Equipe Concreto Mauá participa do 56º Congresso Brasileiro de Concreto – IBRACON

Hoje é dia de torcer pela equipe Concreto Mauá!

Equipe Concreto Mauá

De 07 a 10 de outubro de 2014, acontecerá o 56º Congresso Brasileiro de Concreto – promovido pelo IBRACON, em Natal / RN, durante o qual a equipe da Mauá participará dos três concursos propostos.

O Concreto Mauá é uma atividade extracurricular do curso de Engenharia Civil da Mauá que visa ampliar o conhecimento dos alunos sobre o concreto, um dos materiais mais importantes para a área.

Dez alunos fazem parte desse projeto e são coordenados pela prof.ª Heloisa Cristina Fernandes Cordon e pelo prof. Fábio Selleio Prado. São eles: Rodrigo Cardoso da Silva, Rodrigo Marino Goulart, Veronica Mariti Sesoko, Eduardo Lopez Ladeira, Gustavo Elias Khouri, Mariana Silva Serapião, João Vitor Vaz de Souza, João Daniel C. Pinho, Ivan Infante Smaira e Matheus Sanches dos Santos.

Todos trabalharam muito e estão prontos para participar das três competições do IBRACON 2014:

– APO (Aparato de Proteção ao Ovo) – tem como objetivo projetar e construir um pórtico em concreto armado, denominado “aparato de proteção ao ovo”. Esse ovo será posicionado sob o pórtico que, por sua vez, deverá protegê-lo de todos os impactos, simulando a proteção da vida humana sob as estruturas.
– CONCREBOL – a Mauá é a atual campeã nessa modalidade, que visa testar a habilidade dos competidores no desenvolvimento de métodos construtivos e na produção de concretos leves e homogêneos com parâmetros de resistência otimizados. O desafio é construir uma esfera de concreto leve, que seja capaz de rolar numa trajetória retilínea.
– COCAR – sua primeira edição será neste ano e a competição consiste em testar a capacidade dos alunos em criar objetos de concreto, resistentes e coloridos. São analisadas as tonalidades, homogeneidade e resistência no esforço de compressão (força axial).

Confira a entrevista com o aluno Rodrigo Cardoso da Silva, capitão da equipe:

BLOG da Mauá – Como surgiu a vontade de participar da atividade “Concreto Mauá”?
Rodrigo – Quando eu estava na 1.ª série, procurei a professora Cássia, coordenadora de Eng. Civil, pois eu queria uma iniciação científica. Como eu não tinha muita experiência, ela me encaminhou para a atividade extracurricular. Fui algumas vezes às reuniões e me apaixonei pelas atividades que o pessoal realizava.
O que desenvolvemos no Concreto Mauá são coisas não usuais. São procedimentos, materiais e aplicações muito específicas e, portanto, não são vistas durante a graduação. Desenvolvemos concreto de alto desempenho em vários segmentos, tais como concreto leve, concreto armado, concreto colorido, concreto de pós reativos, entre outros. No futuro, quando estivermos no mercado de trabalho e precisarmos de uma solução não ortodoxa em alguma situação, com certeza lembraremos do extracurricular.

BLOG da Mauá – O que há de novo nos desafios no IBRACON 2014?
Rodrigo – Do ano passado para cá, houve algumas mudanças no regulamento. Para começar, todas as regras estão pautadas em normas da ABNT. Voltaram os estribos no APO (apesar de o número ser limitado) e diminuiu o número de longitudinais. Essa combinação nos fez mudar a maneira de fazer a armação e tivemos de pensar em soluções melhores. O Concrebol é o mesmo.
Novidade mesma foi a extinção do ECO-CC para dar lugar ao COCAR (Concreto Colorido de Alta Resistência). Nessa modalidade temos de fazer um cubo de 10x10x10cm colorido que tenha pelo menos 30% da massa em agregado graúdo. Com isso, tivemos de repensar o traço (“receita”, “ingredientes” do concreto).

BLOG da Mauá – Como se prepararam para o IBRACON 2014?
Rodrigo – Neste ano, começamos com o recrutamento de novos alunos para a atividade extracurricular. Fizemos a recepção dos interessados com algumas atividades, para mostrar o que fazemos no Concreto Mauá. Depois foi atribuído um tema para cada aluno pesquisar e montar uma apresentação. Cada novato recebeu a orientação de pelo menos um veterano nesse processo. Depois reservamos um auditório para todos apresentarem. O intuito disso foi fazer com que os novatos fossem apresentados à teoria do que fazemos na prática. Não adianta saber fazer concreto e não saber o que está acontecendo lá no meio ou por que o material ‘X’ é melhor do que o ‘Y’.
O período de início do ano também é reservado às pesquisas, pois os regulamentos das competições do IBRACON são divulgados apenas em maio. Nesse meio tempo, fazemos testes com novos materiais e procedimentos e tentamos pensar “fora da caixa”. Isso é o pensamento de engenheiro. Sair da realidade e pensar em soluções inovadoras. De vez em quando surgem ótimas ideias. Depois que são divulgados os regulamentos (sempre há alterações em relação ao ano anterior) focamos em melhorar o concreto que já temos para que se encaixe nas novas regras. Muitos testes são feitos nesse período.
Os meses de agosto/setembro são reservados aos testes finais, visando à confecção dos corpos de prova que serão utilizados na competição. Esse é um período de aperfeiçoamento dos procedimentos e muitas tentativas para se chegar ao melhor resultado possível.

BLOG da Mauá – Quais são as expectativas do grupo?
Rodrigo – Como atuais campeões do Concrebol, esperamos nos manter no topo. No ano passado focamos muito mais essa modalidade do que as outras. Neste ano pretendemos manter nossa posição com a bola e melhorar os resultados no APO e no corpo de prova colorido. O objetivo é sempre melhorar, visando sempre aos três “canecos”.

BLOG da Mauá – O que o Concreto Mauá representa para você?
Rodrigo – Estando há quase 3 anos no Concreto Mauá, eu consigo ver em mim mesmo, em comparação com meus colegas de série, o vasto conhecimento que adquiri. Foi e continua sendo uma experiência muito enriquecedora, tanto em termos de conhecimento quanto de contatos com empresas renomadas, além das amizades conquistadas. Participar de uma atividade extracurricular com certeza é algo que agrega muito valor à graduação e ao currículo.
Além de tudo, vemos na prática o que a maioria só vê na teoria. Colocar a mão na massa é muito mais legal!

Quer saber mais sobre a equipe Concreto Mauá? Acesse >> http://goo.gl/67UkYZ

Parabéns e boa sorte, alunos! #IBRACON2014 #vaiMaua #orgulhodeserMaua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.