento. “Nosso orientador, Prof. Dr. Marcos Vinícius Cardoso, teve muito contato com esportes eletrônicos em sua tese de doutorado sobre economia criativa. Ele nos ajudou muito”, disse Ricardo Rolim, aluno e integrante do grupo.

A equipe quer incentivar competições desse segmento, além de demonstrar que o patrocínio para atletas e equipes eletrônicas é viável e tem retorno no Brasil. “Nós conseguimos apoio da UZ Games (maior rede oficial de lojas de games no Brasil) e do time Virtue, um dos maiores times competitivos de Call Of Duty no país. Teremos dois atletas do time Virtue jogando no estande, promovendo campeonatos e interagindo com os visitantes”, contou-nos Laura Demétrio, integrante do projeto.

Venha jogar e prestigiar esse trabalho na EUREKA 2014!

 

ESTUDO DE CASO: IMPLANTAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE CORPORATIVA

Professora Orientadora: Rossana Ribeiro do Prado Raffaelli

Integrantes: Daniel Teiji Okamura e Francisco Samara Pasqualin.

Análise do processo de implantação de uma Universidade Corporativa (UC) numa multinacional, a fim de se evidenciar sua aplicação nas organizações.

O Brasil é um país em desenvolvimento, em que a educação regular não é adequada para atender as demandas do mercado, fato que se coloca como um obstáculo à competitividade e ao progresso das empresas, das pessoas e do país. Esse trabalho propõe soluções para a qualificação profissional nas empresas.

Visite o estande do grupo!

 

Faça agora mesmo a sua inscrição e participe da EUREKA 2014! >> http://goo.gl/oqadZr

Conheça os trabalhos dos cursos de Engenharia >> http://goo.gl/rM4nX7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.