Entrei na Mauá! E agora?

Você se esforçou para terminar o Ensino Médio, preparou-se para o vestibular e passou! Parabéns! Vai começar a primeira etapa da sua vida de adulto e talvez a mais importante da sua vida profissional. Antes de qualquer coisa, é importante que você entenda essa conquista e se prepare para dar o melhor de si a partir de agora.

Cursar uma instituição de ensino superior não deve ser encarado como “um bicho de sete cabeças”, nem como brincadeira. É agora que você vai começar a formar o profissional que será no futuro.

Tenha em mente que, desde o primeiro dia, os professores pedirão o máximo da sua atenção, passando as ementas das disciplinas, a bibliografia básica e a complementar e explicando como funciona o sistema de aprovação. Uma dica: não deixe para começar a levar a sério do meio para o final do ano. Entre no ritmo dos professores e organize seus estudos para não ter que lidar com uma “bola de neve” na hora de passar de ano.

Além dos estudos, é necessário saber que o conceito de networking entrará de vez para a sua vida. Networking nada mais é do que uma rede de contatos, ou seja, todos os relacionamentos que você possui: pessoais, comerciais e profissionais. Saiba que os seus colegas e até os seus professores podem ser muito importantes para a sua carreira. Tente sempre manter um bom relacionamento com todos. Quem sabe um professor ou um colega de sala pode indica-lo para uma vaga de estágio ou um emprego? Seu networking passa a valer a partir de agora.

Outro ponto importante é que nem só de sala de aula um curso de graduação é feito. Você agora faz parte da comunidade Mauá! Conheça todos os espaços e oportunidades que o Instituto Mauá de Tecnologia oferece para os alunos. Use e abuse da biblioteca, aproveite e pratique esportes no Centro Esportivo, participe das atividades extracurriculares, obtenha o máximo de informações dos seus professores (cada um é especialista no que faz e tem muitos anos de experiência na área), fique atento às palestras, aos cursos e aos workshops oferecidos ao longo do ano e conheça os programas de intercâmbio.

E faça amigos, claro! Você vai passar alguns anos por aqui e nada melhor do que passar por tudo com a companhia de amigos. Eles irão ajuda-lo e lhe darão força para seguir sempre em frente.

Saiba que durante esse período de universitário você irá crescer muito. O aluno que entra na primeira série é muito diferente do profissional que estará na colação de grau, quando se formar. As experiências serão diversas, desde virar noites para estudar para uma prova, conhecer novos lugares e pessoas, fazer planos e projetos e até morar sozinho. Muita coisa? Aproveite tudo isso!

E tenha certeza de que lá no final, quando receber o seu diploma do Instituto Mauá de Tecnologia verá que o resultado de todo o esforço valeu muito a pena.

2 Replies to “Entrei na Mauá! E agora?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.