Você conhece o LinkedIn?

Se não conhece, precisa mudar essa situação o quanto antes. Hoje, o LinkedIn é a principal plataforma online para promover o networking entre profissionais, com mais de 200 milhões de pessoas conectadas, sendo 15 milhões somente do Brasil. Para se ter uma ideia da sua importância profissional, mais de 3 milhões de empresas estão presentes com suas “company pages” e já existem mais de 2 milhões de grupos, compartilhando conhecimentos em áreas diversas.

Assim, não há dúvida do quanto é importante que você tenha um perfil atualizado e completo no LinkedIn para atrair headhunters, encontrar antigos colegas de trabalho, divulgar sua empresa para futuros clientes e encontrar pessoas influentes na sua área de atuação, por meio de grupos específicos ou por conexões dos seus contatos.

Para fazer o seu perfil, você precisa se cadastrar e preencher todos os campos que aparecem: foto profissional (perfis com foto são mais atraentes do que os sem foto), experiências profissionais (contando suas responsabilidades e conquistas), formação acadêmica (desde graduação, pós, mestrado e doutorado, até cursos livres de especialização), participação em eventos corporativos ou ligados à área, competências e habilidades (pessoais e técnicas), trabalhos voluntários, idiomas, recomendações de pessoas que conhecem o seu trabalho (para os recrutadores terem uma ideia da sua capacidade e personalidade) e um resumo do profissional que você é – pensando que esta será a primeira coisa que as pessoas visualizarão do seu perfil.

Caso você esteja procurando estágio ou emprego, estar no LinkedIn aumenta as suas chances de ser encontrado pela empresa em que gostaria de trabalhar. Nesta rede social o foco principal é o networking, então muito cuidado para não exagerar, pois é o seu perfil profissional que esta em jogo.

No LinkedIn, você consegue postar atualizações de status, então use com inteligência. Divulgue informações interessantes para pessoas da mesma área, promova a sua carreira, contando sucessos e novidades a respeito de você como profissional. Entre em grupos e participe ativamente das discussões e soluções de problemas. Talvez o seu próximo chefe possa estar no mesmo grupo acompanhando a evolução das suas ideias e conhecimentos?

Siga as páginas que mais interessam a você para ver o que as empresas estão divulgando e se informar sobre o perfil de cada pessoa que também as seguem, assim você conseguirá fazer uma boa escolha caso seja chamado para uma entrevista. Você pode também acompanhar páginas de instituições de ensino e verificar o que os alunos e ex-alunos estão fazendo e onde estão trabalhando.

Atualmente, é quase uma obrigação para os profissionais estarem presentes no LinkedIn com perfil atualizado, estando ou não trabalhando. Mesmo para quem ainda não terminou o curso de graduação, é interessante ter esses vínculos ainda durante os estágios e poder contar com uma rede de pessoas influentes na hora de conseguir o emprego dos sonhos de todo formado.

A Mauá já está presente com uma página direcionada para colaboradores e empresas, e outra página de universidade, voltada somente para os alunos e ex-alunos. Há um grupo voltado para todos, com o objetivo de promover conversas e divulgação de empregos. Participe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.