Entenda: Estágio X Trainee

Imagem: Cia de Talentos

Após a primeira série do curso de graduação, muitos alunos começam a pensar em buscar uma oportunidade no mercado de trabalho e surge a dúvida: estágio ou trainee? É uma dúvida comum que, quando solucionada, pode ajudar a direcionar melhor os seus esforços e o envio do seu currículo!

Se você procura entrar no mercado de trabalho na área em que em está estudando, a melhor forma é buscar um estágio.

O estágio é uma oportunidade de aprendizado em que pode unir a realidade profissional com os estudos acadêmicos. O objetivo do estagiário é entender e aprender o que faz um profissional, formado, da área em que escolheu.

No estágio, não há vínculo empregatício e o estudante não será registrado (não contribuirá com o INSS nem com o FGTS), poderá trabalhar de 4 a 6 horas por dia, receberá bolsa-auxílio como pagamento. O estagiário possui um período pré-definido de aprendizado, podendo ou não ser efetivado após esse tempo.

Já o programa de trainee, geralmente, participam apenas alunos da última série e   aqueles que possuem até 2 anos de formados. Nesse caso, o objetivo é fazer o profissional conhecer todos os setores que envolvem a empresa, entendendo todo o seu funcionamento, pois normalmente os trainees são preparados para assumirem posições de gestores, logo após o término do programa. Por isso, o profissional não precisa, necessariamente, ser formado na área da posição, mas ter os atributos e os requisitos necessários para o cargo.

O trainee é contratado pela empresa, recebe salário, é registrado, deve cumprir a carga horária normal da empresa e recebe todos os benefícios que a empresa oferece aos demais profissionais.

As competências para a busca tanto de um estagiário quanto de um trainee são parecidas, dependendo muito do que a empresa busca e precisa. Há, inclusive, muitas empresas que oferecem ambos os programas e, muitas vezes, abre a oportunidade do programa de trainees para os que já são estagiários na empresa.

Antes de buscar uma dessas oportunidades, tenha em mente em qual momento você está e analise a melhor forma de complementar seus estudos acadêmicos e experiências. É importante, também, conhecer a empresa e o que ela oferece aos seus funcionários, para que sua escolha seja feita de acordo com as suas expectativas!

Entendendo a diferença entre estágio e trainee, agora você já pode ir lá acessar o Portal de Vagas da Mauá (link) e enviar o seu currículo com mais certeza! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.