Laboratórios de Eng. de Alimentos e Eng. Química

Acreditamos que, para ser um profissional completo, o engenheiro deve ter uma formação abrangente. Por isso, na Mauá, para o conjunto dos cursos de Engenharia, contamos com mais de 100 laboratórios, nos quais os estudantes aprendem na prática toda a teoria ensinada em sala de aula. Aqui na Mauá, a prática e a teoria andam sempre juntas e nossa infraestrutura de ponta proporciona ao aluno experiência nas operações relacionadas à sua profissão.

Engenharia Química

O Instituto Mauá de Tecnologia oferece aos alunos de Engenharia Química, uma sólida base técnico-científica, para aprendizado das atividades típicas da profissão, como: controle e administração dos processos de fabricação, com foco na otimização, da qualidade, da segurança operacional e da disposição de efluentes industriais e na execução de projetos, construções e montagens de unidades de produção. O curso também prepara esses profissionais para atuarem na pesquisa e desenvolvimento de produtos e na docência, entre outros.

O engenheiro químico pode atuar em indústrias petroquímicas, de produtos, polímeros, química fina, inorgânica, polpa de celulose e papel, tintas e vernizes, explosivos, alimentos, tratamento de águas, cerâmica, cimento, vidro e muitas outras.

Engenharia de Alimentos

O curso de Engenharia de Alimentos da Mauá é o único na Grande São Paulo e possui o conceito máximo, 5, no ENADE!

O engenheiro de alimentos sai preparado para trabalhar nos processos das indústrias alimentícias, elaborando projetos de instalações para produção e desenvolvimento de novos produtos. Da mesma forma, pode supervisionar o uso das tecnologias, equipamentos e manutenção, controlando a produção e a qualidade.

O engenheiro de alimentos aprende tudo o que envolve a produção em larga escala de alimentos, conhecendo profundamente as atividades químicas dos ingredientes. É ele quem sabe dizer como funciona cada processo de criação, produção, embalagem e armazenamento de um produto industrializado.

Laboratórios

Como ambos os cursos aprofundam-se na análise química dos produtos e ingredientes, diversos laboratórios podem ser utilizados para estudos das duas áreas. Contudo, há espaços específicos para a prática de determinados processos de cada profissão.

Confira a infraestrutura de laboratórios que você vai encontrar caso venha aprender com a gente: Planta Piloto de Química e de Alimentos, Química Analítica, Análise Instrumental, Análise Sensorial, Química, Desenvolvimento de Cosméticos / Química Geral, Engenharia Bioquímica, Química Orgânica, Química Fina e Polímeros, Análises Físico-químicas de alimentos / Química Geral, Microbiologia de Alimentos, Química e Bioquímica de Alimentos e Produção de Sorvete.

Hoje vamos conhecer um pouco mais de alguns equipamentos utilizados na Planta Piloto de Engenharia dos Alimentos e nos laboratórios de Química Analítica e Análise Instrumental, do curso de Engenharia Química.

Planta Piloto – Engenharia de Alimentos

Laboratórios de Química Analítica e Análise Instrumental – Engenharia Química

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.