5 Invenções que são brasileiras e você não sabia

Não é só de Santos Dumont que o campo das invenções brasileiras é feito. Há muitas coisas que usamos em várias áreas, como Telecomunicações, Medicina, Fotografia e Comunicação, que também foram inventadas em terra verde e amarela!

Separamos cinco delas para você conhecer:

Máquina de Escrever

Dependendo da sua idade, você nem chegou a usar uma máquina de escrever, mas já deve ter visto essa antiguidade por aí, nem que seja na internet. Ela é a avó do computador e, alguns anos atrás, estava presente em todos os escritórios e muitas casas.

A máquina de escrever foi inventada pelo Padre João Francisco de Azevedo, que tentou adaptar um piano de 24 teclas para conseguir colocar letras em um papel e, para mudar de linha, pisava-se no pedal localizado na parte inferior do instrumento.

Antes de falecer, ele confiou sua invenção a um negociante, que dizia ter contatos nos Estados Unidos. Muitos anos depois, um modelo igual foi apresentado pelo norte-americano Christofer Sholes, que vendeu a ideia para a empresa Remington.

Câmbio Automático

José Braz Araripe é engenheiro mecânico e o inventor dessa maravilha que ajuda tantos no dia a dia do trânsito.

Ele criou o protótipo e o projeto do câmbio em 1932 e vendeu a ideia para a General Motors (GM). Já em 1938, a empresa começou a produzir em larga escala o primeiro carro hidramático.

Identificador de chamadas

Belo Horizonte – MG é a cidade em que nasceu a tão conhecida Bina. Em 1977, enquanto trabalhava na Telebrás, Nélio Nicolai inventou essa tecnologia que nos permite decidir quem ou não atender.

Apesar de reconhecido o seu feito, somente em 2012, Nélio conseguiu a exclusividade da patente, por meio de sentença judicial.

Além do identificador de chamadas, o mineiro também é autor do recurso de sinalização sonora que nos avisa quando a pessoa está em outra ligação, do sistema que nos permite controlar as operações bancárias via celular, do telefone fixo-celular e do serviço de identificação de chamadas não atendidas.

Balão

Outro padre, desta vez Bartolomeu de Gusmão, no século XVIII, teve a ideia de viajar para Portugal de uma maneira diferente quando reparou que o ar quente era o responsável por uma bolha de sabão flutuar.

Assim, inventou a Passarola, o primeiro projeto de balão!

Painel Eletrônico de Substituição

Sabe aquele painel que mostra qual jogador será substituído e qual será o substituto durante um jogo de futebol? Em 1996, o cearense Carlos Eduardo Lamboglia, assistindo a uma partida, percebeu a dificuldade em usar as plaquetas de madeira e, assim, resolveu criar algo mais prático.

Sua invenção estreou na Copa do Mundo de 1998, na França, e hoje é encontrada em todas as partidas de futebol do mundo.

Consiste em uma placa luminosa de dupla face, com pluralidade de leds distribuídos em um display que formam números quando ligadas por meio de chaves que permitem a alteração do número que se deseja mostrar.

Fonte: CanalTech e Tecmundo

One Reply to “5 Invenções que são brasileiras e você não sabia”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.