10 dicas para escolher sua profissão

 

Sabemos que escolher uma profissão é muito difícil, além de ser bastante estressante! Muita calma nessa hora!

Confira essas dicas para ajudar a organizar seus pensamentos! 😉

1 – Quais atividades você sabe que faz bem?

Pense sobre as situações em que você desempenha um bom papel, independentemente do assunto. Pergunte para seus familiares e amigos sobre o que eles acham que você faz bem. Junte todas as informações e poderá se surpreender!

Sempre há algo que fazemos melhor e uma ideia para o seu futuro pode estar por aí!

2 – O que desafia você?

As coisas que mais nos desafiam são as que mais nos movem! Perceba em quais momentos você se sente assim e talvez surja a oportunidade de uma carreira que seja de seu interesse!

3 – O que você faz para se divertir?

Sabe aquelas coisas que você mais gosta de fazer para relaxar e se divertir? Reflita um pouco sobre as razões que fazem com que essa atividade seja tão boa! As razões em comum e mais fortes podem trazer uma resposta!

4 – Quem você admira?

As pessoas que você mais admira podem dizer um pouco sobre quem você é e o que você mais valoriza, sejam elas familiares, personagens históricos ou fictícios, professores, e até celebridades.

Faça uma lista do que você mais admira em cada um, seus perfis e suas qualidades, e pesquise um pouco sobre cada uma delas. Quem sabe algo lhe interesse?

5 – O que você sempre teve vontade de tentar?

Pense sobre as razões que fazem você querer tanto isso e o porquê ainda não tentou! Acha interessante? Divertido? Intrigante? Desafiador? E se você fizer isso todos os dias?

6 – Quais as realizações que mais lhe dão orgulho?

Pode ser um troféu, prêmio, certificado, nota alta, trabalho voluntário ou apenas alguma coisa que você fez para alguém. O que lhe dá mais orgulho pode mostrar o que mais importa para você!

7 – Qual a sua matéria preferida?

Essa é clássica, mas ajuda muito. Não pense só na que é mais fácil para você. Pense naquela em que você perde menos tempo para entender e solucionar os problemas ou a que você acha mais interessante! Contudo, saiba identificar se é o professor ou o assunto que faz isso!

8 – Sobre o que você lê?

Não considerando os livros obrigatórios da escola, sobre quais assuntos você mais lê? Seja em livros, revistas ou até sites. Faça uma lista e tente relacionar profissões que já conhece e pesquise até aquelas que você nem sabia que existiam!

Os assuntos que você mais lê no tempo livre podem mostrar o que realmente aguça sua curiosidade e seu interesse!

9 – Se você pudesse escolher qualquer trabalho por um dia, qual seria?

Pense em todas as profissões, carreiras e trabalhos que você já viu até hoje. Qual delas você tentaria por um dia? Por que elas são tão interessantes? Mudaria alguma coisa?

Após essa reflexão, pesquise sobre cada uma, procure profissionais das áreas e quem sabe você até consegue passar um dia experimentando o ambiente delas?

10 – O que você queria ser quando crescer?

Mesmo que os sonhos de criança pareçam bobos hoje, como ser mágico ou astronauta, eles podem fazer você lembrar daquilo que sempre foi importante e que sempre chamou a sua atenção!

 

Fonte: https://bigfuture.collegeboard.org/

 

One Reply to “10 dicas para escolher sua profissão”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.