A energia do Mauá Racing

A Mauá Racing é uma atividade extracurricular da Mauá oferecida desde 2006 com o objetivo de participar da competição Fórmula SAE Brasil, que teve sua primeira edição em 2005.

Nessa atividade, os alunos trabalham em um projeto de veículo estilo Fórmula, desde a concepção até a sua construção, utilizando conhecimentos sobre Design, Administração, Engenharia e pilotagem. Sob a orientação do prof. José Roberto Augusto de Campos, também diretor do Centro de Pesquisas da Mauá, a equipe Mauá Racing conta com 15 integrantes, que se distribuem nas atividades específicas do projeto e da construção do carro. O capitão da equipe, Filipe Mattos Piasentin, aluno da Engenharia, afirma que cada um é responsável pelo próprio trabalho e não há uma cobrança, nem horário fixo, mas todos devem cumprir com as suas responsabilidades no projeto.

Todos os participantes da atividade reúnem-se uma vez por semana para direcionar os trabalhos e organizar as ações da equipe. O projeto começa no início do ano e tem um cronograma finalizado na competição, que acontece após o mês de outubro, dependendo do calendário dos organizadores.

Após a renovação da equipe, há aproximadamente quatro anos, quando a maioria dos integrantes concluiu o curso, os alunos que assumiram o projeto tiveram que desenvolver as pesquisas e aprender a respeito da criação do carro, motivo pelo qual não participaram da competição em 2011. Porém, já preparados, voltaram à competição em 2012 e, com o aprendizado, conseguiram o terceiro lugar geral na edição de 2013, que contou com cerca de 30 equipes!

Devido a essa colocação, amanhã (14) participarão, com mais de 120 equipes, da edição mundial do Fórmula SAE, em Michigan, nos Estados Unidos, que vai até o dia 17. Estamos torcendo para a nossa equipe!

O carro da equipe alguns dias antes de embarcar para os EUA

Como participar

Para participar da equipe do Mauá Racing, o aluno deve, antes de tudo, ter vontade e interesse. O projeto demanda tempo e estudo de cada um do grupo. Como se fosse em uma empresa, todos precisam gerar resultados, trabalhando em equipe. Segundo o capitão da equipe, Filipe Mattos Piasentin, não é necessário nenhum conhecimento prévio e todos ajudarão o novo integrante a entender os processos e a colocar a “mão na massa”, que para ele é o diferencial da atividade: “o trabalho experimental é o nosso diferencial, pois todos têm contato com a parte física do carro, a parte mecânica, além de participar do conceito e administração do projeto”.

Todos os integrantes da equipe afirmam que a Mauá Racing é uma paixão e é comum os ex-alunos que participaram da atividade ajudarem no projeto.

Nessa atividade, os alunos obtêm aprendizado na área mecânica e de desenvolvimento de projetos, experiência de trabalho em equipe, participam de competições de alto nível, além de realizarem networking com profissionais da área, por meio de consultorias, e com os avaliadores e participantes do evento.

Você se interessa pela área? Está esperando o quê para visitar a oficina da equipe e conhecer melhor esse universo?

Mauá Racing – Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia

http://maua.br/atividades-extracurriculares/formula-sae-brasil

https://www.facebook.com/MauaRacing

Bloco A – Campus São Caetano do Sul

 

Para conhecer melhor a competição Fórmula SAE Brasil:

http://www.saebrasil.org.br/eventos/programas_estudantis/formula2013/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.