Concreto Mauá, equipe com alto desempenho

O Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia disponibiliza para os alunos diversas atividades extracurriculares. Uma dessas atividades é a Concreto Mauá, formada por uma equipe de alunos de Engenharia Civil que têm a oportunidade de pesquisar e aprender na prática sobre esse material tão importante para a área de construção.

Os alunos da equipe são orientados pela professora Heloisa Cristina Fernandes Cordon e pela coordenadora do curso de Engenharia Civil, professora Cássia Silveira de Assis. O objetivo dessa atividade é desenvolver pesquisas e testes, por meio da experimentação de diferentes materiais e técnicas não convencionais, em busca do alto desempenho do concreto, em diversas aplicações.

As reuniões são realizadas aos sábados, no laboratório da atividade e, segundo o capitão da equipe, o aluno Rodrigo Cardoso, o grupo possui autonomia para planejar as atividades e desenvolver os testes, “sempre pensando nas competições do final do ano”, que acontecem durante o congresso do IBRACON (Instituto Brasileiro do Concreto).

Os trabalhos desenvolvidos pela Concreto Mauá seguem algumas etapas. Primeiro os alunos fazem pesquisas sobre materiais e técnicas, comparando os resultados com os testes realizados anteriormente. Depois de finalizado o “traço” (dosagem) do concreto, inicia-se a busca pelos materiais, fornecidos pelos patrocinadores da equipe. Em seguida, os alunos organizam-se para “rodar o traço”, ou seja, para preparar o concreto e verificar como proceder para obter uma boa homogeneização e trabalhabilidade, processo que influencia os resultados. Depois de o concreto estar endurecido, a equipe ensaia os corpos de prova, retirando-os do molde e realizando os testes necessários para obter os resultados do experimento. Todos os trabalhos são documentados, registrados e apresentados para a orientadora da atividade extracurricular. A confecção dos moldes também faz parte dos processos porque algumas dimensões são alteradas a cada edição do concurso.

Dentre os testes de concreto que são feitos durante o ano, a equipe decide entre os melhores para representar a Mauá nas competições do IBRACON, que são:

APO – Aparato de Proteção ao Ovo

O desafio consiste em desenvolver um pórtico de concreto armado resistente ao impacto de um cilindro de 15 kg a ser solto sobre esse pórtico, de diferentes alturas. Sob o pórtico é posicionado um ovo cozido, representando a vida humana. Dessa forma, os estudantes são estimulados a refletir sobre a segurança das estruturas.

Concrebol

O concurso demanda conhecimento técnico e prático para a construção de uma bola de concreto leve de diâmetro próximo ao de uma bola de boliche. Dentre os objetivos da competição estão descrever uma trajetória reta sobre uma prancha horizontal, impulsionada por uma alavanca que lança a bola em direção ao gol na outra extremidade da prancha e apresentar o melhor desempenho em teste de compressão.

Concreto Colorido Ecoeficiente

A caçula das competições, adaptada do extinto HPCC (High Performance Colored Concrete) em 2012, no 54º Congresso Brasileiro do Concreto, traz à tona o conceito de concretos ecoeficientes, buscando unir o desempenho adequado para o desenvolvimento da engenharia nas próximas décadas unir com? e promover a redução dos impactos ambientais e do consumo de recursos naturais. No concurso as notas finais das equipes são atribuídas considerando a tonalidade e a homogeneidade da pigmentação e a resistência alcançada em ensaio de compressão axial.

Participar da equipe Concreto Mauá, além de ter a oportunidade de adquirir um conhecimento específico da Engenharia Civil, pode agregar valor ao currículo do aluno, uma vez que junto à equipe, ele entra em contato com empresas e profissionais que atuam no ramo (tanto em visitas técnicas, quanto em consultas aos especialistas) e mostra o seu potencial para diversas oportunidades durante o congresso e as competições.

Independente da série de Engenharia Civil em que está, se você tem interesse na área de construção civil e está disposto a se empenhar em uma atividade que acontece fora do horário de aulas, a Concreto Mauá está recrutando novos integrantes!

No ano de 2013, nossa equipe foi campeã da competição Concrebol e obteve menção honrosa no desafio Ousadia, do 55º Congresso Brasileiro do Concreto!

Entre em contato pelo e-mail da equipe: concreto@maua.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.